Vendas ficam mais fáceis com estratégias digitais.

Quer atingir os melhores resultados?

[DESCUBRA] você deve contratar uma agência especialista em SEO ou ter um Especialista In House?

Aplicar técnicas de SEO pode ser uma tarefa exigente para qualquer negócio. Para você o que é melhor: contratar uma agência especialista em SEO ou trazer um profissional focado em sua empresa para lidar com as funções de SEO do seu site?

Ambos têm suas vantagens e desvantagens, mas seu objetivo é o mesmo: usar SEO para sites ajuda a crescer a visibilidade Digital do seu negócio e atrair cada vez mais clientes potenciais (Leads).

Vamos apresentar os prós e contras de contratar uma agência especialista versus a contratação de um especialista em SEO para trabalhar dentro da sua empresa. Trace o perfil da sua empresa com base nessas informações e você vai descobrir o que é melhor para o seu negócio.

Conheça agora os Prós de contratar uma Agência SEO Especializada

✓ Você vai ter uma ampla gama de conhecimentos técnicos de diversos profissionais: SEO Estratégico é muito mais do que simplesmente saber como pesquisar palavras-chave. Uma equipe experiente da agência trará seu conhecimento extensivo da esfera do marketing digital para o seu projeto. Sua familiaridade extensiva com os diversos canais e tecnologias atuais irão ajudar a alinhar os objetivos com sua realidade. Além disso, isso os ajudará a aproveitar as oportunidades de crescimento.

Uma boa agência de SEO também terá experiência trabalhando com muitos clientes diferentes em indústrias diversas. Isto aumenta a perspectiva que necessitam para aplicar seu vasto know-how de SEO para o seu negócio. Consideramos este item de suma importância na balança comparativa.

✓ Você obtém uma equipe de especialistas em SEO atualizada sobre as mudanças algorítmicas mais recentes: Agências de SEO podem ser compostas de gerentes de conta, redatores, desenvolvedores Web (especialista em diversas tecnologias), especialistas em marketing digital (canais), estrategistas Web, entre outros, todos os quais têm conhecimento prático do trabalho que eles podem contribuir para melhorar na sua campanha de SEO.

“Com o Google e outros motores de busca constantemente aprimorando seus algoritmos, ter uma equipe que está sempre atualizada no conhecimento dessas alterações pode revelar-se inestimável ao responder a mudanças drásticas.”

Além disso, ao trabalhar com uma agência especialista em marketing digital, o serviço de otimização SEO raramente é o único serviço que você poderia contratar para a sua empresa. Durante o curso de sua campanha, você pode descobrir que seu site precisa programar um novo recurso, uma nova atualização da plataforma ou informações. Implementá-lo poderia ser tão fácil como um telefonema e um adicional ao escopo de trabalho da agência, sem contar com uma negociação facilitada e diferenciada. Basicamente, você tem um pouco mais de flexibilidade no que você pode fazer com o seu SEO quando você trabalha com uma agência.

✓ A contratação de uma agência é muitas vezes mais barata do que contratar um especialista em SEO in-house: Trazer em um especialista em SEO dentro da sua empresa pode ser caro, pois você pode ter que disponibilizar um alto salário de acordo com sua experiência ou reivindicações para fixar a pessoa direta para o trabalho de SEO da sua empresa, e sem contar com os benefícios, impostos, bônus, ou aumentos do salário. Com uma agência, você só vai pagar por seus serviços, geralmente sob a forma de uma taxa mensal em um contrato anual.

Geralmente, é possível escalar os problemas até o diretor da empresa. Problemas podem surgir ao trabalhar com sua agência de SEO, talvez você tenha um desacordo sobre algo no contrato, ou seu principal ponto de contato não está respondendo suas chamadas e e-mails, mas é raro que isso aconteça quando falamos de uma empresa séria e com expertise no mercado digital. Isso pode ser resolvido facilmente com o seu diretor e o responsável na agência parceira.

O Gerente de Conta não está atendendo suas chamadas ultimamente? Fale então com o Sênior Account Manager. Continue subindo a hierarquia até obter as respostas que você precisa. Você pode não ser capaz de obter todo o caminho até o CEO da empresa apenas para ter as chamadas atendidas, mas com uma agência, você vai achar mais fácil ter a sua campanha de volta no caminho certo.

✓ Você pode demitir sua agência se eles não entregarem: Em últimos casos, se uma agência de SEO não está entregando os resultados que você deseja você pode demiti-los. Ou seja, se os prazos não sejam cumpridos, ou a qualidade do seu trabalho não corresponda ao prometido. Talvez vocês simplesmente não se deem bem, uma vez que você está pagando a agência para prestar um serviço, não é razoável mantê-los quando esse serviço não está funcionando da forma que sua empresa precisa.

Conheça agora os Contras de contratar uma Agência SEO

• Você está restrito a uma relação puramente virtual: Na maioria das vezes, você não vai encontrar a equipe da agência pessoalmente, a maioria das correspondências será realizada por e-mail ou telefone. Isso pode dificultar a ideia de ideias conjuntas ou implementar uma mudança imediata, por isso, antes de contratar uma agência fale sobre as reuniões pessoais que irão ter no decorrer do contrato. Se o seu nicho é muito restrito, contratar uma agência pode fazê-lo limitar-se a apenas o que está disponível perto de você. Nem todas as agências terão a mesma experiência e conhecimento; escolher uma agência local corre o risco de se estabelecer para uma equipe que não atende a todas as suas necessidades, por isso se você for escolher uma agência precisa estabelecer confiança com seu gerente de conta.

• Você é apenas um dos muitos clientes que eles têm que fazer malabarismos: Infelizmente, você não terá a atenção plena e total (integral) da sua agência. Eles vão fazer o trabalho para você, porque você está pagando eles para isso, mas se estiver à espera de tratamento VIP o tempo todo, você deve estar preparado para a decepção. Não é assim que funciona! Você pode ter que medir suas expectativas ao comunicar-se com sua agência. Eles podem não ter tempo para te responder imediatamente, você tem que colocar certo nível de confiança em sua agência e acreditar que eles vão cumprir o contrato e realizar o que é esperado deles. Isso pode (e deve) significar deixá-los sozinhos o suficiente para que eles possam fazer o seu trabalho. Reuniões periódicas para acompanhar a evolução do trabalho devem ser feitas para o alinhamento da equipe com a expectativa dos resultados pelo gestor da empresa.

seo para sites 4

Os pros de se contratar um especialista em SEO “in house”

✓ Você tem alguém exclusivamente focado e trabalhando em seu website: Como dissemos antes, uma agência terá muitos outros clientes além de você. Eles simplesmente não podem dedicar todo o seu tempo para SEO do seu site. Mas quando você contrata alguém in-house, você recebe a sua atenção total e indivisível para o seu site. Eles podem gastar mais tempo de dedicação em seu Analytics ou experimentar com palavras-chave de cauda longa (long tails) para executar a melhor estratégia de SEO possível para sua empresa.

✓ Ele vai ter um entendimento completo sobre o conhecimento de produtos / serviços e necessidades da sua empresa: Trazendo alguém para dentro da empresa, permitirá que você o molde totalmente para se adequar a cultura da empresa. Além da experiência e conhecimento que eles trazem para o trabalho, você será capaz de ensiná-lo a trabalhar da forma que sua empresa está acostumada como o cenário ideal (cultura da empresa).

Com o tempo, um especialista interno será absorvido na empresa. Ele vai se familiarizar com suas interações sociais cotidianas e com os seus objetivos de negócios de longo prazo. Este conhecimento aprofundado permitirá que o seu especialista In House consiga entregar o trabalho que atenda perfeitamente a visão da empresa.

Você tem alguém para conversar “fisicamente” e que pode construir relacionamentos dentro de sua organização. Muitos que optam por contratar uma agência de SEO encontram na falta de interação “cara-a-cara” um grande obstáculo ao seu sucesso. Se for esse o caso, um especialista interno irá melhor atender às suas necessidades.

Você tem uma duvida ou uma sugestão detalhada de SEO? Ter alguém na empresa significa que você pode caminhar até sua mesa e conversar pessoalmente, você pode explorar novas ideias mais rapidamente, o que pode levar a novas descobertas e revelações sobre como fazer o SEO trabalhar melhor para sua empresa.

Os Contras de se contratar um especialista em SEO “in house” para a sua empresa

• Normalmente, eles custam mais do que a contratação de uma agência: De acordo com pesquisas recentes, “as empresas procuram cada vez mais indivíduos completos, que podem combinar rigor analítico com a capacidade de aplicar esse conhecimento em um contexto prático e criativo”. Contratar um especialista é essencialmente como contratar uma agência inteira em uma pessoa; Você normalmente terá que pagar muito por toda essa experiência e conhecimento. Benefícios, educação, ferramentas de SEO essenciais – os custos podem começar a aumentar quando você traz um empregado em tempo integral a bordo, em vez de algumas armas contratadas.

Vamos considerar que essa pessoa não deverá ter a habilidade total somada de uma agência que disponibilizará para o seu projeto 05 profissionais, por exemplo. É como querer cobrar o funcionário para que ele cobre o “escanteio” e vá para a área fazer o gol de cabeça.

• Seu projeto depende inteiramente dos talentos e habilidades de seu “in-house” especialista em SEO: Muitos fatores diferentes contribuem a uma estratégia bem sucedida de SEO. Se as habilidades de seu especialista não são completas, você pode não obter os resultados que está procurando. Você também não vai beneficiar de uma variedade de especialidades como faria com uma equipe de agência; Você só terá o nível de qualificação de uma pessoa para trabalhar.

Fazendo a sua escolha – Pense bastante nessa hora

seo para sites 6

No mundo acelerado de hoje, obcecado pela tecnologia, você não pode ignorar estratégias de SEO. O sucesso do seu negócio depende de clientes que escolhem você em relação aos seus concorrentes, e SEO é um método de relativamente baixo custo para ajudá-lo a conseguir isso. Identificar o que você precisa, tanto em termos de SEO do seu site e suas necessidades pessoais e financeiras, será o primeiro passo para escolher entre uma agência digital ou um especialista contratado internamente.

Você quer uma Equipe completa, que pode não estar disponível o tempo todo, mas oferece conhecimento diversificado, privilegiado e flexibilidade? Uma agência de SEO pode oferecer tudo isso, e talvez mais.

Mas como escolher a agência certa?

Uma boa dica é você consultar as palavras-chave dessa agência e ver se eles estão posicionados nas primeiras posições orgânicas dos Buscadores (Google). Se estiverem já é um bom começo, aliás, quem não consegue fazer um ótimo trabalho para si próprio, provavelmente não conseguirá fazer para a sua empresa também.

Ou você quer alguém que vai se familiarizar intimamente com seus objetivos de negócios por um custo adicional ao de uma equipe completa? Sendo assim, o especialista in-house é o caminho a seguir.

Para contratar um bom profissional peça para ele apresentar trabalhos que ele já desenvolveu e avalie o posicionamento das palavras-chave e seus concorrentes. Veja as qualificações e habilidades que ele possui e quais eles devem possuir que ainda não possui para se adequar a cultura da sua empresa.

Pese as opções com cuidado. O sucesso do seu site pode ser determinado por esta decisão. Uma coisa é certa: Não deixe a concorrência ganhar espaço no ambiente digital, pois será muito mais difícil retomar um campo perdido posteriormente. A guerra não acaba quando você garante as primeiras posições nos mecanismos de buscas. Você terá que colocar energia igual ou superior se quiser permanecer no topo!

Fale com a agencia Next4
G. Lang

*Formado em Marketing pala Universidade Paulista (UNIP). *Formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi. *Colegial Técnico em Processamento de Dados pela FECAP. + Atua em Estratégias de Marketing Digital na Agência Next4 desde 2009 + Certificado pelo Google Adwords (Publicidade e Pesquisa + Fundamentos Google) + Certificado Inbound Marketing pela RD Station