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Nutrição de leads? Cuide do seu orçamento!

A chamada nutrição de leads é uma das estratégias de inbound marketing mais importantes para quem atua nesse meio digital. Você vai observar agora algumas dicas bem funcionais em relação ao orçamento de nutrição de leads, ou seja, como produzir um conteúdo que seja de fato relevante, para obter o contato do internauta (de preferência, um contato válido), diminuindo os custos de aquisição de clientes para a empresa.

Para relembrar, os leads são os contatos de possíveis clientes que chegam até você por meio dos conteúdos publicados nas plataformas digitais da empresa. Por exemplo: se o negócio está comercializando um e-book, o internauta que se interessar terá um espaço para cadastrar o seu e-mail.

É fundamental gerar conteúdo interessante e relevante para obter leads, porque caso contrário, os endereços de e-mail obtidos poderão ser antigos ou até inválidos.

A primeira dica é investir na produção de e-books, afinal, eles não foram usados como exemplo à toa. Esse é um tipo de conteúdo mais denso e bem elaborado e a ideia é que traga informações novas a respeito de um assunto para quem ler. Ao lançar um e-book que tenha relação com a sua área, as pessoas que se identificam com ela terão mais facilidade para aderir à ideia da fazer um download, justamente por acreditarem na obtenção de um conteúdo bem completo e útil.

Os chamados Whitepapers também são boas alternativas para obter leads e seguem a mesma linha de raciocínio do e-book, com a diferença de que são mais curtos e menos densos. De qualquer forma, vão proporcionar informações de interesse para o seu público-alvo, podendo ser convertidos em contatos válidos.

Elaborar o conteúdo de uma forma mais atrativa é indicado para essa finalidade. Por exemplo, ao invés de um texto “corrido” sobre um determinado assunto, escreva na forma de listas, que são bem atraentes para o leitor.

Jamais se esqueça de adaptar a linguagem de acordo com o público-alvo, pois isso é muito importante para que o processo de comunicação seja eficiente. Não adianta falar com jovens como se estivesse falando com adultos que possuem uma maturidade e uma percepção diferentes.

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G. Lang

*Formado em Marketing pala Universidade Paulista (UNIP). *Formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi. *Colegial Técnico em Processamento de Dados pela FECAP. + Atua em Estratégias de Marketing Digital na Agência Next4 desde 2009 + Certificado pelo Google Adwords (Publicidade e Pesquisa + Fundamentos Google) + Certificado Inbound Marketing pela RD Station