Vendas ficam mais fáceis com estratégias digitais.

Quer atingir os melhores resultados?

Minha empresa ainda utiliza planilha de leads! Como transformar este cenário?

Você já parou para pensar em quantas são as ferramentas disponíveis para profissionalizar um negócio? Especialmente em Marketing Digital é possível que você já tenha notado isso e tenha até se questionado sobre porque algumas empresas ainda assim não vão para frente.

A resposta é simples: Muitos negócios ainda vivem do passado e não aceitam as modernizações trazidas pelo ambiente virtual. Com isso, ficam estagnadas no tempo e fadadas ao fracasso, totalmente na contramão daqueles que buscam crescimento e desenvolvimento.

Se você pertence a este segundo grupo, ou seja, que entende que é importante usar das novas tecnologias para progredir, este é um conteúdo que irá lhe acrescentar muito.

Confira aqui um resumo sobre como transformar o cenário do seu negócio garantindo assim uma correta e melhor administração dos leads que chegam ao seu ambiente virtual.

Atrair e reter leads: A missão desse século!

Antes de entrar propriamente dentro do assunto deste artigo, dando dicas e destacando as vantagens de trabalhar bem com a sua lista de leads, vale citar que atrair e reter tais potenciais clientes é considerado hoje como uma importante missão para este século.

Qualquer profissional ou estudioso da área de Marketing Digital reconhece que sem o lead não há resultado, sendo indispensável traçar estratégias digitais que visem especificamente trabalhar este público.

E é claro que isso não de forma robótica, mas sim bastante personalizada e com qualidade.

O que é lead e por que minha empresa precisa tê-los?

Evidentemente você já ouviu falar em leads, entretanto será que já sabe qual é o significado deste conceito que ganhou o mundo graças ao Marketing Digital? Se não sabe ou tem dúvidas sobre a definição deste termo, agora é hora de entender o que é leads!

Leads são potenciais consumidores da sua marca que já mostraram interesse pelo produto ou serviço que a sua empresa oferece. São os internautas que chegam até a sua página e por conta própria preenchem formulários para receber seus conteúdos e materiais.

Em resumo, os leads assinam newsletters ou simplesmente deixam seus dados registrados.

Posteriormente, seu negócio terá a oportunidade de entrar em contato com tais leads em inúmeras circunstâncias a fim de fazê-los seguir pelo funil até que façam compras ou contratações. Veja a seguir mais algumas vantagens em trabalhar bem seus leads:

Agilidade na hora da venda

Atrair e reter leads é a principal forma de garantir que a empresa não passe por dificuldades em seu dia a dia, visto que as vendas acontecerão quase que por naturalidade. A agilidade na venda renderá bons lucros num espaço de tempo menor, o que também é vantajoso.

Maior produtividade

Por que uma empresa precisa de uma base sólida de clientes enquanto outras estratégias visam atrair a novos leads ao mesmo tempo? Simples! Por que um negócio visa continuamente pelo seu crescimento. Enquanto a base sólida mantém os números necessários e planejados, as novas vendas e contratações são responsáveis pela expansão da empresa.

Oportunidades melhor aproveitadas

Por fim, também é vantagem trabalhar com a geração e com a nutrição de leads a fim de explorar ao máximo as oportunidades que estão ao redor do empreendimento. Você pode fechar negócio com pessoas que jamais julgaria possível conhecer e isso graças ao Marketing Digital. Não perca a chance de fidelizar mesmo essas pessoas.

Geração de leads não é uma tarefa simples, você sabia disso?

Apesar de muito se falar na geração de leads, a maioria das pessoas não imagina o quanto essa pode ser uma tarefa trabalhosa. Afinal, nem todo mundo está pronto para desenvolver e aplicar estratégias digitais a fim de divulgar a empresa ou conseguir aumentar seu tráfego.

Para sanar tal necessidade, a dica é contratar quem entende do assunto. As agências de Marketing Digital são especialistas em desenvolver estratégias que garantem excelentes resultados na geração de leads.

As agências também são maravilhosas para que tais leads sejam posteriormente bem nutridos!

Dicas para nutrir seus leads com Marketing de Conteúdo

Sua empresa ainda está vivendo no passado e usa como ferramenta a planilha de leads na hora de nutrir tal público? Se a resposta for sim, evidentemente algo está bem errado!

Se o motivo para a modernização não ter batido a sua porta é a falta de conhecimento sobre como criar um fluxo de nutrição de leads, entretanto, a seguir você confere o BÊ-Á-BÁ para sair do zero e começar a ver resultados investindo no novo. Confira:

1.   Segmente os públicos segundo suas características

A primeira dica para a correta nutrição de leads é fazer a segmentação, ou seja, a separação de todos eles em grupos. Tais grupos devem ser orientados conforme as suas características determinantes e que os tornam, em partes, semelhantes.

Você pode segmentar conforme a sua estratégia digital. Pode ser por sexo, idade, região em que vive, classe econômica, formação, entre várias outras opções. Em resumo, sempre considerando os dados que você já obteve, é claro.

2.   Qualifique os leads com o passar do tempo e conforme a interação

Sua empresa pode gerar um bom número de leads diariamente, entretanto é evidente que nem todos eles chegarão a ser clientes fazendo, de fato, uma compra ou contratação. Conforme o funil vai afinando, menor o número de participantes, certo?

A qualificação dos leads é justamente o momento em que você começa a separar aqueles que aparentam ter mais potencial de virar clientes dos demais. Esses leads receberão conteúdos VIP’s, serão lembrados em ocasiões especiais e assim por diante, uma parte da sua estratégia.

3.   Aposte nos melhores e mais pertinentes assuntos

A terceira e última dica a ser dada aqui diz respeito a qualidade do conteúdo que é oferecido e entregue ao lead. Para que ele se mantenha interessado no seu produto, é imprescindível que seja conduzido através de artigos e campanhas que foram bem elaboradas.

Jamais corte custos ou investimentos nos materiais que serão encaminhados aos leads, pelo contrário, aposte cada vez mais em estratégias de Marketing Digital. Procure oferecer o que existe de melhor independente do seu segmento e ramo de atuação.

Agora que você sabe o que é lead é chegada a hora de descobrir como colocar sua empresa no Google em lugar de destaque! Aproveite para ter suas próprias estratégias de Marketing Digital desenvolvendo seu projeto com quem entende desse assunto. Contate a Next4 já!

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Rodrigo Ferré

*Formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Unilago. + Certificado em Marketing Digital pela RD Station, Certificado em Google AdWords Sales Representative + Sales certification (Certificação Google Adwords) + Certificado em CRM pela Moskit CRM + Vendedor de Alta Performance pela Insight Company + Certificado de participação do RD Summit 2015 e 2016. Atua a mais de 10 anos proporcionando vendas para clientes com estratégias de marketing digital.