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PASSO A PASSO DE SEO GOOGLE HACK

O Ultimate SEO Google Hack alinha a mensagem para se relacionar com o público-alvo, ou seja, ele dita e analisa boas práticas de otimização e conteúdo para ganhar melhores posições perante ao google.

Abaixo, listamos passos para você utilizar de boas práticas Google SEO Hack e compartilhar conteúdos relevantes para o seu público.

#1 [SEO Google Hack] Cria uma mensagem única e relevante concentrada em entregar valor para o usuário

Sua mensagem não é sobre você, é necessário entender isso. Sabemos que a tentação é difícil, pois a mentalidade do Marketing de massa se concentra em recursos e benefícios.

Qual é o foco de um recurso e benefício? É o negócio ou o produto/serviço?

Sua mensagem não é sobre recursos e benefícios. Trata-se de uma solução relevante que enfatize o seu público, o valor é algo um pouco diferente.

Nós definimos valor como: RESOLVER UM PROBLEMA, SATISFAZER UMA NECESSIDADE, CUMPRIR UM DESEJO POR UMA PESSOA EM UM CONTEÚDO DE MARKETING (OU APRESENTAÇÃO, FALA OU DISCURSO DE VENDAS).

Para o nosso propósito, a ênfase do seu conteúdo deve ser sobre as necessidades do visitante no site, e não sobre a necessidade de vender a fim de crescer o seu negócio.

Dica: Colocar ênfase em você sobre o seu público raramente é “informação útil”.

Os 5 passos a seguir são de como fazer uma engenharia de pensamentos reversa para organizá-los com o intuito de elaborar uma mensagem relevante, inspiradora e poderosa:

• Quais problemas sua empresa é especialista em resolver?

• Quais valores tangíveis seus clientes experimentam e como se sentem em relação a essas experiências?

• Que problemas “específicos” você resolve para cada valor tangível?

• Para quem você está “especificamente” resolvendo cada problema?

• Descubra o negócio que você está realmente…

#2 [SEO Google Hack] Alinhar a sua mensagem com os princípios do Google EAT – Expertise, Authoritativeness e Trustworthinness (Experiência – Autoridade – Confiança)

Uma vez que você tenha a sua mensagem principal, cada parágrafo de conteúdo que você criar terá que ter a função de entregar essa mensagem ao público-alvo.

Quando criar seu conteúdo para a página do seu site você deve considerar que ele seja específico e que você esteja atendendo às necessidades do controle de qualidade do Google. O EAT do Google é importante por dois motivos:

  • Ele determina o valor do seu site.
  • Avaliadores de qualidade fazem referência a isso.

O Google diz que suas diretrizes de qualidade de pesquisa orgânica são baseadas em:

  • Expertise
  • Autoridade
  • Confiança

Quanto mais o seu conteúdo reflete essas diretrizes, maior a oportunidade que o Google dá ao seu conteúdo para ele se classificar bem nas buscas.

Vamos ver cada um deles a seguir:

EXPERTISE

Pode ser entendido e melhor definido como pedir: “Qual é a sua mensagem?”

Sua mensagem é, ou deve sempre estar alinhada com sua experiência ou nicho. Como resultado, seu conteúdo deve ser sempre específico, relevante valioso para a sua experiência profissional. Para atingir esta diretriz, recomendamos que você crie conteúdo que:

“RESOLVE UM PROBLEMA, ATENDE A UMA NECESSIDADE OU SATISFAZ UM DESEJO PARA UMA PESSOA, EM UM PEDAÇO DE CONTEÚDO (TEXTO)”

Isso exige clareza extrema sobre o seu negócio, seu público-alvo e os resultados obtidos com o seu produto ou serviço.

O Marketing de Conteúdo é uma arma fantástica para todas as empresas, mas, no entanto, a razão pela qual ele não funciona muito bem para algumas empresas é que elas não passam clareza suficiente e, portanto, leva a uma falta de mensagem clara para o consumidor e motores de busca.

Por exemplo, uma empresa do ramo da Construção civil que criou seu conteúdo focado em alguns temas não tão relevantes ao público-alvo da sua empresa, relacionando acontecimentos que não são primordiais ao core business da mesma (o que realmente você faz). O que deve ser feito é vincular os temas com a experiência da empresa e mostrar como eles resolvem a dor do seu público-alvo com propriedade tornando relevante o conteúdo e a leitura do mesmo.

AUTORIDADE

A autoridade baseia-se em “expertise”.

Quando o conteúdo é altamente relevante, ele atrai influenciadores que são capazes e estão dispostos a compartilhar através de links de alta qualidade e/ou ações sociais (mídia).

Mas, a fim de obter esses relevantes links valiosos você tem que saber:

Quais os influenciadores relevantes que estão no seu artigo

Quais tópicos são relevantes para eles criarem conteúdo relevante para o seu público

E, principalmente, como criar conteúdo relevante que incentive o compartilhamento

Ao criar seu conteúdo, certifique-se de citar e vincular adequadamente o que é muito relevante e informe-os. Veremos agora, o que o Google entende como relevante na área de Autoridade:

O Google acredita em sua autoridade porque você cita e vincula o conteúdo de influenciadores relevantes no seu conteúdo. Fazendo isso, você está demonstrando que valoriza a pesquisa, a precisão (confiabilidade) e a contribuição com os outros. No entanto, embora seja importante é apenas um fator de baixa relevância dentro da equação geral do seu SEO.

O Google realmente acredita em sua autoridade quando um influenciador curte a sua mensagem com conteúdo relevante e inclui um link para o seu site a partir do site deles. É ai que a verdadeira mágica acontece.

De forma holística, você quer uma impressão autoritária sobre o Google mostrando que seu conteúdo é valorizado por aqueles que estão dispostos a endossá-lo, em um canal onde eles mesmos já são autoridades no assunto.

CONFIANÇA

Seu conteúdo é preciso e reflete um padrão de qualidade único na internet? Ou é apenas mais um conteúdo repetido e não demonstra qualquer especialização? A função do Google EAT é discernir a confiabilidade do seu conteúdo e do seu Website.

O comportamento ético é uma grande parte da equação de confiabilidade. Não adianta nada você copiar (plagiar) um conteúdo de outra pessoa e usar como se fosse seu conteúdo sem referenciar onde você conseguiu, pois certamente você será penalizado.

#3 [SEO Google Hack] Criação precisa, emocional e orientada para a ação do usuário

Sem Títulos relevantes que tenham um apelo emocional, o seu público não irá sentir uma razão para clicar em seu objetivo. Eu me relaciono com a economia de uma compra e toda vez que você abre a sua carteira para gastar o seu dinheiro é uma decisão emocional.

Esse processo também acontece com os cliques… todos os cliques são baseados emocionalmente. A Forbes publicou um artigo de Susannah Breslin, intitulado “ 3 emoções que fazem com que as pessoas cliquem”. Ela disse que há três emoções principais que fazem as pessoas clicarem:

  • Excitação
  • Medo
  • Curiosidade

Essas três poderosas emoções podem aumentar significativamente o clique. No entanto, seu conteúdo será melhor se você usar qualquer um desses gatilhos emocionais.

Se o seu título não atrair o seu público tanto logicamente quanto emocionalmente, não terá incentivo para eles clicarem em consumir o seu conteúdo.

Gaste pelo menos metade do seu tempo pensando no título do seu artigo. Fará muita diferença. Se precisar de ajuda utilize ferramentas como Headline Analyzer do Coschedule. Não é perfeito e nem sempre da certo. No entanto, é uma ótima ferramenta de referência e ainda por cima gratuita.

Tenha como objetivo principal essas duas regras:

1. Ajudar o Google a entender sobre o que é seu artigo e a sua relevância e experiência.

2. Dar a sua audiência (publico) uma boa razão para consumir o seu conteúdo.

Como Criar um ótimo título que o Google e seu público alvo vão amar?

Muitas empresas lutam para criar grandes títulos que apelam logicamente e emocionalmente, e têm as palavras-chave e combinações corretas para o Google.

Aqui está um processo rápido que pode ajudá-lo:

  • Identifique seu tópico
  • Procure seu tópico
  • Descubra as palavras-chave
  • Adicione emoção para criar o seu título
✓ Passo 1 – Decida sobre o seu tema amplamente

Uma vez decidido, utilize ferramentas como SEMrush.com para ver se é um tema relevante e com bastante procura. Veja se é um tema viável com altos índices de volume de pesquisa e resultados.

✓ Passo 2 – Observe para os diversos termos relacionados de pesquisas que estão sendo utilizados

Você pode aproveitar outras variáveis para atingir um público maior ainda com o seu material.

✓ Passo 3 – Analise as palavras-chave sobre o tema escolhido

Em alguns casos, uma simples pesquisa orgânica basta. Mas se quiser alguma coisa mais profunda valide estas palavras no SEMrush para descobrir o valor do clique pago para determinada palavra-chave e seu desempenho.

✓ Passo 4 – Potencialize ainda mais seu título

Agora que sabemos que temos um bom termo onde o Google e os consumidores adoram, como fazemos para ter um título relevante?

Isso é onde entra a criatividade e a compreensão de como criar uma lógica emocional que dará a validação do Google e irá gerar os cliques do meu público.

#4 [SEO Google Hack] Crie o seu conteúdo a partir de um título que atrai, converte e é relevante e emocional

Agora que seu título está pronto, é hora de começar a criar seu conteúdo. Lembre-se ele deve ser valioso, resolver um problema, atender uma necessidade e cumprir um desejo.

A chave é criar sempre o conteúdo que se aplique ao princípio do Google EAT (Experiência – Autoridade – Confiança), mantendo-o em linha com a sua experiência. Se você for criar conteúdo que não é do seu ramo de atividade, indústria ou gênero, você corre um sério risco de perder sua perspectiva de especialização e ser desestimulado gerando consequências desastrosas com os resultados de buscas. É por isso que todo o conteúdo deve ser diretamente vinculado ao core business, pois ao fazer isso, você garante que não vai se desviar da sua mensagem principal.

Finalmente devemos promover, promover e promover um pouco mais.

Inclua os influenciadores, cite-os e vincule. Certifique-se de colocar os e-mails ou marcá-los nas redes sociais para que eles saibam que seu conteúdo existe.

Mais importante ainda, convide-os a compartilha-los se eles entenderem que é um conteúdo valioso para o seu público em seu blog e redes sociais.

Não pare de pesquisar, quando você encontrar conteúdos valiosos e relevantes em outros sites, revise-os e adicione em seu site.

CONCLUSÃO

Como você pode ver, é vital que você alinhe seu negócio de forma holística com uma mensagem relevante e clara, que seja focada na audiência.

Ao fazê-lo, torna-se mais fácil criar conteúdo relevante e ficar dentro das diretrizes práticas recomendadas da EAT do Google. É muito mais poderoso do que apenas ajustar o conteúdo baseado nas dicas de otimização para os mecanismos de busca.

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G. Lang

*Formado em Marketing pala Universidade Paulista (UNIP). *Formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi. *Colegial Técnico em Processamento de Dados pela FECAP. + Atua em Estratégias de Marketing Digital na Agência Next4 desde 2009 + Certificado pelo Google Adwords (Publicidade e Pesquisa + Fundamentos Google) + Certificado Inbound Marketing pela RD Station