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Estratégias para conquistar a fidelização de clientes

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental que a sua empresa saiba como se comunicar com seu público-alvo e o que fazer para manter um cliente. A fidelização de clientes é algo que muitas empresas acabam esquecendo e que, por incrível que pareça, pode ser um agente lucrativo, pois um cliente que ficou satisfeito com a última compra e sabe como a empresa trabalha tende a compartilhar sua experiência positiva com as outras pessoas.

E é justamente nesse processo que uma empresa específica passa a lucrar e não é apenas pelo retorno do cliente “antigo”, mas também com a possibilidade de realizar uma boa propaganda da empresa para todas as pessoas que conhece e, caso sua experiência tenha sido negativa, a tendência é que ele faça o mesmo e a sua marca sinta os impactos de maneira direta. No caso, a fidelização e o sucesso de um cliente está diretamente ligado ao seu processo de pós-venda.

Esse pós-venda é como a sua empresa se relaciona e trata o cliente que efetuou uma compra. Ou seja, se um cliente comprou uma blusa em seu e-commerce cabe a você ou seus funcionários encaminharem informações sobre a entrega e assim que receber a confirmação, passar a perguntar se o cliente está satisfeito com o produto, se o prazo de entrega foi atendido (isso é algo mais do que necessário) e se ele deseja fazer alguma sugestão ou uma reclamação para sua empresa.

As Melhores Estratégias para Fidelizar o seu Cliente

Se uma pessoa chegou até a sua loja (seja ela física ou virtual) é um sinal de que ela realmente gostou de algo que você comercializa. Conhecer essa pessoa é fundamental para que consiga abordá-la com mais qualidade e permite oferecer os produtos ou serviços que possam agradar com mais eficácia. Esse conhecimento pode ser adquirido através de pesquisas e até mesmo através da sua vivência e experiência no mercado, algo extremamente crucial para o sucesso.

Após conhecer o seu cliente e ainda ter feito a venda de determinado produto ou serviço é imprescindível que você comece a estabelecer vínculos com ele. O interessante é fazer o seu cliente se sentir valorizado pela empresa e desenvolver um afeto por ela. Isso é algo que de fato ocorre com frequência nos pós-venda, onde a empresa passa a demonstrar um afeto pelo cliente e ele valoriza ser reconhecido, principalmente quando recebe brindes e afins.

Se a sua empresa está nas redes sociais é interessante continuar desenvolvendo uma relação com seu público-alvo. Crie formas de entretê-lo e chamar a sua atenção, faça ele perceber o quanto a sua empresa é interessante. Há lançamentos na loja? Que tal mostrar para aquele cliente em primeira mão? Ou então ofertar descontos? Fidelizar seu cliente propõe certo tipo de atendimento diferente dos outros, o cliente precisa se sentir especial e à vontade.

Faça promoções exclusivas para os clientes que já compraram na sua loja e não se esqueça de sempre acompanhar a sua compra do início ao fim. Certifique-se de entregar os produtos ou serviços no prazo que estipulou e, logo em seguida, questione sobre o que ele achou do produto, do atendimento e se ele sugere alguma mudança. É com base nessas respostas que você pode deixar sua loja ainda mais eficiente e capaz de fidelizar clientes.

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Rodrigo Ferré

*Formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Unilago. + Certificado em Marketing Digital pela RD Station, Certificado em Google AdWords Sales Representative + Sales certification (Certificação Google Adwords) + Certificado em CRM pela Moskit CRM + Vendedor de Alta Performance pela Insight Company + Certificado de participação do RD Summit 2015 e 2016. Atua a mais de 10 anos proporcionando vendas para clientes com estratégias de marketing digital.