Skip to main content
Por que ações de inbound marketing tem um custo de inscrição menor?

Por que ações de inbound marketing tem um custo de inscrição menor?

RESUMO DA NOTÍCIA:

  • Introdução ao Inbound Marketing
  • O que é Inbound Marketing?
  • Por que as ações de Inbound Marketing custam menos que as tradicionais?

 

Há alguns anos, um novo modo de realizar as ações de marketing vem chamando a atenção da maioria dos empresários e empreendedores de todo o mundo. Ainda muito recente no Brasil, o Inbound Marketing tem como objetivo aproximar ainda mais usuário e empresa/marca e para isso possui técnicas que irão te ajudar a permitir que um número maior de pessoas te encontre e tenha a possibilidade de se engajar com seu produto ou marca.

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma tática usada no marketing digital que tem como principal objetivo “conquistar” as pessoas por meio de ações que a eduquem, encantem e engajem. Diferente do marketing tradicional que busca o cliente e por muitas vezes “o compra”, esse estilo de marketing sabe que ao ser encontrado por sua audiência em potencial, tem mais chances de vender de forma efetiva.

Para realizar essas ações, o Inbound Marketing utiliza a jornada do comprador e em cada uma dessas fases conta com especificações que irão ditar os conteúdos e o modo como você e sua audiência irão se comunicar.

Além disso, o inbound é muito mais barato do que o marketing tradicional e apresenta resultados muitas vezes mais eficazes do que os antes colhidos com anúncios em revistas, jornais e canais de rádio e televisão.

Por que as ações de Inbound Marketing custam menos que as tradicionais?

Em média, uma ação de Inbound Marketing tende a custar 60% menos do que qualquer ação tradicional. Isso acontece por conta do planejamento existente em Inbound e da expertise que o profissional tem na hora de criar uma ação.

O Marketing Tradicional tem como principal ferramenta o contato da área comercial com o cliente, visando convencer aquela pessoa a realizar a compra do seu produto. O problema é que nem sempre essa área está vendendo para a pessoa certa e por isso acaba desperdiçando tempo e recurso em alguém que não está interessado naquilo que está sendo ofertado.

Já o Inbound Marketing conta com a ideia de que é o cliente que deve chegar até você e que antes de convencê-lo a comprar algo você precisar “educar e encantar” essa audiência. Para fazer isso, o Inbound utiliza de ferramentas como conteúdo relevante, criação de persona, SEO, entre outros.

Antes mesmo de realizar qualquer ação, o profissional de Inbound busca entender a marca e descobrir quem são seus clientes potenciais (ou a persona). Ao traçar esse perfil eles conseguem descobrir as principais dúvidas desse cliente e gerar conteúdo que a faça chegar até a sua marca ou produto.

Com estudo de palavras-chaves e problemas, o Inbound entrega conteúdo relevante e soluciona o problema daquele comprador, que começa a se encantar e a navegar pela Jornada do Comprador. Só depois que a fase de educar e encantar estão concluídos é que o time comercial entra em contato com o cliente e consegue fechar a compra ou direcioná-lo para fase certa da jornada.

Além disso, as ações são normalmente posts, divulgação na rede social, vídeos educativos ou e-books. Tudo isso custo bem menos que uma propaganda convencional e atinge o público certo por muito mais tempo, já que fica exposto em um site ou página por muito mais tempo.