Vendas ficam mais fáceis com estratégias digitais.

Quer atingir os melhores resultados?

Sua área de vendas tem uma cadência de relacionamento com o prospect definida?

O relacionamento com o cliente nunca foi tão importante como agora. Em meio a uma Era em que tudo acontece através das telas, entender e investir em Marketing Digital é com certeza o primeiro passo para estar próximo ao prospect, que é justamente seu potencial cliente.

Como tornar este um contato mais personalizado, entretanto, é uma das perguntas que muitos empreendedores têm feito. Afinal, a maioria tem apenas massificado as mensagens ao invés de buscar por um tipo de estreitamento que venha a produzir resultado.

Nesse contexto, vale questionar se você já ouviu falar sobre a cadência de relacionamento.

Importante recurso a por em prática para ter um melhor relacionamento com cada prospect, lead e cliente, essa é também uma excelente ferramenta para tornar sua marca única, uma referência dentro do seu segmento.

Se para você o assunto é novidade ou ainda está repleto de dúvidas sobre como usar a cadência de relacionamento com o prospect a favor dos seus resultados, continue lendo este post e descubra detalhes desse conceito que tem feito a diferença para muitos negócios.

O que é cadência de relacionamento?

O conceito de cadência é um tipo de planejamento sistematizado que se utiliza de várias interações com o prospect, com o único objetivo de destacar e melhorar o relacionamento existente entre as partes.

Para ser posta em prática, a cadência de relacionamento se utiliza de inúmeros canais de comunicação sendo alguns deles os meios telefônicos, os e-mails e até mesmo as redes sociais.

Chamada também de cadência de vendas, em outras palavras, esse é um mecanismo que otimiza a forma como a empresa entra em contato com cada um de seus clientes e isso independente da etapa em que cada um está no funil.

Seja na fase de conhecimento ou já no pós-venda, trabalhar com cada etapa e garantir essa cadência é uma das maiores oportunidades de estreitar laços com quem está do outro lado. Não menospreze ou deixe de lado essa estratégia se um de seus objetivos for conquistar clientes a partir do relacionamento!

A importância da cadência em cada etapa

Agora que você já sabe o que é uma cadência em relacionamento, vale a pena destacar em maiores detalhes sua importância em cada uma das etapas que envolvem empresa e cliente.

Dando ritmo as vendas, a cadência é importante não apenas na prospecção como a maioria imagina, mas também em todos os demais momentos e etapas.

É por isso que ela é responsável, entre outros, por contemplar o tempo de duração de cada fase e também por determinar quais são as tarefas e atividades a serem desenvolvidas em cada momento específico dessa relação.

Afinal, obviamente há uma diferença entre o contato que é feito com um cliente de longa data e outro que sequer fechou sua primeira compra ou contratação, não é mesmo? Veja a seguir alguns pontos importantes na segmentação desse processo de cadência:

Cadência na fase de prospecção

A mais conhecida cadência na área de vendas, esse é o fluxo mais importante quando o assunto é cadência. Uma vez que na prospecção há um maior número de atividades, este tipo de estratégia digital permite que se desperdice menos dinheiro e tempo!

Aqui uma das palavras-chave é a insistência, sendo essa livre da terrível impertinência, é claro!

Muitas empresas têm fracasso em seus objetivos única e exclusivamente porque falham na cadência de prospecção e deixam que bons potenciais clientes simplesmente se percam no mercado em busca de seus concorrentes.

Cadência por e-mail marketing

Chamado de cadência de cold email, é o fluxo que trabalha com o envio de mensagens, propostas, promoções, novidades, entre outros conteúdos para o cliente. Hoje um meio mais simples de manter uma boa conversa, afinal nem sempre é possível ter um cold call, ou call Center.

Apesar das praticidades trazidas por este meio de comunicação, é necessário investir em profissionalismo. Não trabalhar com a personalização dessas mensagens pode ser um drástico erro, fazendo com que você perca muitos pontos com o cliente.

E como você quer resultado, a dica é manter-se sempre de olho na execução de uma cadência dessas, verificando quem tem interagido, quem está abrindo suas mensagens e realizando testes a fim de melhorar continuamente essa interação.

Cadências de vendas

Por fim, vale destacar ainda a cadência de vendas que trata da padronização de processos, que cria critérios e que possibilita todos os tipos possíveis de testes e otimizações.

Conforme você cria e passa a aplicar uma cadência dentro do seu negócio, automaticamente começa a ver os resultados que costumam ser bons. Com isso, junte as métricas que avaliem essa aplicação, fica fácil profissionalizar ainda mais as rotinas da empresa!

Entre as etapas abordadas pela cadência de vendas é importante destacar que um bom trabalho jamais vai direto para o fechamento! Vendedores de muito potencial perdem inúmeras vendas, tanto físicas quanto virtuais, justamente por não se atentarem a isso.

Dicas para montar um fluxo de cadência em vendas

Ainda em dúvida sobre como escolher e montar um fluxo de cadência de vendas? Confira a seguir 3 dicas simples e fáceis de por em prática hoje mesmo:

1.   Obtenha os contatos do cliente

O primeiro passo para desenvolver uma cadência para a área de vendas é ter registrado todos os contatos do seu cliente, desde seu número de telefone até as redes sociais, e-mails e todos os demais que julgar necessário para dar continuidade ao relacionamento.

2.   Mescle os meios de comunicação

Uma vez que você tenha vários contatos de um só cliente poderá trabalhar melhor através de uma mescla dos meios de comunicação. Se hoje você mandou um e-mail, que tal no próximo contato enviar um WhatsApp ou usar o LinkedIn?

3.   Avalie os meios que dão mais resultado

Cada etapa, cada veículo de comunicação e cada mensagem transmitida devem passar por uma minuciosa avaliação a fim de que se destaque o que realmente valeu a pena e gerou um melhor engajamento com o cliente. Lembre-se: Tempo é dinheiro e sua empresa jamais deve estar disposta a perdê-lo, certo?

Entendeu a importância de criar uma cadência de relacionamento dentro do seu negócio? Está pronto para otimizar e profissionalizar a sua área de vendas? Aproveite para entrar em contato com a Next4 agência de Marketing Digital e crie agora mesmo as melhores estratégias digitais para que seu empreendimento saia na frente e conquiste os melhores resultados!

Fale com a agencia Next4
Rodrigo Ferré

*Formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Unilago. + Certificado em Marketing Digital pela RD Station, Certificado em Google AdWords Sales Representative + Sales certification (Certificação Google Adwords) + Certificado em CRM pela Moskit CRM + Vendedor de Alta Performance pela Insight Company + Certificado de participação do RD Summit 2015 e 2016. Atua a mais de 10 anos proporcionando vendas para clientes com estratégias de marketing digital.