Vendas ficam mais fáceis com estratégias digitais.

Quer atingir os melhores resultados?

CRIAÇÃO DE SITES COM LAYOUT RESPONSIVO

O que é um site responsivo?

Site ou layout responsivo, ou também conhecido como site flexível é quando o site automaticamente se encaixa no dispositivo do usuário (PC, celular, tablet, etc). Um site responsivo muda a sua aparência e disposição com base no tamanho da tela em que o site é exibido. A primeira vista isso pode não parecer um problema, mas não podemos esquecer que além da variedade de aparelhos também existe um grande número de tamanhos de telas com resoluções, configurações diferentes e softwares de navegação que exigem adequações diferenciadas.

Como então resolver essa questão?

Há algum tempo atrás os profissionais responsáveis pela criação web desenvolviam um site para cada resolução diferente, adotando pelo menos uma destas resoluções como padrão mínimo, por exemplo 1024×780, e distribuindo todo o conteúdo de maneira que pudesse ser visto sem que houvesse qualquer tipo de interferência.

Mas o trabalho era inviável, já que se gastava um bom tempo para adequar o mesmo conteúdo para cada resolução ou tamanho de tela que seria exibido, tendo que trabalhar tanto a questão da estrutura, quanto principalmente o tamanho das imagens e a diagramação das informações no layout.

Atualmente, os desenvolvedores passaram a adotar uma maneira diferente para solucionar este problema, chamado design responsivo, que é uma metodologia de construção de HTML e CSS que tem por objetivo fazer com que a disposição de informações do site se comporte de acordo com o tipo de aparelho detectado pelo sistema, utilizando apenas um único site para exibir este conteúdo.

Esse processo não possui um desenvolvimento ágil como muitos podem pensar, pois requer alguns testes durante e após o desenvolvimento para saber se o site está de acordo com o tamanho de tela de cada dispositivo. No entanto, acaba sendo mais prático para os desenvolvedores, pois apesar de ter um maior trabalho inicial por conta dos testes e adaptações, será recompensado na manutenção das páginas no futuro. Será necessário editar apenas um HTML e algumas folhas de estilo ao invés de diversos HTML e imagens de diferentes tamanhos.

Hoje em dia cerca de 69% da navegação é feita através de desktops e notebooks, enquanto 41% acessa a partir de dispositivos móveis, e a perspectiva é de que esse número venha aumentar cada vez mais. Portanto, design responsivo não é apenas um modismo, trata-se do design à favor do conteúdo e do usuário.

Fale com a agencia Next4
G. Lang

*Formado em Marketing pala Universidade Paulista (UNIP). *Formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi. *Colegial Técnico em Processamento de Dados pela FECAP. + Atua em Estratégias de Marketing Digital na Agência Next4 desde 2009 + Certificado pelo Google Adwords (Publicidade e Pesquisa + Fundamentos Google) + Certificado Inbound Marketing pela RD Station