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Criação de sites: Dicas para gerar credibilidade no seu site

desenvolvimento site

A criação de sites é extremamente importante para marcar presença na web. Confira algumas dicas vitais para que o seu site gere credibilidade e confiança para os visitantes. Dessa forma você estará a um passo de conquistar o cliente e vender seus produtos e serviços.

1. Faça com que seja fácil do cliente verificar a veracidade das informações no seu site

Você pode construir um site de credibilidade providenciando evidências do material publicado ao longo do texto (ex: citações, referências, fonte do material, wikpédia) especialmente se você esta linkando a essa evidência. Mesmo que a pessoa não clique no link de referência, você estará mostrando a fonte do seu material, esses links de referência geram credibilidade da informação contida no seu site. Logotipos de associações, congregações, agremiações podem ser uma excelente fonte de credibilidade quando seu cliente conhece a instituição da qual sua empresa faz parte.

2. Existe uma organização real por trás do seu site?

Mostrar que o seu website pertence a uma empresa legítima aumenta a credibilidade do seu produto/serviço. A melhor maneira é começar pela apresentação do seu endereço no site. Antes que alguém compre um produto/serviço da sua empresa, ele irá se certificar de que você é uma empresa real, estabelecida e que não vai desaparecer no dia seguinte. Outros detalhes também podem ajudar na credibilidade como inserir uma foto interna da sua empresa, ou até uma foto com seus funcionários e o logotipo da empresa na parede.

3. Qual o grau de expertise da sua empresa dentro do contexto de serviços que você oferece?

Você possui algum especialista no seu time de funcionários? Cite-os no seu corpo de funcionários. A sua empresa contribui ou provê serviços a alguma autoridade reconhecida? Dê um destaque nesse caso. Você ou sua empresa são afiliados à alguma organização conceituada? Torne claro para seus clientes. Convenhamos, não linkar sites/instituições que não possuem credibilidade. O seu site pode perder créditos por uma má associação.

A melhor maneira de promover isso é escrever artigos, dicas, iniciar um blog corporativo, e sempre relacionar ao seu site, ao seu negócio. Se você tem alguma material sobre sua empresa/produto/serviço publicado em alguma revista é o momento de mostrar esse material.

4. Mostre o quanto as pessoas que estão por trás da sua empresa são honestas e confiáveis

Mostre que existem pessoas reais por trás da sua empresa. Depois, encontre um maneira de convencer através de imagens e texto que esse time é confiável e comprometido. Por exemplo, algumas empresas divulgam um pouco sobre o perfil do seu funcionário, qual a área que ele atua, um hobby, uma frase, um gosto pessoal.

Você pode permitir que seus funcionários tenham um blog pessoal ou até participem do blog da empresa, isso irá fazer com que o visitante se convença de que existem pessoas verdadeiras e não um simples site de negócios

5. Faça com que seja fácil contatá-lo

Outro ponto importante para credibilidade do seu negócio, é tornar as informações de contato de fácil acesso. Mantenha sempre um destaque para o telefone e email de contato, insira sempre o endereço da sua empresa. Faça uso de todos os meios possíveis de comunicação existentes (email, formulário de contato, chat on-line, fóruns, e o tradicional telefone/fax).

Criar uma política de atendimento e abordagem do seu cliente gera pontos de credibilidade. Ficamos muito surpreso com o número de websites que não possuem esse tipo de informação e quando muito, de forma confusa e pouco prático.

A criação de sites é extremamente importante para marcar presença na web, vimos no artigo anterior algumas dicas para gerar credibilidade no site da sua empresa, aproveite mais algumas ações que farão com que o visitante se sinta a vontade para consumir os produtos e serviços da sua empresa.

6. Faça o design do seu site com uma aparência profissional (focado no seu propósito)

Nós consideramos um grande número de pessoas que abandonam sites por conta de um visual (design) inapropriado e que gera literalmente desconfiança. O design é parte fundamental do seu site, tão importante quanto o seu produto ou serviço. Não abra mão de um layout correto e com qualidade.

As pessoas não precisam ser designers para saber e “sentir” quando um layout esta agradável e apropriado. Muitas vezes, o design (aparência do site) pode ter um peso considerável na decisão de compra de um cliente, principalmente quando ele se encontra pela primeira vez no seu site.

7. Torne o seu site fácil de usar e navegar

A nossa experiência nos mostra que sites que possuem uma navegabilidade orientada ao usuário, ganham muitos pontos de credibilidade. Algumas empresas esquecem dos usuários do site, estão presas ao ego da empresa e tentam mostrar o que conseguem fazer com determinada tecnologia, são as introduções em flash sem “pular intro”, é a musica sem controle remoto, e qualquer outra tecnologia ou obstáculo visual que fuja do propósito: informar o usuário na sua necessidade.

8. Atualize o seu site com frequência (ao menos mostre as alterações recentes)

As pessoas costumam atribuir maior credibilidade a sites que estão sendo constantemente atualizados. Novamente, o Blog corporativo é uma excelente maneira de mostrar isso. Não importa o quão importante é o que você esta escrevendo, é sempre interessante ter um blog “em dia” do que desatualizado ou abandonado. Poste no seu Blog corporativo sobre novidades da sua empresa, fale um pouco sobre um novo cliente, um novo produto/serviço ou até eventos significativos para o seu negócio ou para o seu setor de negócios.

9. Evite utilizar conteúdo publicitário de terceiros (ex., adsense, ofertas, notícias)

Se possível não insira nenhum material de propaganda de terceiros no seu site. Se você precisa inserir conteúdo publicitário ou Adsense no seu site, deixe bem claro a diferença entre o conteúdo do seu site e onde começa e termina o conteúdo publicitário do terceiro. Muito cuidado com pop-ups, eles são intrusivos e quase sempre acabam causando desagrado.

10. Evite todo tipo de erros, não importa o tamanho

Erros ortográficos são péssimos e muito comuns na web. Links quebrados machucam a credibilidade do site mais do que as pessoas imaginam, por isso a importância de manter o site atualizado e livre de erros.

É muito fácil corrigir os erros ortográficos, basta utilizar uma versão moderna do editor de textos como Microsoft Word e fazer a correção automática antes de inserir o conteúdo no site.

11. O conteúdo do seu site e feedbacks

Esta é uma das mais importantes dicas para qualquer profissional que está envolvido no mundo do marketing on-line e vendas. Mantenha a credibilidade do seu site em alta sempre. Quando for redigir um conteúdo do seu site procure ser claro, objetivo e sincero. Fique atento a opinião dos seus clientes a respeito dos seus produtos/serviços e a opinião daqueles que ainda não são seus clientes.

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G. Lang

*Formado em Marketing pala Universidade Paulista (UNIP). *Formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi. *Colegial Técnico em Processamento de Dados pela FECAP. + Atua em Estratégias de Marketing Digital na Agência Next4 desde 2009 + Certificado pelo Google Adwords (Publicidade e Pesquisa + Fundamentos Google) + Certificado Inbound Marketing pela RD Station