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Diretores – Como entender uma estratégia de marketing digital

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Você já deve ter percebido que atualmente o marketing digital faz parte da rotina de um bom número de organizações.

Seja a empresa de pequeno, médio ou grande porte, investir corretamente em boas estratégias de marketing digital, mais do que proporcionar excelentes resultados, com certeza é a opção que garante a sobrevivência e o crescimento do negócio como um todo.

E sua empresa? Deseja estar no grupo dos empreendimentos que crescem ininterruptamente?

É claro que sim! Saiba então que esse é o momento certo para começar um processo de reflexão e entendimento para aplicar o inbound marketing dentro do seu cenário e da sua realidade corporativa.

Mais do que criar uma infinidade de estratégias de marketing digital, saiba que o sucesso está muito mais relacionado à forma como cada uma delas é entendida e posteriormente mensurada.

Trabalhar bem a estratégia digital direciona a empresa para o topo

O planejamento estratégico sempre foi o pontapé do sucesso tratando-se do ambiente empresarial. Dentro do marketing digital, pensar estrategicamente cada ação antes de lançá-la no contexto online é o tiro certeiro para obter bons resultados.

Uma estratégia deve sempre ser entendida como uma opção, um caminho que leve o negócio a crescer. Para tanto, é essencial que ela tenha degraus. Um representa o público-alvo da campanha, outro o próprio produto ou serviço oferecido, outro ainda deve representar o canal utilizado e assim por diante.

Em outras palavras, vale destacar que cada estratégia deve ser sempre pensada e desenvolvida em detalhes. Desde sua estruturação é imprescindível que já fique estabelecido quais serão as métricas e os KPIs a serem utilizados para mensurar os resultados alcançados.

KPIs: O que é e como usar nas estratégias digitais da sua empresa?

KPIs, ou sem abreviar, Key Performance Indicator, são indicadores chaves que servem para mensurar e determinar a qualidade e a viabilidade de uma estratégia digital, a fim de lhe garantir uma gestão eficaz, otimizando assim cada etapa e publicação seguindo as técnicas e estratégias de inbound marketing e SEO.

Um bom KPI deve atender as seguintes características para ser avaliada como de alta qualidade:

✓ Deve essencialmente refletir a empresa por completo;
✓ Precisa ser considerada de caráter estratégico e ser utilizada pela administração na tomada de decisões;
✓ Seu grau de aderência ao formato de trabalho do negócio deve ser sempre alto;
✓ Necessita atender a todos os diferentes níveis da empresa;
✓ Deve ser sempre baseada em dados reais, confiáveis e possíveis de se mensurar;
✓ Ser autodidata também facilitará que os diretores e demais gestores entendam os resultados observados;
✓ Precisa servir como um tipo de insumo dentro do plano de ações do empreendimento.

Os KPIs variam conforme o tipo de negócio, o momento estratégico e o objetivo específico. A seguir, veremos alguns dos indicadores chaves mais comuns e utilizados em inbound marketing.

5 KPIs para mensurar suas estratégias digitais

  1. Custo aquisição de cliente (CAC);
  2. Retorno sobre investimento (ROI);
  3. Taxa de Churn (abandono da negociação);
  4. Taxa de Conversão;
  5. Ticket médio de compras.

Como se vê, mais do que desenvolver uma eficiente estratégia de marketing digital é realmente importante escolher a melhor forma para posteriormente mensurá-la, a fim de definir se vale a pena ou não dar continuidade a ela e em que e como pode ser melhorada. O profissional que executa essas ações precisa entender bastante sobre o mercado e estratégias, mas cabe ao diretor da empresa acompanhar se essas ações estão sendo implantadas e mensuradas, pois de nada adianta pagar uma agência ou um profissional que executa as estratégias sem mostrar resultados.

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre como aplicar uma estratégia de marketing digital na sua empresa? Não sabe por onde começar a estruturação das suas estratégias digitais? Entre em contato com a gente e obtenha todas as dicas e informações que procura!

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Rodrigo Ferré

*Formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Unilago. + Certificado em Marketing Digital pela RD Station, Certificado em Google AdWords Sales Representative + Sales certification (Certificação Google Adwords) + Certificado em CRM pela Moskit CRM + Vendedor de Alta Performance pela Insight Company + Certificado de participação do RD Summit 2015 e 2016. Atua a mais de 10 anos proporcionando vendas para clientes com estratégias de marketing digital.