Vendas ficam mais fáceis com estratégias digitais.

Quer atingir os melhores resultados?

SEO ou Adwords (PPC)? O que é melhor para a sua empresa?

Faz um bom tempo que se tornou evidente que usar boas práticas de marketing de conteúdo e inbound marketing é algo fundamental para garantir o sucesso de empresas no mundo virtual. Nesse cenário, temos duas formas para que o sucesso em termos de pesquisas na internet seja obtido: SEO (Search Engine Optimization) e o Google Adwords (ou links patrocinados).

A seguir, você poderá conferir quais são os prós e contras de cada uma e saber se, de fato, existe uma estratégia melhor do que a outra para utilização em sua empresa e negócios.

Mas antes, vejamos algumas observações práticas:

SEO

A principal meta do SEO é otimizar tanto o volume quanto a qualidade de tráfego gerado e que chega ao site. Para isso, a proposta é deixar o projeto (site) mais fácil de ser encontrado pelos usuários interessados. Em outras palavras, essa estratégia visa sempre as posições de topo em buscas orgânicas fazendo com que o site ou blog de sua empresa tenha relevância nos resultados de pesquisa dos buscadores.

Google Adwords

O que temos aqui nada mais é do que o serviço de links patrocinados do Google. O objetivo dessa plataforma é oferecer espaços de destaque em páginas de sites, entre outros meios, para que a empresa possa divulgar seus produtos e serviços.

Google Adwords X SEO – Semelhanças e diferenças

Nível de abrangência

As estratégias de SEO têm seu foco voltado para a rede de buscas. Ou seja, para aquilo que o usuário terá como resposta ao fazer uma pesquisa em algum motor de busca como o Google, Bing ou Yahoo Search. Logo, todos os tipos de mecanismos de busca.

Por outro lado, o Google Adwords e os anúncios feitos por meio dele aparecem exclusivamente nas plataformas pertencentes ao Google ou de parceiros. Vale lembrar que os formatos usados para essa publicidade online podem ser os mais variados possíveis como vídeos, textos e banners.

Investimentos

Em um primeiro momento podemos ter a sensação de que usar estratégias SEO não vai requerer investimentos na aplicação. Ao contrário do Google Adwords que, logo de início, temos que investir valores para podermos utilizar.

Porém, mesmo que você domine tudo (programação, marketing digital, marketing de conteúdo, inbound marketing etc.) será um tanto complicado fazer tudo sozinho. Aqui entra o planejamento, a definição das estratégias SEO, análises de resultados e indicadores, entre várias outras métricas.

A situação é ainda mais complexa quando a pessoa é iniciante no assunto. Tanto em um caso quanto em outro, o tempo gasto será maior e nem sempre há possibilidade de saber se estamos fazendo realmente o certo.

É aqui que o SEO deixa de ‘não custar nada’. A primeira coisa para usar o SEO e até mesmo o Adwords é buscar por ajuda de quem entende do assunto. Ou seja, as agências de marketing digital. Na realidade, sem conhecimento sobre os processos as chances de falhas serem cometidas são significativas.

Palavras-chaves

Em termos gerais, as estratégias SEO que apresentam resultados mais efetivos e que possibilitam o acompanhamento de indicadores de desempenho têm por hábito focar em poucas palavras-chaves. Não é uma regra, mas isso ocorre.

Do outro lado da moeda, o Google Adwords permite que cada anúncio criado possa ter várias palavras-chave. E isso ajuda a aumentar o alcance dos anúncios.

Durabilidade

Talvez essa seja uma das diferenças mais importantes entre essas duas estratégias de marketing. O SEO é um investimento para sua empresa que durará enquanto ela existir. Ou seja, os resultados são contínuos. Já os links patrocinados do Adwords são práticas para quem quer obter resultados mais rápidos, isto é, em curto prazo.

Resultados

Pelo item anterior já deu para ter uma noção de que o Google Adwords pode trazer resultados mais rápidos, enquanto o SEO pode demorar certo tempo. Mas há mais diferenças…

Ao usar SEO no site e em outros projetos de marketing de sua empresa há um aumento exponencial das chances de que mais autoridade seja gerada para o segmento no qual o negócio está. Isso ocorre pelo simples fato de que nesse caso não estamos pagando para sermos vistos e sim para construir uma base sólida que, entre outros pontos, é fundamentada na qualidade da informação (conteúdo) que estamos entregando aos usuários.

Métricas

Já percebemos que os objetivos do SEO e do Adwords diferem em muitos pontos. E com as métricas não seria nada diferente. Vejamos algumas delas de acordo com o caso.

Adwords

ROI – Fundamental para empresas que trabalham com links patrocinados, ela permite que o anunciante saiba se o resultado obtido tem uma proporcionalidade ao investimento feito.

Taxa de conversão – Essa métrica do Adwords é fundamental, pois traz a informação sobre o que o usuário fez após clicar no link patrocinado. Por exemplo, o objetivo era uma compra? Um cadastro de e-mail? Um formulário? Na realidade a finalidade em si não é tão importante. O essencial é que a empresa saiba se chegou ao objetivo que pretendia.

CTR – Essa métrica permite saber quantos clicaram no anúncio dentre aqueles que visualizaram. Muito importante já que estamos falando de internet.

SEO

Volume de busca – Diz respeito a quantidade de buscas que foram feitas em relação a uma palavra-chave específica em determinado período de tempo. Cada ferramenta utiliza-se de uma maneira diferente. O KeywordTool.Io e o Google Keyword Planner consideram as atualizações mensais. Já o SEMRush considera a média de um período não determinado.

Backlinks –  São os links que uma determinada página recebe de outras, tanto internas quanto externas (de fora do site). Avaliar como está essa métrica ajuda a definir se será preciso alguma ação para que a página seja considerada uma autoridade.

Visibilidade Orgânica de Landing Page – Essa é uma métrica que trabalha com a estimativa do número de visitas recebidas por uma página considerando as palavras-chave e o seu posicionamento. Por exemplo, é possível usar essa métrica para comparar um site com outro, concorrente. Além disso, também é usada nos processos de benchmarking.

Custos

Teoricamente sua empresa não pagará nada para colocar as estratégias de SEO em prática. Porém, se tivermos uma equipe responsável, um profissional ou agência por trás delas, teremos custos sim. Com o Adwords a coisa pode ir um pouco além uma vez que depois dos gastos com a equipe ou agência ainda teremos os gastos da campanha de anúncios.

Além disso, com o Google Adwords os gastos podem sair do planejado especialmente se a empresa não tiver muita habilidade para controlar os custos de cada campanha.

Então, qual é o melhor?

Vamos relembrar alguns dos pontos mais importantes:

  • O Google Adwords tem a finalidade de trazer resultados e aumentar as vendas em um curto espaço de tempo.
  • O SEO é uma estratégia fundamental e contínua que permitirá aumentar autoridade e se destacar de modo sólido.

Ou seja, se estivermos querendo vender rápido, por exemplo, o Adwords é uma boa ferramenta. Mas se queremos ter resultados por um período de tempo muito maior e aumentar nossa credibilidade na internet podemos recorrer ao SEO.

Em outras palavras, não podemos dizer que um é melhor do que o outro. Ambos têm características que os tornam únicos em seu campo de ação e dentro das propostas que apresentam. O mais correto a se fazer é usar as duas ferramentas adaptando-as às necessidades de sua empresa.

Para concluir, basta observamos que usando o Google Adwords integrado ao SEO dentro das estratégias de marketing digital estamos maximizando os investimentos e com isso aumentando a possibilidade de lucratividade.

Fale com a agencia Next4
Rodrigo Ferré

*Formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Unilago. + Certificado em Marketing Digital pela RD Station, Certificado em Google AdWords Sales Representative + Sales certification (Certificação Google Adwords) + Certificado em CRM pela Moskit CRM + Vendedor de Alta Performance pela Insight Company + Certificado de participação do RD Summit 2015 e 2016. Atua a mais de 10 anos proporcionando vendas para clientes com estratégias de marketing digital.