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Dicas para se atualizar sobre criação de loja virtual

O e-commerce, também chamado de loja virtual, é atualmente um campo do empreendedorismo que pode obter vários resultados positivos. Muitos empreendedores já se aventuram diante das vantagens de vender os seus serviços ou produtos por meio da web.

A capacidade de atingir um público mais amplo, superando limites geográficos, estando disponível a qualquer hora do dia e da noite, bem como a velocidade nas transações, são apenas alguns dos motivos que levam muitos empreendedores a escolherem abrir uma loja virtual.

No entanto, iniciar o funcionamento de uma loja online também requer cuidados. Para garantir o êxito tão almejado é necessária uma boa dose de planejamento e compreensão sobre as possibilidades que o atual mercado proporciona.

Dicas para o sucesso da loja virtual

O comércio eletrônico conta com uma significativa quantia de varejistas que comercializam vários produtos. Nesse aspecto, para não ser apenas mais um diante da acirrada concorrência, é necessário compreender qual é o seu nicho de mercado, ou seja, o seu público-alvo e oferecer para ele produtos diferenciados. Além disso, é muito pertinente entender o comportamento de consumo do seu público para, dessa forma, conseguir torná-los fiéis.

Também é preciso efetuar um planejamento prévio detalhado para a sua loja online. Nesse planejamento devem estar questões que envolvem uma boa análise de mercado e da concorrência, estratégia de vendas e pós-vendas, logística, adoção de preços e divulgação, assim como alguns aspectos técnicos envolvidos, como, por exemplo, optar pelos trabalhos de um freelancer ou agência apta para o serviço.

Freelancer X agência web

Para o sucesso de um empreendimento virtual é necessário levar em conta algumas questões acerca de layout do site, divulgação da loja, entre outros aspectos. Sendo assim vem a questão sobre a contratação de uma agência ou de um freelancer.

Os prós de contratar uma agência é que ela possui uma equipe de profissionais gabaritada para alavancar um empreendimento virtual. Tais profissionais entendem de mercado, divulgação em redes sociais, elaboração de layouts e mais uma série de conceitos pertinentes. Por outro lado, há a atuação do profissional freelancer. Um freelancer geralmente cobra mais barato por seus serviços, porém nem sempre tem a possibilidade de dar conta sozinho da demanda de trabalho que uma loja virtual exige.

Uma agência conta com profissionais habilitados para dar a sua loja virtual mais visibilidade e mais alcance de público. Nesse aspecto, a atuação da agência pode facilitar inclusive na criação de um layout personalizado, com capacidade de reter o cliente por mais tempo e de navegação intuitiva.

É pertinente dar a devida atenção para o layout da sua loja. É importante que o layout seja simples, limpo e intuitivo, com essas três características, os clientes terão mais facilidade para encontrar o que procuram de maneira prática e eficaz. Vale destacar também a adequada apresentação dos seus produtos, para isso, é importante categorizá-los com cuidado, adotando assim um padrão de palavras-chave previamente planejado. Esse procedimento será essencial para que os produtos sejam bem organizados, bem como os mecanismos de busca podem encontrá-los com mais facilidade.

Em um meio repleto de lojas virtuais, a divulgação não pode ser desprezada. Para isso, há uma série de alternativas de marketing online, tais como o envio de newsletter, uso de redes sociais, Google Adwords, automação de marketing, entre outras. É necessário analisar quais alternativas se encaixam para o seu e-commerce.

Portanto, diante de tudo isso, planejamento e conhecimento de mercado são os pilares para consolidar uma loja virtual. Siga essas dicas e boas vendas.

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Rodrigo Ferré

*Formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Unilago. + Certificado em Marketing Digital pela RD Station, Certificado em Google AdWords Sales Representative + Sales certification (Certificação Google Adwords) + Certificado em CRM pela Moskit CRM + Vendedor de Alta Performance pela Insight Company + Certificado de participação do RD Summit 2015 e 2016. Atua a mais de 10 anos proporcionando vendas para clientes com estratégias de marketing digital.