Vendas ficam mais fáceis com estratégias digitais.

Quer atingir os melhores resultados?

Você tem mapeado os processos comerciais da sua empresa? Você pode estar perdendo tempo com a falta de processos claros e definidos

Trabalhar com metas e objetivos claros é uma das exigências mínimas para se ter bons resultados. Afinal, quem não sabe para onde quer ir, qualquer lugar serve, não é mesmo? E, para se ver livre deste mal que atinge a tantos empreendedores e empresários, é preciso apostar na definição de processos mesmo dentro do Marketing Digital!

Entende-se por processos os passos que são necessários para que um potencial cliente chegue até o seu negócio, o conheça e posteriormente venha a contratar algum serviço ou comprar alguma mercadoria ou produto. Esse é o objetivo básico do empreendimento!

Os processos deverão ser simples, porém otimizados. Deverão levar o cliente com bastante segurança até a próxima etapa do funil de vendas, sem perdê-los ou deixando-os livres para ir à concorrência em busca de uma maior praticidade.

Assunto de importância inquestionável tanto aos empreendimentos virtuais quanto físicos, entenda de uma vez os  processos comerciais neste artigo e conheça suas grandes vantagens!

A importância de ter um processo comercial automatizado na empresa

Um processo comercial nada mais é do que uma indicação, passo a passo, sobre por onde o cliente deverá passar desde que conhece e tem o seu primeiro contato com a empresa até sua negociação e fechamento ou compra.

É, portanto, um assunto de indispensável importância uma vez que evidentemente todos os negócios querem passar por esse caminho. Sem ele não há meios de ter os resultados planejados e pretendidos de se alcançar.

E se você está em dúvida se sua empresa já tem ou não um processo comercial claro e definido, vale destacar que provavelmente não tem. Uma vez que se tivesse um processo ele estaria bastante nítido na cabeça e na rotina de todos, este é com certeza o momento para sentar e planejar este passo a passo que melhorará os números finais do negócio!

Mapeamento dos processos comerciais: Como fazer corretamente?

Quer saber o porquê de você investir no mapeamento dos processos comerciais do seu negócio? Veja bons motivos e passos a seguir! Acabe de uma vez por todas com as suas dúvidas sobre o assunto e entenda como ter uma relação B2B e B2C melhor:

1.   Identificação dos possíveis gargalos

Gargalos são problemas e atrasos que podem acontecer em diferentes setores e etapas de uma empresa e para descobrir quais são eles é importante ter um processo bem definido.

A partir do desenho dessa estrutura, com estabelecimento de metas e tempo aproximado de cada etapa, a visualização desses gargalos torna-se muito mais simples e é claro que isso soma no dia a dia do negócio.

Alguns gargalos podem ser extintos a partir de pequenas mudanças sendo que o principal, o pontapé inicial para ter esse sucesso, é enxergá-los para enfim tratá-los. Lembre-se ainda de mostrar a todos os agentes internos o que foi encontrado, pois faz parte de sua rotina.

2.   Melhor controle dos processos a partir de ferramentas

O controle, sem dúvida, é um ponto importantíssimo para o negócio e com o lançamento de inúmeras tecnologias é evidentemente que utilizar-se desses recursos posiciona melhor o empreendimento em meio ao seu mercado.

Seu negócio e sua equipe já trabalham com CRM, por exemplo? O Customer Relationship Management é uma incrível ferramenta para quem entende a importância de manter um relacionamento mais próximo e próspero com o cliente.

Enquanto seu time não aprender a utilizar desses recursos no estabelecimento de suas campanhas e estratégias de inbound e outbond marketing, evidentemente serão perdidos muitos resultados bem como oportunidades de crescimento e expansão do negócio.

3.   Padronização do processo como ponto positivo

Você acha que a padronização é algo bom ou ruim? Se não sabe responder ao certo vale destacar que até certo ponto ela é realmente boa, pois garante que ninguém fique perdido ou confuso no decorrer das negociações e relacionamentos empresa x cliente.

Mas, é válido lembrar que cada profissional deve ter certa autonomia e liberdade também!

A padronização é vantajosa quando possibilita a redução de custos, diminui os empecilhos e melhora a comunicação entre as partes. Porém, quando vira burocratização nem sempre é uma opção viável, certo? Saiba medir e traçar os limites antes de estabelecer padrões.

4.   Invista nos clientes certos e despeça os demais

Entre os passos para mapear processos comerciais é importante destacar o senso de até onde investir em determinado cliente ou prospect. Infelizmente, muitas empresas e equipes comerciais perdem tempo e dinheiro com clientes que mais valeriam a pena despedir.

São os chamados clientes errados ou ruins e, na maioria das vezes, eles sugam sua equipe de modo bastante desnecessário. Pode até ser que no fim do funil contratem algum serviço ou realizem uma compra, entretanto a relação custo x benefício é bem negativa de forma geral.

Segmentar bem os clientes é a dica mais importante para despedir aqueles que não valem a pena direcionando assim os seus esforços e estratégias e conquistando melhores resultados a partir de um processo comercial mapeado e bem aplicado.

5.   Clientes e usuários cada vez mais satisfeitos

Quando a empresa se preocupa em planejar estrategicamente cada etapa consequentemente passa a ter acesso a clientes e usuários que estão cada vez mais satisfeitos.

Essa satisfação é o motor que impulsiona o cliente a seguir adiante para conhecer mais sobre sua empresa e ter novas relações com ela! Clientes satisfeitos viram propagadores da sua marca, algo que também é incrivelmente benéfico para o negócio.

Não tenha medo nem limites na procura por satisfazer as necessidades do seu público!

Acompanhe e avalie continuamente os seus processos

Agora que você já sabe porque é tão importante acompanhar e avaliar continuamente seus processos comerciais, é chegada a hora de executar, usando métricas para fazer esse acompanhamento de modo mais detalhado e ao mesmo tempo objetivo.

Se sua intenção é ver crescer sua base de contatos e o fechamento com os seus clientes a partir do Marketing Digital, não deixe de investir contratando uma agência. Especialistas no mercado digital são as escolhas mais assertivas de ascensão e desenvolvimento para seu negócio.

Afinal, em meio a uma Era em que ninguém para muito para prestar atenção, se seu site não for fácil e simples de seguir pelo funil de vendas, muitas desistências poderão ocorrer sem chegar ao seu conhecimento, e você não quer isso, certo? O papel da agência? Depois de oferecer o melhor conteúdo e gerar o engajamento necessário, leve o cliente pela mão até a negociação e fechamento e você não o perde jamais!

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Rodrigo Ferré

*Formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Unilago. + Certificado em Marketing Digital pela RD Station, Certificado em Google AdWords Sales Representative + Sales certification (Certificação Google Adwords) + Certificado em CRM pela Moskit CRM + Vendedor de Alta Performance pela Insight Company + Certificado de participação do RD Summit 2015 e 2016. Atua a mais de 10 anos proporcionando vendas para clientes com estratégias de marketing digital.