Vendas ficam mais fáceis com estratégias digitais.

Quer atingir os melhores resultados?

Você sabe da importância em criar uma estratégia digital na etapa de negociação comercial?

O Marketing Digital está cada vez mais em primeiro plano quando o assunto é se relacionar e negociar com clientes. Estar na internet não é apenas um diferencial, mas sim uma necessidade que deve ser tratada como prioridade a fim de ver o negócio crescer e expandir.

Definir estratégias e investir nas ferramentas certas de publicidade é algo indispensável hoje em dia! Mas, como criar uma estratégia digital eficiente e assertiva para a fase de negociação?

Se esta é uma das suas dúvidas em meio ao ambiente virtual, com certeza esse artigo lhe será útil! Afinal, é importante entender o que são estratégias digitais e como elas devem ser aplicadas para que os resultados esperados apareçam.

Veja neste conteúdo dicas para usar as estratégias de Marketing Digital a favor do negócio!

O que são estratégias digitais?

Para tratar da importância de uma estratégia digital é válido, primeiramente, entender o que exatamente ela é e qual o seu impacto direto sobre as rotinas do negócio e da empresa.

Afinal, muito se fala sobre a necessidade de investir em Marketing Digital, porém pouco se mostra sobre a sua verdadeira influência, especialmente no que diz respeito aos resultados.

Uma estratégia digital deve ser abrangente e, portanto, ir muito além da simples presença nas redes sociais, equívoco que infelizmente muitos empreendedores que iniciam no campo virtual cometem!

As estratégias de inbound marketing devem ser norteadas por pesquisas bem direcionadas e detalhadas, que possibilitem tornar o empreendimento ainda mais competitivo dentro do seu respectivo segmento.

Gerar tráfego para o site, atrair potenciais clientes e propiciar o relacionamento com aqueles que já fizeram compras e contratações são exemplos clássicos dessas estratégias que devem, entretanto, ir ainda mais longe do que isso!

Dicas para criar estratégias digitais para empresa de médio porte

Quer saber como explorar melhor as estratégias digitais dentro do seu negócio? Sair da pura teoria e obter dicas práticas especialmente para a empresa que ainda é de médio porte?

Veja a seguir algumas dicas simples e precisas sobre como criar estratégias para a negociação comercial com seus clientes e entenda como explorar ainda mais o Marketing Digital no seu negócio:

1.   Entenda quem é o público-alvo da sua estratégia

O primeiro passo para ter uma estratégia digital eficiente é saber com clareza quem é o seu público-alvo, ou seja, quais são os potenciais clientes a serem atingidos com o que está sendo criado. Quanto mais informações, melhor para o desenvolvimento da sua estratégia!

Em Marketing Digital é indispensável mencionar que uma empresa pode ter contato com diferentes públicos. Ainda assim, segmentar conforme os interesses e as necessidades sem dúvida é algo importante, pois lhe dá maior conhecimento sobre como lidar com seu cliente.

Em uma negociação comercial, por exemplo, é indispensável abordar as vantagens que o cliente terá ao fechar negócio com você. Portanto, deixe tudo isso claro já de cara!

2.   Planeje o resultado definindo seu objetivo

Todos querem resultados, porém são poucos os que têm paciência na hora de definir claramente quais são seus objetivos que, por vezes, podem ir além de ganhos financeiros.

O planejamento é uma etapa importantíssima da construção de uma estratégia digital afinal é nessa hora que se estabelece o passo a passo para que os resultados se tornem ainda mais tangíveis e simples de alcançar.

Portanto, jamais menospreze essa dica. Demore o tempo que for necessário para que, posteriormente, a estratégia tenha sucesso e principalmente possa alcançar o resultado.

3.   Saiba qual o seu orçamento disponível

Estratégias exigem investimentos e em Marketing Digital é possível investir de várias formas seja em Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, ferramentas, entre outros recursos.

Definir o orçamento disponível é algo indispensável para dar continuidade à criação da estratégia, já que assim você sabe como definir exatamente o que poderá ser feito!

Seja qual for o valor destinado à criação e divulgação da sua marca e negócio nas mídias, trabalhe sempre com tais limites, pois eles deixarão o processo de definição da estratégia mais simples e acessível. E fale seu orçamento para a agência de marketing com que você trabalha.

4.   Defina o melhor canal de comunicação

Outra definição importante no estabelecimento de suas estratégias é encontrar o meio de comunicação por onde ela deve ser propagada. O público específico pretendido de ser alcançado poderá ter acesso a essa estratégia a partir de qual veículo de informação?

Hoje em dia quando se fala em Marketing Digital existem inúmeras opções com que contar. Sua estratégia pode ser vinculada ao seu site, ao blog da empresa, as redes sociais do negócio, ou até mesmo via e-mail marketing.

Com tantas opções é imprescindível encontrar a melhor entre elas para ter os resultados esperados e anteriormente planejados. Por isso, avalie com atenção e dedicação antes de fazer a escolha e vinculação da sua estratégia, certo?

5.   Lembre-se que transformação digital começa internamente

Evidentemente, além de todos os passos já destacados aqui, é imprescindível que a equipe da empresa passe por uma verdadeira transformação digital para que pense e se desenvolva com foco neste ambiente virtual que, acredite, vai mudar a realidade do empreendimento.

Mais do que ter as melhores estratégias, os colaboradores por trás de uma empresa devem se enxergar como agentes de mudança. Tornar a marca autoridade no ambiente digital deve ser uma busca contínua para cada membro do time, pois só assim o negócio terá foco suficiente para crescer.

Valendo lembrar que, se a sua empresa ainda não é reconhecida, ela está sujeita a números ruins, perca do espaço no mercado e consequentemente do seu público e assim por diante. Garanta a capacitação para a transformação digital e veja os resultados positivos.

6.   Sempre garanta a nutrição do lead

Independente de qual seja a sua estratégia digital, uma coisa é certa: Manter o lead sempre nutrido de informações importantes e pertinentes é a melhor forma de trazê-lo para mais perto de si. Lembrando que proximidade muitas vezes gera vendas e contratações.

Para dispor de um bom Marketing de Conteúdo, entretanto, é necessário conhecer os temas e assuntos que mais interessam ao lead e que vão de encontro com os seus conhecimentos. Procure sempre agregar algo e com certeza se tornará uma referência para o leitor.

A nutrição deve ser uma estratégia contínua dentro do negócio. Sempre que possível dedique-se a ela fazendo segmentações pertinentes para encaminhar o melhor conteúdo e proposta para cada possível cliente.

7.   Siga pelo funil até finalizar a negociação

A última dica e passo é outra das estratégias digitais que não podem passar batido. Sempre que um potencial cliente acessa sua área virtual é indispensável que ele consiga identificar por onde continuar, seja para fazer uma compra ou contratação ou para entrar em contato.

O funil de vendas é importante tanto para você quanto para o seu cliente. Não perca tempo indicando apenas rodeios, mas saiba como obter resultados ao indicar precisamente o que o cliente precisa na hora certa.

Agora que você viu a importância de ter estratégias digitais para melhorar os resultados da sua empresa, que tal investir em Marketing Digital traçando as melhores estratégias com quem entende do assunto?

A Next4 é uma agência de Marketing Digital especializada na criação das melhores estratégias de que seu negócio precisa para se tornar referência dentro do seu segmento. Aproveite para entrar em contato e comece a planejar excelentes resultados com nossos profissionais!

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Rodrigo Ferré

*Formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Unilago. + Certificado em Marketing Digital pela RD Station, Certificado em Google AdWords Sales Representative + Sales certification (Certificação Google Adwords) + Certificado em CRM pela Moskit CRM + Vendedor de Alta Performance pela Insight Company + Certificado de participação do RD Summit 2015 e 2016. Atua a mais de 10 anos proporcionando vendas para clientes com estratégias de marketing digital.