Skip to main content
Growth Hacking: expectativa vs. realidade

Growth Hacking: expectativa vs. realidade

RESUMO DA NOTÍCIA:

  • Introdução ao Growth Hacking
  • O que realmente é o Growth Hacker
  • Ferramentas utilizadas pelo Growth Hacker

 

De nome estranho, pronúncia difícil e significado pouco conhecido. Pois é, não é só você, leitor, que estranhou o Growth Hacking à primeira vista. É um termo pouco usado no Brasil, tanto na fala quanto na prática, entretanto tem trazido benefícios exorbitantes para diversos países, como, por exemplo, os Estados Unidos. Aplicado por várias startups do grande país do norte do continente, a Growth Hacking vem chegando devagar ao Brasil, porém confundindo a muitos de como ela realmente funciona e impulsiona uma startup.

Pois bem, explicando basicamente, Growth Hacking precisa ser separado para ser definido, onde Hacking deriva da palavra Hacker, que na linguagem da internet abrange invasores de conteúdo de um determinado domínio, entretanto, nesse contexto, ‘hacking’ apresenta o significado de “persistir no aprendizado até consumir ao máximo”, ou seja, é o sujeito que não sossega até que tudo pelo que ele se dedica seja apreendido por sua mente. Já ‘Growth’ (crescimento, em inglês) auxilia na definição do contexto para definir um profissional que tem gana pelo crescimento através de seu aprendizado, de sua colheita, desejando fazer crescer o número de usuários ou consumidores de um produto. Resumindo, uma metodologia utilizada para impulsionar serviços.

 Growth Hacking?

Pode parecer que o Growth Hacking seja uma vertente do Marketing, não é mesmo? Errado! É o pensamento de muitos que acreditam que o Growth Hacking não passa de um auxiliar, uma ferramenta a mais na impulsão de uma empresa. Entretanto, o profissional Growth Hacker utiliza de diversas técnicas de estudo e metodológicos para englobar o todo da empresa com o objetivo de impulsioná-la no mercado. Mas, de que forma ele faz isso? Pois bem, esse profissional utiliza todos os setores possíveis para tomar essa decisão: o financeiro, o marketing, o recursos humanos, operações empresariais e por aí vai. Ou seja, toda decisão tomada por qualquer setor deverá ser consultada pelo Growth Hacker para que ele responda a seguinte pergunta para si: “Como essa alteração impactará no mercado para clientes e concorrência?”.

O que realmente é o Growth Hacker

Após responder a pergunta, o profissional travará uma batalha consigo de como trabalhar a imagem da empresa a partir de tais decisões tomadas. Dessa forma, ele aglomerará o todo da empresa para impulsionar, através de ferramentas utilizadas (próximo item), como método estipulados de trabalhar a imagem da empresa para público e demais esferas do mercado. O profissional precisa ser criativo, dinâmico e, a todo o momento, entender as situações vividas pela empresa para alterações de plano, além de consequentes maneiras de trabalhar a imagem da empresa de acordo com tais formatos vigentes.

Ferramentas utilizadas pelo Growth Hacker

  • Aquisições virais: replicar de conteúdo de usuários antigos para novos usuários;
  • Aquisições pagas: links patrocinados, anúncios de TV, marketing de afiliados, celulares, rádios;
  • Marketing de conteúdo: conteúdos acerca do produto ofertado, para que visitas sejam mais recorrentes no site, transformando visitantes em consumidores;
  • E-mail marketing: através do poder de convencimento na base de um diálogo com o futuro consumidor;
  • SEO (otimização de sites): através de estratégias utilizando palavras-chaves de destaque, a busca orgânica trabalhará por si nesse quesito.

O nome pode ser difícil, mas a ideia é fácil de ser posta em prática. Ter esse tipo de profissional é certeza de evolução na empresa, afinal o Growth Hacker integra todos os setores para elevar a empresa a outro patamar, em busca de novos consumidores num mercado tão concorrido.