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[Marketing Digital] O que é um Lead? Não confunda com visitantes!

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Tudo o que você precisa saber para não confundir mais os visitantes do site da sua empresa com Leads (potenciais clientes).

No meio do Marketing Digital é muito comum utilizar o termo Lead não é mesmo? Mas você conhece o real significado e sabe como fazer para gerar cada vez mais Leads para o seu negócio? É justamente sobre isso que vamos falar hoje aqui no blog da Next4.

Imagine um cenário onde você receba diversas ligações de vendedores de planos de saúde com muitas ofertas para você, ok? Realmente podem ser ofertas muito bacanas não é mesmo? Mas não para você que já possui um plano de saúde e não pensa em trocá-lo agora. Imagine agora quão satisfeito você ficaria com um desses vendedores se ele te ligasse no seu horário de trabalho ou em um momento de lazer com sua família!

As taxas de conversão dessa estratégia de venda ultrapassada e fria são baixíssimas e demanda um grande esforço por parte do profissional, pois ele vai precisar se apresentar, explicar o que está vendendo antes de apresentar os benefícios da sua oferta, tornando esse processo longo e muito chato.

Não existe um critério ou seleção com base nos interesses do público-alvo e de acordo com estudos, apenas 1% desse tipo de ação resultam em uma posterior reunião com o possível cliente.

Se os mesmos vendedores tivessem a sensibilidade de gerar valor primeiro e captar os Leads com base nos seus interesses, aposto que esse retorno seria muito melhor e você não teria recebido nenhuma ligação =)

“No Marketing Digital, Lead é um potencial comprador dos seus produtos e serviços, que passa pelo estágio de nunca ter ouvido falar da sua empresa (marca) para alguém que pode comprar de você (demonstra interesse).”

Portanto, um visitante do seu site que não demonstra qualquer interesse não pode ser considerado um Lead, ok? Somente aqueles que fornecem algum tipo de dados de contato (formulários, assinatura de listas de e-mails, download de conteúdo rico) passam a ser considerados Leads.

A venda até o momento não é garantida, mas as chances de conversão são muito maiores. Começa a partir daí um trabalho de identificação do momento de compra desse Lead: Aprendizado e Descoberta (frio, pouco interesse) – Reconhecimento de Problema (morno, algum interesse) – Consideração de Solução (quente, muito interesse) – Decisão de Compra (pronto para comprar). O ideal aqui é você ter um conteúdo relevante para cada etapa que o Lead se encontra e nutri-lo com mais informações para ele avançar no funil de vendas.

Perceba que a realização de um contato (vendedor) que pode ser feito por e-mail ou ligação, após esse processo onde o lead já teve algum tipo de relacionamento com a sua empresa aumentam as chances de você se interessar por escutar o que o vendedor está oferecendo?

Ao contrário de que se você se comunicar para um mercado desinteressado esperando atingir alguém é um “tiro no pé” e só resulta no desperdício de tempo e dinheiro para a empresa.

✓  Investir em captação de Leads é fundamental para as estratégias de empresas B2B e o Marketing Digital.

Nesse caso, o Marketing Digital tem o intuito de educar e criar um relacionamento de longo prazo com a base de clientes, Leads e visitantes que entram no fluxo de leads da empresa, contando com a ajuda da jornada de compra.

O mesmo vale para o mercado B2C, você precisa fornecer algo em troca das informações do seu possível consumidor para ele se tornar um Lead da sua empresa.

Uma forma muito eficaz de fazer esse relacionamento com os Leads gerados ainda é o e-mail marketing. Mas lembre-se de enviar somente mensagens One to One (extremamente personalizadas) e com conteúdo relevante e referente ao que ele pesquisou em seu site.

✓ O Marketing de conteúdo é a melhor maneira de captar leads para o seu negócio

Hoje em dia os consumidores pesquisam muito na internet antes de tomar qualquer decisão de compra não é mesmo? Além disso, eles estabelecem uma relação mais próxima com as marcas de sua preferência até mesmo depois de comprar e consumir seus produtos e serviços.

O objetivo do marketing digital é criar conteúdo relevante para o público-alvo e vender mais para esses leads que se envolvem através de alguma ação como: compartilhamento nas redes sociais, assinatura em listas de e-mails, downloads de materiais ricos etc.

Não tente vender para um Lead que acabou de chegar a sua base. Você vai espantá-lo e dificilmente ele voltará para consumir seus produtos / serviços. Faça-o percorrer o funil de vendas e seus estágios e deixe-o demonstrar que está pronto para comprar e somente a partir daí você deve entrar em ação.

✓ Gerar tráfego qualificado para o seu site

É o primeiro passo para obter cada vez mais um número maior de Leads. Invista cada vez mais em conteúdos relevantes dentro do seu site e utilize sempre as principais palavras-chave para obter um bom posicionamento orgânico.

Utilize a otimização para obter, tanto no Google quanto no Youtube um número maior de tráfego orgânico para a sua página. Você pode também optar em um primeiro momento por anúncios patrocinados no Google Adwords para a geração de tráfego instantâneo.

Patrocine as principais palavras-chave que os seus possíveis clientes poderiam pesquisar e achar a sua empresa. Crie campanhas patrocinadas nas mídias sociais também, pois isso pode gerar um rápido retorno para a criação da base de leads, mas lembre-se que isso vai de acordo com o poder de investimento de cada um.

Nós da Next4 aconselhamos sempre que se faça um ótimo trabalho de SEO para a geração de tráfego orgânico do Google pois, além de ser gratuito, ele geralmente é mais qualificado e visto como referência para quem pesquisa.

Conte com um time completo de especialistas em Marketing Digital para assessorar a sua empresa. Temos mais de 12 anos de expertise no mercado digital e podemos lhe auxiliar com estratégias e dicas para melhorar o desempenho da sua empresa na internet.

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G. Lang

*Formado em Marketing pala Universidade Paulista (UNIP). *Formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi. *Colegial Técnico em Processamento de Dados pela FECAP. + Atua em Estratégias de Marketing Digital na Agência Next4 desde 2009 + Certificado pelo Google Adwords (Publicidade e Pesquisa + Fundamentos Google) + Certificado Inbound Marketing pela RD Station