Vendas ficam mais fáceis com estratégias digitais.

Quer atingir os melhores resultados?

Dicas para você alinhar o Marketing Digital e seu time de vendas

Treinar as equipes da empresa com certeza faz parte da gama de estratégias indispensáveis em que se investir para crescer. E, em meio a um contexto em que muitas negociações ocorrem através do Marketing Digital, saber como aproximar os times de Marketing e Vendas é muito importante a fim de garantir bons resultados.

Mas, como fazer isso? Será que é realmente necessário alinhar e unir esses dois departamentos dentro do negócio? Se estas são algumas das suas dúvidas vale resumir: Sim! É claro que é necessário e que vale a pena ter este cuidado de integrar não só esses dois setores, como também todos os demais na empresa!

Imagine que cada departamento é como um membro do corpo. Se a perna direita decidisse ir para um lado enquanto a esquerda para outro, será que daria certo? Evidente que não!

Assim é dentro de uma organização. Todos precisam se entender para então caminhar juntos.

Veja mais informações e dicas sobre esse assunto ao longo deste artigo e entenda como é imprescindível alinhar as estratégias de Marketing Digital junto aos colaboradores que atuam diretamente no setor de vendas.

A importância de unir o Marketing Digital à equipe de vendas

É fato que existem algumas rixas entre esses dois setores. Enquanto alguns funcionários de vendas acreditam que o setor de Marketing apenas produz gastos, para os de Marketing, há um constante sentimento de que os vendedores não sabem utilizar das campanhas criadas na hora de fazer uma boa venda. Como resolver e alinhar isso?

Como iguais, Marketing Digital e equipe de vendas são indispensáveis para o funcionamento do negócio. Um jamais compete com o outro, mas pelo contrário, ambos são responsáveis por ajudar no sucesso da empresa e por isso precisam trabalhar lado a lado a fim de ter resultados.

Quando não existe diálogo entre essas duas equipes, fica bem evidente o quanto a empresa está perdendo, por exemplo, oportunidades de novos negócios e estratégias. A sinergia é indispensável para abrir portas e a união dessas áreas é um indicador direto e claro.

Outro ponto importante é que Marketing e vendas são áreas supostamente “independentes”. Na verdade, uma precisa muito da outra para alcançar seus objetivos e metas.

Enquanto o Marketing precisa saber quais são as dores do cliente, algo que o pessoal de vendas tem mais fácil acesso, o comercial precisa usar das estratégias de Marketing para ter contato com um maior número de clientes. É uma relação de troca que, portanto, merece o alinhamento necessário para que ambas as equipes saiam satisfeitas.

5 dicas para fazer esse alinhamento

1.   Garanta a comunicação entre os setores

A primeira dica para alinhar os setores de Marketing e vendas é permitir e incentivar um bom nível de comunicação entre as partes. Mas, o que isso quer dizer? É preciso que esses departamentos possam conversar entre si a fim de criarem juntos excelentes oportunidades!

Juntos a imagem da empresa será construída, afinal, um setor será responsável por essa criação teórica, ou seja, desenvolvimento de campanhas que atrairão os clientes, já o outro terá a tarefa de fazer com que toda a teoria passe também a prática encantando o cliente!

2.   Mantenha continuamente uma política de análise

Mais do que alinhar as partes é indispensável manter sempre em dia a sua política de análise e mensuração de cada estratégia e campanha lançada. Será que estão correspondendo ao que foi planejado? Os objetivos e metas serão atendidos?

Além de avaliar a percepção do público, também é considerado como oportunidade saber qual tem sido a avaliação dos clientes internos, ou seja, os próprios funcionários. Jamais deixe de ouvir essa opinião e mantenha o clima organizacional sempre confortável a todos.

3.   Não tenha medo de mudar o que não está dando certo

Se a empresa assumiu uma postura de avaliação contínua, evidentemente enxergará rápido o que tem dado errado. Nesse momento, o principal é não ter medo de fazer modificações, afinal, se não está dando certo, é preciso mudar, não é mesmo?

As mudanças jamais deverão ser entendidas como um fracasso, mas sim como uma nova oportunidade estratégica de manter o ritmo de crescimento. O sucesso no número de vendas e o aumento de clientes interessados são indicativos do quanto as mudanças são proveitosas.

4.   Sempre aposte em novas estratégias

Ainda falando sobre mudanças e oportunidades, uma dica interessante para alinhar vendas e marketing é apostar na criação de novas estratégias podendo ser estas integradas, ou seja, contando com a colaboração de profissionais que atuam nesses dois setores.

Você sabia que dá para lançar novas campanhas criadas a partir da comunicação do marketing com o setor de vendas? Ambos os departamentos são os que estão mais perto e próximos do cliente, sabem o que ele quer e por isso juntos são responsáveis pelos melhores resultados com que a empresa poderia contar!

5.   Indique a responsabilidade de cada grupo

Por fim, é evidente que cada setor tem a sua própria responsabilidade e gama de tarefas a serem diariamente postas em prática. Sendo assim, não há meios de se extinguir ou se mesclar todas as atividades, mas por outro lado é possível determinar as responsabilidades dos grupos de formas mais leves e que envolvam mais a cada um.

Apesar de ser extremamente bom trabalhar juntos, haverá momentos em que cada profissional deverá se fixar nos projetos do seu próprio departamento, isso é normal e deve estar em concordância com a empresa toda.

Maior produtividade: Os resultados da junção dessas equipes!

Agora que você já sabe qual é a importância de alinhar o Marketing Digital junto ao setor comercial da empresa é preciso destacar apenas mais uma coisa. Quanto mais esses departamentos trabalharem lado a lado, melhores serão os resultados para o negócio.

Por isso mesmo, não deixe de investir em busca dessa maior produtividade. Faça muitas dinâmicas com os funcionários dos dois setores e permita que seja criada uma relação de amizade e muito respeito entre todos os colaboradores.

Uma vez que seja feito isso, aproveite para traçar novas e melhores estratégias de Marketing Digital ouvindo o que o pessoal de vendas tem a dizer e contribuir. Tenha resultados melhores investindo em uma união que deixará a todos mais satisfeitos.

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Rodrigo Ferré

*Formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Unilago. + Certificado em Marketing Digital pela RD Station, Certificado em Google AdWords Sales Representative + Sales certification (Certificação Google Adwords) + Certificado em CRM pela Moskit CRM + Vendedor de Alta Performance pela Insight Company + Certificado de participação do RD Summit 2015 e 2016. Atua a mais de 10 anos proporcionando vendas para clientes com estratégias de marketing digital.