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6 estratégias de Marketing digital para sua empresa

mkt digital
Quer captar mais clientes?

Como todos nós já sabemos o Marketing Digital deve ser uma prioridade na sua empresa. Isso se deve as mudanças de
hábitos de consumo que aconteceram nos últimos anos.

O Marketing Digital consiste em um conjunto de estratégias de posicionamento da sua marca junto ao mercado consumidor da sua empresa.

Separamos seis estratégias básicas que sua empresa não deve negligenciar de forma alguma em relação ao Marketing Digital.
Vamos ver quais são:

1- SEO (posicionamento das palavras-chave nas buscas orgânicas dos motores de pesquisa):

Você já deve ter ouvido um milhão de vezes que o SEO (Search Engine Optimization) é uma ferramenta de extrema
importância para uma boa estratégia de Marketing digital, mas nem sempre ficou claro o porquê disso.

De maneira bem simplificada, SEO é muito relevante pois, torna o website da sua empresa mais visível,
o que significa na prática, mais trafego e mais oportunidades de converter visitantes em potencial (Leads)
em futuros clientes para a sua empresa.

Sem mencionar que esta técnica te posiciona como autoridade em determinado assunto (no ramo em que sua empresa trabalha)
aumentando a confiança de seus clientes e leads no produto ou serviço que você oferece.

Essa é a grande diferença de uma marca que vende muito e de seus concorrentes menores.

SEO é uma técnica que possibilita que as pessoas encontrem seu site de maneira orgânica (gratuita) quando pesquisarem
alguma coisa no Google que seja relacionada.

Para que isso aconteça de forma eficiente e sistemática é necessário o uso de palavras-chave
(é o pareamento entre a palavra que uma pessoa usa para pesquisar algo no Google  e a presença da mesma palavra nos textos do seu site)
no conteúdo do seu site e blog para que ele possa ser encontrado em uma pesquisa.

Mas não basta apenas encher seu site de palavras-chave pois as ferramentas de busca também levam em conta a relevância,
qualidade e coerência do conteúdo com o termo buscado.

Fora isso, existem ainda estratégias para a plataforma do seu site (códigos corretos), e troca de links com conteúdos relevantes de outras empresas.

2- Mídia paga (Anúncios patrocinados Google e Redes Sociais):

Mídia paga é uma das formas mais rápidas de criar trafego e gerar leads, algumas das plataformas mais conhecidas de mídia paga são o Facebook e o Google Ads.

O Facebook teve 1.47 bilhões de usuários no mês de dezembro de 2016 e isso foram apenas o número de usuários em Smartphone,
sem mencionar que o número total de usuários vem crescendo ano a ano.

O Facebook oferece a criação de anúncios de imagens e vídeos que serão mostrados para um público-alvo da sua escolha e ainda
possibilita que você utilize o banco de dados do próprio Facebook para determinar esse público-alvo o que te possibilita ser muito
mais assertivo e obter mais resultados (conversões e vendas).

O Facebook também disponibiliza o Facebook Pixel o que permite que você consiga rastrear em que etapa da jornada
de compra (funil de vendas) seus leads se encontram.

Já Google Ads possibilita que o site da sua empresa seja encontrado através das pesquisas feitas por usuários na plataforma de busca.

Quando uma pessoa faz uma pesquisa ocorre uma espécie de leilão onde o software do Google seleciona quais empresas
investiram em quais palavras-chave para mostrar ao usuário os resultados e conteúdos mais relevantes e assertivos.

Palavras mais buscadas são mais caras pois, a competição de muitas empresas que patrocinam um determinado termo
faz com que aumente o valor por clique desta palavra.

É muito importante entender essa ferramenta pois o Google detém cerca de 94% de todas as pesquisas feitas online e
um potencial enorme para a sua empresa aumentar as suas vendas.

Resumindo, o Google oferece ao usuário, anúncios relevantes para a sua pesquisa (termos-chave).

Se a sua empresa quer aparecer para os usuários no momento em que eles procuram por determinado produto
ou serviço, esse é o canal mais rápido para isso.

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3- Criação de Conteúdo  

No passado, marketing de conteúdo era usado como uma forma de diferenciar de seus concorrentes e hoje em dia tornou-se uma necessidade básica para qualquer marca ou empresa.

Qualquer campanha de marketing digital bem implementada tem como pilar central uma boa produção de conteúdo.

Através de conteúdo uma marca constrói confiança e uma boa reputação perante seus clientes e leads e, 78% dos consumidores
preferem saber mais e conhecer mais afundo uma empresa por meio de artigos e conteúdo relevante ao invés de anúncios pagos.

Conteúdos bem redigidos, elaborados de maneira astuta e de alta relevância também criam um aumento substancial em conversões.

O marketing de conteúdo gera cerca de 6 vezes mais conversões do que qualquer outra ferramenta do marketing digital, segundo pesquisas.

Geração de conteúdo otimizado melhora consideravelmente seu posicionamento nas buscas (SEO) e é um jeito mais barato de converter novos leads
(custa até 65% menos que outras abordagens de marketing digital), mas ainda muitas empresas não fazem.

Vídeo Marketing

O Vídeo Marketing consiste no uso de um vídeo como forma de promover seu negócio.

Existem vários tipos e formatos de vídeos que uma empresa pode criar e compartilhar, no entanto as empresas ainda engatinham nesse assunto.

Entre eles: Lives de eventos (filmagem e transmissão ao vivo), vídeos explicativos/educativos, treinamentos corporativos, vídeos de entretenimento, vídeo institucional e de produto.

No ano de 2018 cerca de 63% das empresas e negócios já faziam uso vídeo marketing como um componente de sua estratégia.

A adoção crescente do vídeo marketing por parte dos negócios não é por acaso, o consumo de vídeo através dos
aparelhos celulares (mobile) vem aumentando muito e 90% dos consumidores assistem vídeos no telefone.

Vídeo é uma forma de consumir conteúdo inteligente e que requer pouco esforço de produção, são facilmente compartilháveis nas redes sociais e todo mundo consome.

4- Copywriting

É uma das expressões mais ouvidas e utilizadas quando o assunto é marketing digital, mas afinal do que se trata?

Copywriting é a criação e publicação de textos online de maneira estratégica e com foco no leitor de um determinado
público-alvo que levam as pessoas a tomarem alguma forma de ação.

Essa “arte/ciência” se aplica de diversas formas como: blogs, artigos, infográficos, conteúdo para redes sociais e
descrições de produtos e serviços, chamadas de vídeos.

Atualmente 61% dos usuários da internet utilizam sites de pesquisa para pesquisar sobre os produtos que tem interesse antes de comprar

Hoje em dia, mais de 12 bilhões de pesquisas são realizadas online mensalmente. Com isso em mente, empresas
tem investido cada vez mais em Copywriting para tirar proveito deste grande mercado e se manterem relevantes.

Isso é especialmente verdade para negócios com presenças físicas já que 50% das pesquisas realizadas em mobile são realizadas em busca de negócios locais.

A Copy de um bom e-mail vende muito mais! A Copy de uma boa Landing Page vende muito mais! A Copy de um bom site vende muito mais.

As empresas que já entenderam esse processo e contrataram especialistas no assunto estão nadando de braçadas frente aos concorrentes, no entanto,
existem inúmeras empresas que ainda não fazem ideia de como funciona. Não espere mais!

5- E-mail marketing (automação de fluxos)

E-mail marketing possui várias funcionalidades:

Promover seu negócio (empresa, serviços e produtos), cultivar o relacionamento com seus clientes em potencial (Leads), manter clientes informados sobre sua empresa, ofertar cupons e promoções para incentivar a lealdade de seus clientes.

Muitas pessoas acreditam que o e-mail marketing já está ultrapassado, porém não poderiam estar mais enganados.

Hoje 94% dos usuários de internet fazem uso de e-mail.  Quando você quer enviar/ver algo que realmente é importante é para o e-mail que você recorre, não é mesmo?

O e-mail marketing é de suma importância nas estratégias de Marketing Digital pois você tem a chance de se relacionar com seu público a todo momento.

Já o fluxo de automação de e-mail marketing faz menção a sequencias de e-mails automáticos, bem segmentados e com propósitos bem definidos (relacionamento).

Com um único objetivo final que é gerar mais vendas para o seu negócio.

Os fluxos normalmente são iniciados com o preenchimento de um formulário por parte do usuário e após o preenchimento,
o usuário entra em uma segmentação de base e passa por uma série de fluxos (sequências de e-mails) cuidadosamente criados para desenvolver e transformar um lead em um cliente.

A ideia é enviar os e-mails certos durante toda sua jornada, desde de a descoberta de um problema, ate a realização da compra e o contato de todo o pôs vendas.
Portanto, atente-se em fazer esse tipo de ação com uma plataforma profissional que te dê suporte para fazer bem feito.

6- Redes sociais  

Marketing em redes sociais é o uso de plataformas como: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Youtube para conectar com
seu publico alvo, aumentar a visibilidade do seu negócio, aumentar suas vendas e levar trafego para seu website.

Atualmente em 2019 há cerca de 3,83 bilhões de usuários de redes sociais, ou seja, quase metade da população global já faz uso de pelo menos uma rede social.

Com o número de usuários em constante crescimento torna-se extremamente relevante a utilização desse canal como ferramenta de marketing digital.

Com a adesão cada vez maior das pessoas aos meios digitais também vieram as exigências de experiencias mais fluidas de compra e atendimento.

Hoje cerca de 35% dos atendimentos ao cliente realizados pelas empresas já acontecem via Web e já se prevê que irá superar o atendimento telefônico em cerca de dois anos.

SAC 2.0

De maneira simples SAC 2.0 é o atendimento dos seus clientes por meio das redes sociais, mas na realidade é mais do que isso,
trate-se também de monitorar a marca e direcionar sua estratégia de atendimento ao consumidor de acordo com as fontes de feedback gratuitas provenientes dessas plataformas.

Não é algo simples de se fazer, mas existem diversas ferramentas disponíveis que auxiliam no atendimento via web (diversos canais)
e aproximam ainda mais a experiência de relacionamento com a sua empresa e os clientes.

Conclusão:

A Internet está aí para as empresas inovarem e se aproximarem cada vez mais do seu público-alvo.

Você precisa estar atento as movimentações do mercado para não ficar defasado em relação aos seus concorrentes.

Você deve ter especialistas em Marketing Digital na sua empresa para não fazer bobagem e colocar sua empresa em uma situação difícil.
Esse não é um jogo para amadores, pense nisso, más caso não consiga contratar um especialista, não deixe de fazer você mesmo.

O Marketing digital bem feito levará sua empresa a outro patamar.
Está na internet a possibilidade de escalar cada vez mais seu negócio e se posicionar perante aos seus clientes.

Cada vez mais o conteúdo fará parte de uma boa estratégia. Pense na qualidade e envolva todas as áreas para entregar o melhor para o seu cliente.

Pense em uma estratégia multicanal. Comece pequeno, mas não tenha medo de investir.

 

Fontes: Agência de marketing Digital – Next4, Bigcommerce, zephoria, wordstream, powertraffick, life marketing, dreamgrow, frozenfire, expresswriters, pluga, buffer, neoassist.

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G. Lang

*Formado em Marketing pala Universidade Paulista (UNIP). *Formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi. *Técnico em Processamento de Dados pela FECAP. + Atua com Planejamento de Estratégias de Marketing Digital na Agência Next4 desde 2008. + Certificado pelo Google Adwords (Fundamentals, Expert Search, Expert, Display, Expert YouTube, Performance, Shopping e Google Analytics). + Certificado pela Resultados Digitais (Metodologia Inbound Marketing - RD Station Marketing, Customer Success, Gestão, Marketing, Vendas, Marketing Digital, Planejamento de Marketing Digital, Facebook + Instagram Fundamentals, Projeto de aceleração de resultados, Winning By Desing - Vendas complexas. + Cursos complementares - Imersão Winning by Design - Processo de Vendas / Receita recorrente.