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Conheça as principais etapas e pilares para um bom trabalho de otimização de sites (SEO)

A regra é clara! O Google posiciona os sites mais relevantes para os seus usuários nas primeiras posições das buscas orgânicas, e a otimizaçao de sites ajuda nisso. Para obter cada vez mais relevância é necessário ter um conteúdo de qualidade para o seu público-alvo, uma série de diretrizes e programações que facilitam a leitura do seu site pelos robôs do Google, além de um site que facilite a navegação do usuário (em todos os dispositivos acessíveis).

O Google apresenta milhares de resultados para cada consulta que o usuário faz, através de termos (frases ou palavras-chave), e o que vai definir em qual posição da pesquisa no Google o seu site vai aparecer é a qualidade e relevância do site.

Listaremos a seguir os 10 principais passos para posicionar bem o seu site nas buscas orgânicas do Google:

1 – Crie um site com layout e estrutura de programação 100% compatível com as normas do Google

Ele deverá ser compatível com todos os navegadores e com tecnologia responsiva (ajusta a todos os dispositivos Mobiles).

2 – Selecione as principais palavras-chave e suas variações

Cada palavra tem um volume de buscas mensais e quanto maior for esse volume maior será a concorrência para atingir as primeiras posições. Às vezes o caminho está no posicionamento das palavras derivadas para posteriormente o trabalho com a palavra principal.

3 – URLs devem ser adequadas e otimizadas para o seu objetivo (Títulos legíveis, palavra-chave, descrição curta relacionada ao conteúdo (produto ou serviço oferecido))

Evite colocar na Url conteúdo com caracteres especiais ($#%@&*) e números (12346), pois isso dificultará a leitura pelo Google e você certamente não se posicionará bem para o termo chave.

4 – Crie os textos com as principais palavras-chave e suas variações dentro do conteúdo

A semântica de cada página é importante, a repetição dos termos sem exagero é legal, mas pense sempre no usuário final para criar algo bem didático e que atenda as expectativas dele. Utilize a estrutura de H1, H2, H3 para melhorar ainda mais a qualidade da sua página.

5 – As fotos e imagens relacionadas devem ter as mesmas palavras-chave correspondentes que você está otimizando (title / alt)

Não coloque de forma alguma os nomes das imagens com: banner1, banner-home, foto1, img01 etc etc etc… Sempre nomeie suas imagens com a sua palavra-chave e variações ex: criacao-de-site, criacao-de-sites, criação-de-site-sp etc…

6 – Crie um blog ou uma seção para inserir artigos relevantes e relacionados a cada produto / serviço da empresa

Isso ajudará o Google a indexar melhor o seu site e você ainda pode explorar diversos termos e variações para aquela mesma página. Aproveite e link termos da página principal com conteúdo mais completo e aprofundado da página do blog / seção.

7 – Link Building com o objetivo de proporcionar mais relevância para o conteúdo do site

Escolha muito bem com quem fará essa troca de link! (verifique a reputação, volume de pesquisas mensais, termos relevantes).

8 – Utilize ferramentas para acompanhar a evolução dos resultados e detalhar relatórios para medição

Hoje trabalhamos com o Google Analytics, SEMrush e RDstation.

9 – Instale ferramentas webmaster para facilitar o rastreador do Google a encontrar todos os links do seu site

Forneça o XML do seu projeto de SEO através da ferramenta Sitemap Generator.

10 – Foque na estrutura do site voltado para conversões

Estude o mercado e seus concorrentes, veja quais são os pontos fortes para conversão. O seu objetivo deve ser converter cada vez mais os visitantes em Leads.

Etapas de um projeto de SEO

Comece com um bom diagnóstico do seu site e entenda as necessidades da empresa. Discuta com os especialistas e a sua agência para que juntos possam identificar as oportunidades.

Planeje as atividades que serão desenvolvidas em relação ao SEO para que fiquem alinhadas com o objetivo de negócio. Aplique as técnicas de SEO e sua metodologia de trabalho para conquistar os resultados e gerar maior rentabilidade para a empresa.

Elabore relatórios periódicos de sucesso e se necessário corrija o curso das ações para atingir cada vez mais os resultados.

Baseie-se no seguinte:

Tecnologia – análise e tratamento de barreiras tecnológicas; Responsável pela forma como os buscadores vão entender o seu site.

Conteúdo – criação de conteúdos originais e de qualidade; O Conteúdo é extremamente importante, por isso faça-o com muita qualidade e pensando no usuário do site. Isso será fundamental para o sucesso de um projeto de SEO. Técnicas de Google SEO Hack ajuda nisso.

Autoridade – divulgação do seu site para torná-lo confiável e relevante aos olhos dos usuários e do Google. A popularidade vai depender de quantos sites existem apontando para o conteúdo do seu site (links externos). Quanto mais sites com conteúdos relevantes e similares ao seu apontando para o seu domínio melhor.

Por último, mensuramos as atividades desenvolvidas no planejamento para identificar a curva de resultados. Esses são detalhes que fazem toda a diferença, pois ajudam no aumento das conversões.

Com esses passos você pode aprender um pouco mais sobre otimização de sites, continue navegando pelo blog para ter mais dicas sobre marketing digital ou fale com gente, estamos a mais de 10 anos no mercado.

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G. Lang

*Formado em Marketing pala Universidade Paulista (UNIP). *Formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi. *Colegial Técnico em Processamento de Dados pela FECAP. + Atua em Estratégias de Marketing Digital na Agência Next4 desde 2009 + Certificado pelo Google Adwords (Publicidade e Pesquisa + Fundamentos Google) + Certificado Inbound Marketing pela RD Station