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[Marketing Digital] Como ganhar tempo vendendo ao cliente ideal?

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Sua empresa não pode atender a todo mundo. Nem todas as pessoas necessitam de seu produto, ou estão preparadas para comprá-lo. Por esse motivo, as empresas precisam otimizar os seus esforços e se concentrar no cliente ideal.

Mas como conhecer o cliente certo do seu negócio? Existe algum perfil predefinido para o cliente perfeito que as empresas devem atender e buscar? Como lidar com eles?

Veja essas e outras respostas neste artigo e ganhe tempo vendendo para as pessoas certas.

Cliente bom x cliente ruim

Primeiro você deve compreender a diferença entre cliente bom e ruim.

Cliente bom é aquele que enxerga valor na solução que você oferece, reconhece a sua empresa e valoriza o seu trabalho. Esse cliente não está muito preocupado com o preço e, na maioria das vezes, pode ser chamado de fã dentro do marketing digital.

Ao fechar contratos com consumidores desse tipo sua empresa aumenta o Life Time Value, ou seja, o valor gasto por ele durante o relacionamento com o negócio. Isso acontece, porque dificilmente ele vai sair de sua empresa em busca de outra, a menos que você não cumpra o que prometeu.

Já o cliente ruim é aquele que não sabe o que está procurando. Ele não entende o que você vende e muito menos o seu trabalho.

Um exemplo são os consumidores que adquirem o seu produto para resolver o problema errado. Eles compram uma peneira para tapar um pote de sal, por exemplo.

Vender para esse perfil de cliente pode ser muito perigoso. Quando as soluções do problema não aparecerem você será o culpado, mesmo que seu produto não tenha sido feito para suprir essa necessidade.

Além disso, os pedidos de reembolso aumentam e depoimentos insatisfeitos também. Acredite você não quer atrair o cliente errado para dentro de sua empresa.

Como atrair o cliente ideal?

Como existem diferentes tipos de clientes e nem todos são indicados para sua empresa, você deve estar se fazendo essa pergunta agora mesmo. Mas fique tranquilo!

Para conhecer o cliente ideal de sua empresa você deve mapear a sua persona.

Persona é um perfil fictício com informações demográficas, comportamentais, de interesse, objetivos e assim por diante.

Também chamado de cliente em potencial, é usado para treinar sua equipe de marketing a encontrar e atender, da melhor forma possível, as pessoas com mais chance de se tornarem clientes.

O marketing digital ajuda a encontrar e atender o seu cliente ideal.

Usando estratégias digitais como o marketing de conteúdo, por exemplo, você gera conteúdo interessante para a sua persona. Essas pessoas chegam até a sua empresa, conhecem sua solução e se tornam clientes mais tarde.

Da mesma forma, aqueles que ainda não estão prontos para comprar de você não são completamente descartados. Eles podem entrar em um processo de nutrição de leads até que finalmente estejam preparados para fazer um pedido.

Mas como definir a hora certa para vender? A resposta é a automação de marketing. Esses sistemas acompanham todos os leads, disparam conteúdos automáticos e ajudam a posicionar cada contato em sua jornada do comprador.

Ao mirar nos clientes certos sua estratégia fica mais barata e assertiva. Por isso, não deixe de usar o marketing digital para vender mais e alcançar o público-alvo certo para seu negócio.

Se ainda tem dúvidas sobre como definir o seu cliente ideal, deixe o seu comentário abaixo ou fale conosco.

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Rodrigo Ferré

*Formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Unilago. + Certificado em Marketing Digital pela RD Station, Certificado em Google AdWords Sales Representative + Sales certification (Certificação Google Adwords) + Certificado em CRM pela Moskit CRM + Vendedor de Alta Performance pela Insight Company + Certificado de participação do RD Summit 2015 e 2016. Atua a mais de 10 anos proporcionando vendas para clientes com estratégias de marketing digital.