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Final de funil, crio conteúdo ou estratégia para venda?

A teoria do funil ou estratégia para venda de funil para Inbound é a forma encontrada por profissionais do marketing digital para compreender quais são as fases existentes no processo de compra. Nela, há diferentes ações que devem ser tomadas, principalmente com relação à criação de conteúdo, para a fase de topo de funil, meio de funil e final de funil.

O final do funil é a fase mais esperada pelas empresas e estrategistas, já que é nela que o usuário passa a ser um cliente, e todo o esforço passa a valer a pena. Mas para que tudo ocorra perfeitamente e que esta venda tenha um final realmente positivo para ambos os lados, alguns cuidados devem ser tomados.

A principal dúvida neste momento é: devo criar um conteúdo específico para este momento ou partir direto para a estratégia de venda?

O conteúdo (estratégia para venda) ainda importa.

Acredite, quando se trata de estratégia para venda o conteúdo é sempre importante. Aliás, é o que há de mais importante em todo o processo, desde o topo do funil até o final dele. Portanto, a criação de conteúdo deve continuar sendo o foco e é ela que será responsável pela conversão.

Por isso, todo cuidado é pouco na hora de criar estratégias de vendas. A página de finalização deve conter todas as informações possíveis para atender o usuário.
Fotos com possibilidade de zoom, de preferência em diversos ângulos, características técnicas, informações relevantes como especificações do fabricante.

Outro ponto relevante, e que segundo especialistas é capaz de fazer as conversões dobrarem é a inserção de avaliações de outros clientes. Você pode utilizar um sistema simples de símbolos onde, por exemplo, os consumidores que já compraram dão notas para o produto, ou então colocar os comentários mesmo.

E neste momento, não adianta deixar disponível somente os comentários positivos. Só faça uma moderação para garantir que palavras de baixo calão não sejam publicados em sua página e libere para que os consumidores possam avaliar tanto o produto quanto a entrega e a agilidade de sua empresa. Mas atenção! Se sua empresa não focar em um atendimento de qualidade e na busca de produtos superiores para seus clientes, isso pode ser um tiro no pé.

Além disso, outras ferramentas e estratégias podem agilizar a compra. Há alguns sites que mapeiam as páginas buscadas pelos clientes e caso a compra não seja realizada, enviam mensagens a respeito do produto em questão. Isso pode ser feito por chat, ou até por e-mail, dependendo de como seu sistema foi construído.

A equipe de vendas pode ser acionada em casos de produtos com alto valor agregado também, com contatos feitos fora da internet para garantir que o cliente tem em mãos tudo que precisa para efetuar a compra.

Para concluir, podemos dizer que o final do funil é uma etapa mais importante de todo o processo, nela que fidelizamos o cliente e conquistamos com a venda do produto. Mas que só é possível com um trabalho bem feito nas demais fases. Atue com transparência e eficácia e conquiste excelentes resultados.

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G. Lang

*Formado em Marketing pala Universidade Paulista (UNIP). *Formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi. *Colegial Técnico em Processamento de Dados pela FECAP. + Atua em Estratégias de Marketing Digital na Agência Next4 desde 2009 + Certificado pelo Google Adwords (Publicidade e Pesquisa + Fundamentos Google) + Certificado Inbound Marketing pela RD Station