Vendas ficam mais fáceis com estratégias digitais.

Quer atingir os melhores resultados?

Etapas para o desenvolvimento de análise de requisitos?

A Análise de Requisitos é uma perspectiva relevante na Administração de Projetos. É a encarregada por reunir dados necessários e indispensáveis que o usuário precisa para resolver um problema e atingir seus objetivos, da mesma maneira que definir as expectativas de um usuário para certo projeto.

De acordo com o Instituto de Engenheiros, Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) a análise de requisitos é um procedimento que abrange um conhecimento sobre as necessidades do usuário para achar um significado certo ou total do sistema de software.

Essa análise de requisitos é indispensável para o avanço do sistema, ela vai definir o fracasso ou o sucesso do projeto. As condições reunidas precisam ser detalhadas, quantitativas e importantes para o projeto, uma vez que elas darão a referência para autenticar o produto final, determinarão o acordo entre fornecedor e cliente a respeito do que o software realizará e, portanto, diminuirão os custos de criação, pois condições mal determinadas provocam um retrabalho.

Sobre esse cenário são importantes o envolvimento e a comunicação frequentes com os usuários do software, uma vez que eles intervirão no resultado do produto final.

A Análise de Requisitos baseia-se em:

1) Identificar o problema: nessa etapa está a descrição do sistema, o planejamento e o relacionamento do analista com o usuário com o propósito de compreender o ponto de vista do cliente sobre o problema.

2) Estudar o problema e o resumo da solução: com a compreensão do problema, realiza-se o reconhecimento das informações necessárias para o usuário, detecta as informações necessárias para o sistema e escolhe a melhor solução viável entre todas as soluções propostas.

3) Modelar: método utilizado para a base do resumo da solução. O modelo apresenta ferramentas que simplificarão a percepção do sistema, como as informações, funcionalidades e comportamento.

4) Informar as condições: estabelecer as interfaces, funções, performance, o cenário e as limitações do sistema.

5) Revisar: juntos, analista e cliente, analisarão o propósito do projeto com a intenção de cortar possíveis repetições, omissões e inconsistências do sistema, adquirindo uma mesma perspectiva.

Entre em contato com nossos consultores especializados e obtenha mais informações para seu projeto!

Fale com a agencia Next4
Rodrigo Ferré

*Formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Unilago. + Certificado em Marketing Digital pela RD Station, Certificado em Google AdWords Sales Representative + Sales certification (Certificação Google Adwords) + Certificado em CRM pela Moskit CRM + Vendedor de Alta Performance pela Insight Company + Certificado de participação do RD Summit 2015 e 2016. Atua a mais de 10 anos proporcionando vendas para clientes com estratégias de marketing digital.