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Aprenda a fazer uma estratégia de retenção de clientes

Como fazer uma estratégia de retenção de clientes

O Marketing tem amadurecido com tecnologias de automação, uma vez que é possível entender melhor os clientes e enviar conteúdo de acordo com cada persona e estágio da jornada do comprador, isso contribui muito para a retenção de clientes.

Uma boa estratégia de comunicação é muito importante para uma empresa conseguir clientes, para começar, é preciso conhecer o público para o qual a comunicação será elaborada, criando uma persona (alguém que personifique o público-alvo, mas que tenha nome e personalidade), assim toda vez que qualquer pessoa precisar criar um conteúdo saberá como e para quem criá-lo.

Com a persona criada é preciso conhecer a jornada de compra dela, desde a ativação que fez ela procurar pelo serviço ou produto até o pós-compra, com isso é possível criar meios de contato com ela, disponibilizando conteúdos atrelados a cada estágio da compra. É muito importante saber que, além de um bom conteúdo, é preciso de um bom timing, nada adianta mandar um conteúdo de retenção de clientes para a persona no estágio de ativação, por melhor que ele seja.

A automatização de conteúdo pode ser feita em todos os estágios da jornada, com e-mail marketing, e-book, landing page, whitepapers, vídeos, etc. Porém, é preciso sempre ter em mente a persona para saber qual o melhor meio de se comunicar com ela, se não é alguém que gosta de ler, um e-book pode ser um fracasso, porém um vídeo bem visual e explicativo será de fato um sucesso.

Com a persona e a jornada desenhada, é hora de conhecer o funil do inbound marketing, ou seja, quem ainda está no topo e precisa conhecer mais sobre o serviço para de fato comprá-lo, e quem já é fundo de funil e só precisa de um empurrãozinho para realizar a compra, seja ele um diferencial ou um conteúdo exclusivo.

A comunicação no pós-compra deve ser levada tão a sério quanto a que for feita antes, o que não podemos fazer é esquecer das pessoas que já compraram, pois elas vão procurá-lo na próxima vez que precisar do seu produto ou serviço, para ter uma boa estratégia de retenção de clientes podemos contar com o sistema de automação de marketing.

Alguns fatores são fundamentais na hora de escolher um bom Software de Automação de Marketing para você alcançar resultados que realmente vão fazer a diferença para o seu negócio, alguns deles são:

  1. Ver se é possível personalizar o tipo de informação que você quer coletar sobre os Leads para conseguir segmentar e personalizar os conteúdos e tipos de interações.
  2. Ter a inteligência de mudar o lead de lista e de fluxo automaticamente quando ele passar para outras fases da estratégia (AD passa para RP, CS etc)
  3. Disponibilizar a interação com o Lead além do e-mail, ter notificações de quando o lead chega a outros estágios de compra e possibilita enviar informações para sistemas externos (redes sociais, e-mails etc)

A automação de marketing ajuda na retenção de clientes

Isso porque ela permite criar estratégias para o cliente nunca esquecer da sua marca, enviando e-mails personificados, novidades, e até mesmo informações sobre o mercado e conteúdos relevantes para o cliente, ela permite que o cliente fique sempre em contato com a sua marca, para que ele se torne um embaixador e sempre indique a sua empresa quando tiver oportunidade, isso é fidelização, isso é conseguir vendas com o novo marketing.

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G. Lang

*Formado em Marketing pala Universidade Paulista (UNIP). *Formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi. *Colegial Técnico em Processamento de Dados pela FECAP. + Atua em Estratégias de Marketing Digital na Agência Next4 desde 2009 + Certificado pelo Google Adwords (Publicidade e Pesquisa + Fundamentos Google) + Certificado Inbound Marketing pela RD Station