Vendas ficam mais fáceis com estratégias digitais.

Quer atingir os melhores resultados?

Vídeos interativos: Tendência a partir de 2018 no Marketing Digital

tendencia-a-partir-de-2018-no-marketing-digital

Há algum tempo que já não é mais possível falar sobre marketing digital e suas tendências, sem incluir na conta o peso que os vídeos interativos têm conseguido conquistar. As estatísticas é que explicam os motivos do sucesso obtido pelos vídeos nas estratégias.

De acordo com uma pesquisa realizada pela eMarketer em relação à popularidade desse tipo de conteúdo entre os usuários de internet no país, apontou que 3,86% deles tem o hábito de assistir vídeos online. O consumo de vídeos dos internautas brasileiros supera países como a Argentina e o México.

Em números mais específicos, o percentual de 3,86% se refere a cerca de 65,5 milhões de usuários assistindo vídeos.

Outra pesquisa relevante sobre esse tema foi realizada pela Video Brewery. De acordo com os dados levantados, 80% das pessoas que já assistiram algum anúncio em vídeo, se recordam do conteúdo exibido por um período em torno dos 30 dias.

Tudo isso apenas deixa claro que as pessoas são muito mais atraídas por coisas que são direcionadas e personalizadas para elas. É por isso que os vídeos interativos têm uma aceitação ampla e seguem crescendo em níveis significativos.

Vídeos interativos

Em termos gerais, são chamados de vídeos interativos aqueles que são otimizados com recursos, tais como a adição de funcionalidades e calls to actions, por exemplo. Dessa maneira, eles despertam, no usuário, o interesse para interagirem com o conteúdo.

Aqui você poderá conferir como funciona, na prática, um vídeo interativo.

“Oferecer informação e assistência, criar tutoriais em vídeo e prestar serviços personalizados ao utilizador são algumas das ações que aproximam as marcas dos utilizadores”. David Sourenian, Head of Market Insight & Analytics.

Como fazer um bom vídeo?tendencia-a-partir-de-2018-no-marketing-digital

Para criar um bom vídeo interativo não basta que tenhamos acesso apenas as ferramentas e recursos necessários. Antes mesmo de começar a desenvolver o projeto precisamos estabelecer alguns pontos.

O primeiro passo é definir qual é o objetivo daquele vídeo. A ideia é apresentar sua empresa? Um serviço ou um produto?

O ponto central deve ser definido com clareza para que todo o trabalho na criação do vídeo seja direcionado a ele.

Os vídeos interativos são ‘especiais’, por isso, é interessante que se crie roteiros. Assim, será possível organizar as ideias, planejar tudo e evitar perda de tempo e dinheiro!

Inovação com vídeos interativos

A grande diferença entre os vídeos interativos e formatos tradicionalmente usados é que figuram como destaque em termos de inovação. Basta observar o fato de que o conteúdo em vídeo interativo traz elementos para chamar a atenção e aumentar o nível de experiência do usuário.

Com esse recurso, podemos fazer com que o usuário fique mais próximo da empresa/produto/serviço. Além de aumentar as chances de conversão faz com que o cliente se sinta parte, uma vez que está em suas mãos definir alguma ação. Outro fator inovador que vale a pena ser destacado é a praticidade para o usuário. Por exemplo, ele não precisará sair do vídeo para compartilhá-lo em suas redes sociais, uma vez que essa funcionalidade poderá estar dentro do conteúdo.

Impacto dos vídeos interativos

Uma maneira interessante para compreendermos o tamanho do impacto e as possibilidades oferecidas por essa interação é destacar alguns benefícios que são observados com a sua aplicação:

Engajamento: A interatividade no conteúdo em vídeo aumenta o nível de engajamento e imersão. Quando vemos, ouvimos e interagimos, a capacidade de retenção de informações é muito maior do que de outras maneiras.

Comunicação personalizada: A possibilidade de se poder adaptar e personalizar o conteúdo para diversos tipos de públicos é uma das grandes vantagens dos vídeos interativos. Além disso, ainda podemos fazer uso de algum recurso inserido na programação para analisar como os usuários se comportam e assim promover melhorias.

Redução de custos: Como há a possibilidade de aproveitamento de conteúdo em outros formatos, os vídeos interativos apresentam uma produção mais barata. Aliás, até mesmo o tempo que é gasto pode ser reduzido.

Além disso, ainda há o fator reaproveitamento. Ou seja, vídeos novos e antigos e até aqueles muito básicos podem ganhar o status de premium com a inclusão de atalhos, menus, links. Isto é, o vídeo é antigo, mas com uma roupagem completamente nova.

Mais do que conversão: Poder contar com uma taxa de conversão maior já seria o suficiente para apostarmos nos vídeos interativos. Mas, eles podem fazer algo fundamental para qualquer tipo de projeto: ganhar a admiração do consumidor.

A análise é simples: quanto mais as pessoas conseguirem se emocionar, se divertir e se surpreender, mais chances de sucesso vamos ter.

“Os vídeos são importantes pela sua carga emocional mas, sobretudo, porque comunicam de uma forma muito mais eficiente e curta a ideia”. Isabel Fernández, Diretora Digital da Oracle EMEA

Vídeos interativos e as estratégias de inbound marketing

Mais uma vez, os números comprovam uma profunda relação de sucesso entre as aplicabilidades dos vídeos interativos e as estratégias de inbound marketing para agora e para o futuro. Os resultados são expressivos, veja alguns dados:

WordStream – 2018: Vídeos aumentam o tráfego gerado por meio de mecanismos de busca em 157%;

WordStream – 2018: Os vídeos possibilitam uma média de taxa de conversão em websites na faixa dos 4,8%. Sites sem vídeos apresentam uma taxa de 2,9%;

WordStream – 2018: Vídeos criados para o Facebook têm um alcance 10 vezes maior do que vídeos gerados a partir de links do Yotube;

SmallBiz Trends – 2016: Até 2019, o consumo mundial de vídeos será responsável por 80% de todo o tráfego gerado na internet;

Wistia – 2016: Vídeos com duração de até dois minutos apresentam maiores níveis de engajamento.

Todos esses aspectos comprovam e trazem à tona um senso mais real sobre o fato de que o conteúdo audiovisual é e continuará sendo consumido em níveis cada vez maiores. É uma tendência que está muito longe de chegar ao clímax e ainda mais distante de ser superada.

No final das contas, os vídeos interativos, quando bem usados e trabalhados dentro das estratégias de marketing digital, oferecem para a empresa um amplo retorno e solidez nas ações propostas. Além disso, eles estreitam ainda mais o relacionamento com o cliente, tornando-o um verdadeiro defensor daquilo que é oferecido.

Fale com a agencia Next4
Lêda Paiva

Formada em Marketing, pela Universidade Anhembi Morumbi. Certificada em Marketing de conteúdo e estratégias em redes sociais; Marketing | STARTER - Agência de Resultado, pela RD Station; Customer Success | STARTER, pela RD Station;Produção de Conteúdo Web, pela Universidade Rock Content.