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Funil de vendas é a chave para a sua empresa vender mais!

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Vender é o objetivo de todas as empresas, mas nem sempre é tão fácil convencer o cliente a comprar de você.

A concorrência está cada vez mais acirrada e você precisa ficar a frente de seus concorrentes. O funil de vendas pode ajudá-lo com isso. Ele permite selecionar as pessoas certas para sua empresa, otimizar seu processo de vendas e descobrir o motivo da perda de clientes.

Ainda não sabe o que é um funil de vendas e como ele funciona? Confira neste artigo, como transformar o seu funil de vendas em uma máquina de clientes.

O que é funil de vendas?

Para fazer uma compra passamos por um processo inconsciente, antes de tomar a decisão. Esse processo abrange desde o primeiro contato com o produto, até a finalização do pedido.

No entanto, durante todas essas etapas muitas coisas podem acontecer. O funil de vendas nos dá conhecimento de cada fase e ajuda a compreender o caminho percorrido por seu potencial cliente.

O pipeline de vendas, como também é conhecido, se divide em três partes principais:

Topo do funil

O lead ainda não tem conhecimento do problema ou oportunidade, elas buscam informações amplas.

Nessa etapa, devemos atrair o maior número possível de visitantes para o site e procurar transformá-los em leads. Os conteúdos devem despertar a atenção dos leads para sua empresa e educá-los sobre o problema, para depois focarmos na solução.

Conteúdos bons para esta etapa do funil seriam infográficos e artigos de blog sobre benefícios do seu produto, vantagens de investir nele, ou seja, algo bem menos vendedor e educativo para atrair leads.

Meio do funil

Nessa etapa o seu potencial comprador compreende o problema e sabe que precisa resolvê-lo imediatamente, ele busca mais informações sobre o problema.

No entanto, ele ainda não está certo se deve comprar de você ou não. Aqui você pode ajudá-lo a encontrar todas as soluções possíveis para resolver o problema e apresentar as melhores opções.

Conteúdo rico é muito relevante para essa etapa, E-books, Webinars, eventos online e newslatters são excelentes opções para educar o lead fazendo com que ele queira comprar o produto ou serviço que a sua empresa oferece, nesta etapa temos que falar exclusivamente do produto ou serviço, não da sua empresa.

Fundo do funil

Agora chegou a hora de convencer o lead a comprar de você. Como você tem gerado conteúdo em todas as etapas acima, o lead já o encara como autoridade no assunto.

Basta mostrar a ele os diferenciais de sua empresa. O processo termina com o fechamento do pedido pelo cliente.

Na etapa final do funil você deve mostrar o quão boa sua empresa é. Investir em Cases, pesquisas de mercado, planilhas e tabelas de preço são opções extremamente relevantes e importantes para ajudar o lead na tomada de decisão.

Montando o seu funil de vendas

Agora que você já sabe o que é um funil de vendas e como funciona, veja abaixo como montar o seu e vender mais.

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1.      Conheça a jornada de compra

Toda empresa deve ter sua própria jornada de compra mapeada, pois essas etapas variam de acordo com seu negócio, produto ou serviço. Por isso, o primeiro passo é conhecer o caminho percorrido por seus potenciais compradores até fecharem o pedido.

2.      Gere conteúdo de qualidade para cada etapa

Mapeou as etapas? Ótimo! Agora, vamos gerar conteúdo para cada uma delas. O marketing de conteúdo vai acompanhar seus leads durante todo o funil e garantir que eles se tornem clientes no final do processo.

Mapeie as dúvidas mais comuns de cada etapa do funil e crie conteúdos para ajudar a resolvê-las.

3.      Crie oportunidades

A única forma de garantir que o seu funil de vendas gere conversões para sua empresa é abrir oportunidades. Todos os seus conteúdos devem levar o lead para a próxima fase do funil e oferecer chances para ele comprar de você.

Não fornecer possibilidades de compra no decorrer do caminho é um desperdício de tempo e dinheiro. Logo, permita que seus leads comprem de você quando estiverem preparados.

4.      Mensure e otimize o seu funil

A mensuração e otimização do funil de vendas devem ser consistentes.

Capture os dados de cada uma das etapas do funil, avalie os abandonos da jornada, conheça a taxa de conversão geral e procure melhorar todo o processo. Mudar a forma de abordagem do lead e investir em novos formatos de conteúdo são algumas formas de melhorar o seu processo de vendas. Experimente!

Seguir esse processo, sem dúvida, vai ajudá-lo a gerar mais vendas para o seu negócio. Aplique essas dicas em sua empresa e veja os resultados por si mesmo. Em seguida, deixe o seu comentário abaixo!

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G. Lang

*Formado em Marketing pala Universidade Paulista (UNIP). *Formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi. *Colegial Técnico em Processamento de Dados pela FECAP. + Atua em Estratégias de Marketing Digital na Agência Next4 desde 2009 + Certificado pelo Google Adwords (Publicidade e Pesquisa + Fundamentos Google) + Certificado Inbound Marketing pela RD Station