Vendas ficam mais fáceis com estratégias digitais.

Quer atingir os melhores resultados?

Dicas de como criar Estrategias de Marketing Digital de alta performance

dicas-de-como-criar-estrategias-de-marketing-digital-de-alta-performance

O que podemos planejar e desenvolver para obter resultados significativos usando estrategias de marketing digital na minha empresa?

Neste artigo o nosso CEO Gustavo Buonnacorso vai explicar um pouco sobre como são alguns processos do marketing digital que replicamos para os nossos clientes. Assim você pode identificar suas necessidades e também visualizar como a Next4 pode auxiliar a sua empresa para obter os melhores resultados na captação de Leads qualificados para a sua área comercial, ou seja, contatos que realmente estão interessados no que você tem a oferecer.

“A Next4 é uma Agência Full Service em Marketing Digital com 12 anos de experiência no mercado e atendemos clientes em todo território nacional.”

Somos parceiros nível Gold da Resultados Digitais e um detalhe legal que gosto sempre de mencionar é que por 02 anos consecutivos fomos indicados nas categorias “espada ninja na vitrine” (onde a agência executa com perfeição a metodologia do Inbound Marketing) e “Sucesso dos clientes” (onde a agência aplica a metodologia e obtém os melhores resultados para o cliente) pela empresa Resultados Digitais, que é referência em Marketing Digital no Brasil.

Os indicados e vencedores dos prêmios são mencionados no evento RD Summit (o maior evento de marketing digital do Brasil, que reúne mais de 6000 participantes e 1500 agências do Brasil) e a Agência Next4 ficou no TOP five das 2 categorias.

São premiações que coroam as nossas capacidades de entregar resultados para nossos clientes e isso é o que nos move todos os dias aqui na agência, buscamos entregar sempre o melhor para os nossos clientes e para isso estamos sempre estudando novas formas para fazer isso, afinal, o marketing digital está sempre mudando e quem não se atualiza acaba ficando para trás.

Como é feito o processo de atendimento aqui na agência?

Temos dois pontos iniciais: Onboarding que é o processo onde alinhamos toda a estratégia planejada com a configuração da plataforma de automação que será utilizada para um determinado cliente e o Ongoing que é o processo onde desenhamos as etapas da metodologia que aplicamos para a sua empresa.

Nesse artigo vou passar um pouco sobre cada uma das metodologias que utilizamos, para ficar mais claro para você leitor como funcionam as etapas (Atrair – Converter – Relacionar – Vender – Analisar) da nossa metodologia que vem surpreendendo nossos clientes.

No processo de onboarding nossos estrategistas digitais se aprofundam no entendimento de quem são as “personas” do seu negócio e entendem muito bem quais são as suas características para que possamos identificar quais são os aceleradores de tomada de decisão do seu público-alvo.

Definiremos também todas as palavras-chave que levam tráfego para seu site e o volume de pesquisas mensais de cada uma, afim de elaborarmos o planejamento da pauta de conteúdo, pensando na jornada de compra do cliente e tratando as objeções em cada etapa do funil de vendas.

Aqui na agência temos um diferencial em relação a alguns concorrentes, para nós cada empresa é única, por isso, avaliamos a real necessidade de cada uma afim de entregar os melhores resultados, adaptando as estrategias de marketing digital para cada empresa.

Após esse processo inicial de mapeamento e planejamento, seguiremos para as etapas da nossa metodologia de trabalho.

1- Como atrair os visitantes para meu site

Temos duas variáveis aqui: Curto prazo (Google Adwords – Links patrocinados e Facebooks ADS) mídia em geral e Longo prazo (SEO – posicionamento orgânico das palavras-chave nos principais motores de buscas) rede de pesquisa.

Para a atração inicial de visitantes, você deverá definir uma verba inicial para o investimento nos canais de mídia e a nossa equipe fará toda a gestão das campanhas (Planejamento, criação, monitoramento e relatórios).

Com o Marketing de conteúdo (material rico – blog – artigos) planejado pela nossa agência, vamos produzir o conteúdo com parceiros da Next4 (redatores – jornalistas – especialistas) para ganharmos escala e qualidade. E você como cliente da nossa agência terá que ter a responsabilidade de revisar e aprovar cada conteúdo para sua publicação nos canais, afinal, a aprovação dos nossos clientes são muito importantes e relevantes para melhorarmos cada vez mais em segmentos distintos.

As redes Sociais (Facebook – Instagram – Twitter – Linkedin) são partes importantes do processo de atração e desenhamos estratégias específicas para cada canal. Desde a criação da company page até a divulgação em grupos específicos para geração dos Leads qualificados.

Vale ressaltar aqui que a nossa agência não elabora Estratégias de Marketing Post (Marketing de fumaça) somente ações para captação de leads nas redes sociais, fazemos marketing de performance visando colher leads qualificados.

Planejamos a periodicidade das publicações conforme a rede e desenvolvemos as ações e relatórios, para isso fazemos muitos testes e analisamos os dados constantemente.

Por último e talvez o que consideramos um dos mais importantes para garantir a sua prese

nça digital, temos o SEO (search engine optimization) onde vamos desenvolver ações de configuração do código da sua plataforma, troca de links (link building + CoMarketing) e colocar as suas palavras-chave nas primeiras posições dos resultados de buscas do seu público-alvo. Lembrando que:

 “O Google está sempre alterando seus algoritmos, por isso, ter um profissional focado em melhorar sua performance nos buscadores é essencial”

Afinal todos querem as primeiras colocações nos buscadores com palavras-chave relevantes ao segmento, produto ou serviço, certo?

O trabalho de SEO no longo prazo é muito rentável para a sua empresa, pois irá gerar uma demanda de visitantes e Leads naturalmente para a sua empresa.

2- Como converter os visitantes do seu site em Leads

Agora que seu website já tem visitantes suficientes, como fazer para captá-los e transformá-los em Leads para posteriormente qualifica-los e enviar para a sua área comercial?

Aqui na Next4 criamos estratégias com Landing pages de conversão (material rico = e-book – infográfico – Webinars) para a captação dos dados dos visitantes e posteriormente a nutrição e qualificação desse Lead.

Normalmente podemos trabalhar em 03 formatos para as Landing Pages, são eles: Conversão (novo lead), Progressive profile (quem já está na base de leads e precisamos de mais informações sobre esse contato), thankyou page (agradecimento + vídeo explicativo, chamada para um atendimento imediato).

Precisamos criar diversos “call-to-actions” nas páginas do site e blog para captar esse usuário e “conversar mais de perto” com ele para entender as suas necessidades. Isso também pode ser feito através de formulários e botões (banners) de conversão.

Devemos identificar sempre qual a necessidade do visitante do meu site para que possamos criar estratégias e conteúdo mais assertivo, para fazer com que ele sinta vontade de deixar os seus dados e receber informações adicionais sobre a sua necessidade.

É uma troca onde as pessoas fornecem seus dados para “baixar ou adquirir” algo relevante para ele.

3- Como me relaciono com a minha base de Leads?

Aqui entra a estratégia de automação do marketing digital da sua empresa. O relacionamento com a sua base de leads deve ser estratégico e cirúrgico. Precisamos identificar primeiramente quais são os aceleradores de tomada de decisão e quais são as objeções em cada etapa do funil de vendas (aprendizado e descoberta – reconhecimento de problema – consideração de solução) para criarmos conteúdos inteligentes e fazer com que o lead avance em cada etapa do funil até que ele esteja pronto para consumir seus produtos e serviços.

A criação das mensagens que serão trocadas com o Lead é uma etapa muito importante e deve ser validada aos poucos para melhorar a conversão. Você deve ajudar o lead a decidir pelo melhor fornecedor para a solução dos seus “problemas” e manter ele sempre próximo da sua marca, aumentando assim as chances de conversão.

Imagine uma plataforma onde você pode enviar mensagens que não parecem tanto com e-mail marketing, para listas segmentadas, onde você pode acompanhar no que o lead clicou, ver no que ele está interessado e ainda colocar variáveis dentro do e-mail, como por exemplo: Olá “primeiro nome”… Esta é uma das coisas que a Plataforma de Automação de Marketing possibilita para nós!

Enviamos mensagens pontuais de acordo com a movimentação do lead dentro do funil de vendas e estruturamos com cuidado a periodicidade das mensagens, conteúdo e formato de interação com o Lead. Geralmente damos mais de 1 opção para ele interagir e pontuar no lead scoring e assim conseguimos identificar aqueles que já estão mais próximos de serem enviados para a área comercial da empresa.

“Direcione o Lead para as ações que você quer que ele desenvolva e diminua assim o tempo de negociação comercial desse potencial cliente.”

4- Como vender para o Lead gerado através das ações de marketing digital?

A venda aqui é bem mais tranquila quando o cliente passa por todas as etapas dessa estratégia, pois, ele vem bem preparado para a área comercial que fará uma venda mais intuitiva e rápida nesse momento.

Você pode identificar no “pipiline” todas as ações que impactaram o seu Lead e terá uma visão geral do caminho percorrido por ele para ter argumentos necessários caso precise quebrar algum tipo de objeção nesse momento.

Falando em equipe comercial, ela deve se focar apenas nas oportunidades com mais propensão em fechamento de vendas, com isso ela pode deixar que a automação faça a qualificação e envio das oportunidades para a área. Dessa forma a equipe para de perder tempo com Leads sem qualificação e aumentam a sua produtividade e desempenho.

O ideal é você ter um fluxo de nutrição para o pós-vendas para gerar um sentimento no seu cliente de que ele é importante e você está o acompanhando mesmo após o processo comercial. Isso vai gerar um sentimento de que ele pode contar com sua empresa a qualquer momento, promovendo uma aproximação maior. Esse modelo é bem vindo para aquela empresa que não possui um funcionário dedicado para acompanhar o sucesso do cliente (customer success), aumentando assim as chances futuras de novas vendas para esse mesmo cliente.

5- Como faço para analisar as minhas ações de Marketing Digital?

Bom, vamos por partes: Quais são as KPI’s mais importantes para o seu negócio? Não adianta nada a gente avaliar um cenário onde você entenda que não lhe traga informações necessárias para fechar um ROI estratégico. Isso vai variar de empresa para empresa e não existe uma receita de bolo. Se você se reportar ao seu superior, é importante saber o que ele deseja avaliar e ir atrás dessas informações.

“Não adianta você gerar um relatório com determinado número de impressões de uma campanha se o que interessa para ele é o número de vendas vindas de determinada ação estratégica. Você deverá identificar quais os caminhos que levaram a determinada conversão em vendas.”

Para ele, provavelmente não será válido você avaliar em um relatório o número de impressões, visualizações, aberturas etc. Seguindo essa regra você terá mais assertividade para solicitar relatórios e provar o ROI de determinada campanha com mais facilidade.

Fazemos muitas ações e se colocássemos tudo nesse artigo ele viraria um livro rs. Se você gostou dessas dicas da uma curtida ai e se precisar conte com a nossa expertise no Marketing digital para levar a sua empresa para outro patamar.

Nossa agência desenvolve também, projetos de criação de sites responsivos sob medida, sistemas complexos de intranet para sua empresa, documentação de funcionalidade de projeto (MEER), planejamento estratégico digital, marketing de conteúdo (Inbound Marketing), BI e análise de dados, estratégias digitais para feiras e eventos.

Temos muitos profissionais de diversas áreas digitais disponíveis para entregar melhores resultados para os nossos clientes, lembre-se que em MARKETING DIGITAL DE PERFORMANCE somos ESPECIALISTAS.

Fale com a agencia Next4
G. Lang

*Formado em Marketing pala Universidade Paulista (UNIP). *Formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi. *Colegial Técnico em Processamento de Dados pela FECAP. + Atua em Estratégias de Marketing Digital na Agência Next4 desde 2009 + Certificado pelo Google Adwords (Publicidade e Pesquisa + Fundamentos Google) + Certificado Inbound Marketing pela RD Station