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Ações essenciais de marketing digital para instituições de ensino

Toda instituição de ensino precisa captar novos alunos, mas conseguir a atenção deste público e despertar o seu interesse requer alguns passos importantes.
O mercado de ensino no Brasil cresceu exponencialmente nos últimos anos, com o aumento da renda das famílias a busca por um curso superior também teve crescimento. Para suprir a demanda de novos alunos, diversas instituições de ensino expandiram suas sedes e outras menores ingressaram no mercado. Contudo, em 2014 começou uma queda na demanda de alunos, gerando sobra de vagas nos processos seletivos.
As instituições de ensino que antes não precisavam de muitas ações para captar novos alunos, hoje sofrem com a concorrência e a sobra de vagas. Para conseguir barrar a evasão dos alunos e buscar novos ingressantes, as instituições de ensino usam estratégias de recolocação de preços, diminuição nas mensalidades, venda ativa e gerenciamento de marketing, contudo algumas dessas instituições se esquecem de estratégias que são muito utilizadas por outras empresas para a captação de novos clientes.
É importante explicar que as instituições de ensino trabalham, basicamente, com publicidade semestral, dividindo seu ano em dois períodos de captação de novos alunos, e muitas vezes se esquecem dos meses que não possuem processo seletivo aberto para trabalhar sua comunicação com continuidade. Sabemos que a publicidade requer altos investimentos e que é necessário escolher bem as estratégias e os canais de divulgação para que eles gerem os resultados efetivos.
Pensando nisso, escolhemos 5 estratégias essenciais para adquirir novos leads em campanhas de marketing digital. As campanhas digitais conseguem alcançar uma parcela mais representativa de seu público com investimento menor que as campanhas off-line, contudo, as duas são relevantes como complementos à comunicação.

 

Conheças as ações essenciais de marketing digital para instituições de ensino

 

1 – Crie Landing Pages

Para campanhas de marketing digital, Landing Pages são essenciais. Elas são a porta de entrada de diferentes públicos em seu site e tem o objetivo de conseguir leads. Antes de continuar, leads são contatos qualificados gerados através de ações específicas. Esses contatos servem para iniciar uma campanha de conteúdo, para o comercial realizar venda ativa, ou para relacionamento.
Os leads são fundamentais em todas as campanhas de marketing online. Voltando as Landing Pages, elas são utilizadas, em campanhas específicas, como promoções, sorteios, e servem para levar seus consumidores até uma página de origem específica e fazê-los deixar seus contatos. Algumas campanhas legais são para baixar um e-book sobre um assunto interessante, por exemplo. É realizada a divulgação do e-book, com ele estando em uma Landing page, que nada mais é que uma página virtual que não está listada em seu site, mas que é acessada por meio da divulgação de um link. Seu e-book estará lá e para baixá-lo será necessária a realização de um cadastro simples (nome, e-mail e telefone), e assim conseguiu-se o lead desejado.

2 – Trabalhe o SEO do seu site

Toda instituição de ensino possui um site, e este site é ranqueado pelos buscadores como Google, Yahoo, Bing. Esses buscadores utilizam duas formas de posicionar sites, uma delas é paga e outra não, a busca organiza é o ranqueamento não pago do seu site para o usuário. Para que o site da instituição de ensino esteja bem posicionado é necessário trabalhar o seu SEO, que nada mais é que a otimização do site. Trabalhar o SEO é cuidar do conteúdo, links, html de um site. Linkar palavras-chave, criar títulos qualificados são fonte de melhor posicionamento. Com alguns ajustes, seu site pode subir no ranqueamento dos buscadores e sua instituição será encontrada mais facilmente.

3 – Alimente suas redes sociais

Para trabalhar marketing digital é essencial estar presente nas redes sociais mais conhecidas (Facebook, Twitter, Linkedin, Pinterest) são ali que seu público principal se relaciona e adquiri novos conhecimentos. O que está em pauta nas redes é útil para você criar novos conteúdos, novas campanhas e conseguir captar novos fãs. Sua presença online é essencial para a reputação da sua marca. Além disso, qualquer campanha que você criar ou Landing page deve ser postada e veiculada nos mais diversos canais, só assim terá grande adesão.

4 – Trabalhe com leads qualificados

Sempre que você realizar campanhas online é necessário pensar no público que você deseja atingir e na marca que quer passar. Tendo isso em mente, o segundo momento é colocar ferramentas para conseguir novos leads, criar conteúdos em um blog, canal no Youtube, são formas de solicitar esse cadastro. Após ter seus leads em mãos a automação deles é primordial pra o trabalho andar. Existem muitas ferramentas que fazem a automação de e-mails conforme trilhas específicas que atinjam seus contatos conforme o seu interesse.

5 – Automação de marketing

Após traçar diversas estratégias, você irá perceber que serão muitos dados alcançados e resultados atingidos. No marketing online você consegue medir todas as ações, e isso é um grande diferencial. Para que tudo sai perfeito e você consiga mensurar o resultado trabalhe com ferramentas como Google Analytics, ferramentas de automação de e-mails, KPIs. Elas irão ajudar a mensurar os resultados e saber para onde ir durante a próxima campanha.

 

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G. Lang

*Formado em Marketing pala Universidade Paulista (UNIP). *Formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi. *Colegial Técnico em Processamento de Dados pela FECAP. + Atua em Estratégias de Marketing Digital na Agência Next4 desde 2009 + Certificado pelo Google Adwords (Publicidade e Pesquisa + Fundamentos Google) + Certificado Inbound Marketing pela RD Station