Skip to main content
Como um comprador avalia os serviços de estratégias de marketing digital?

Como um comprador avalia os serviços de estratégias de marketing digital?

RESUMO DA NOTÍCIA:

  • A importância  do marketing digital
  • Melhor canal de marketing digital
  • Número de contatos
  • Retorno sobre o investimento (ROI)
  • Aumento nas vendas

 

Você contratou serviços de marketing digital ou está próximo de fechar esse contrato: como avaliar os resultados? Como perceber os benefícios das estratégias de marketing digital no negócio?

Quando não se tem conhecimento do mercado, até pode ser difícil manter o controle.

São muitas coisas para acompanhar, diversas promessas e muitas estratégias diferentes. Por isso, quem opta por contratar serviços digitais precisa manter tudo na ponta do lápis.

Para ter resultados você precisa de uma estratégia realmente eficaz.

Porém, tudo deve ser mensurado para garantir que os objetivos da empresa sejam alcançados. Caso contrário o sonho de gerar mais vendas pela internet pode tornar-se um pesadelo.

Então, veja algumas coisas para gerar resultados com marketing digital e fique ligado no retorno das estratégias digitais.

✓  Melhor canal de marketing digital

O primeiro passo é conhecer o melhor canal de marketing digital da empresa.

Os resultados vêm mais do blog, redes sociais ou email marketing? Quais dessas ferramentas geram mais visibilidade para a empresa, ou seja, alcançam mais pessoas com o mesmo investimento?

Com essa informação em mãos fica fácil compreender qual estratégia deve ser usada no negócio.

Caso você já esteja aplicando o marketing digital, esse dado também contribui para manter apenas o que funciona e evitar desperdício de tempo e dinheiro.

Você pode usar ferramentas como o Google Analytics para avaliar o número de visitas geradas pelo blog em determinado período, por exemplo.

Além disso, as redes sociais também fornecem ferramentas semelhantes para acompanhamento, use-as e lembre-se que podemos utilizar mais de um canal caso eles se complementem ou sejam eficazes para o seus segmento.

✓  Número de contatos

Os contatos gerados pela sua estratégia de marketing digital são pessoas realmente interessadas em seu produto ou serviço, também chamadas de leads ou prospectos.

Com esses contatos em mãos a empresa se preocupa apenas com as pessoas realmente interessadas e evita desperdiçar tempo com contatos frios.

Qualquer estratégia digital adotada deve prever o aumento de contatos no negócio. O que o comprador deve se perguntar é: como o marketing digital vai aumentar as oportunidades para o departamento de vendas?

Geralmente a resposta para essa pergunta está ligada ao marketing de conteúdo.

Ao gerar informações relevantes para seu público, eles tendem a ceder os seus dados de contato para sua empresa, que pode se aproximar sem ser invasiva.

Retorno sobre o investimento (ROI)

Uma métrica extremamente importante para o marketing digital. Ela avalia o retorno sobre cada real investido nas estratégias de marketing digital, ou seja, os ganhos financeiros para o negócio.

Por isso, é um dado que não pode ser ignorado por compradores ou qualquer pessoa que pretenda contratar serviços de marketing digital.

Para calcular subtraímos do valor de vendas os investimentos em estratégias digitais. O resultado deve ser positivo e quanto maior, melhor. Isso quer dizer que o marketing digital realmente está trazendo frutos.

Aumento nas vendas

Quando pretendemos avaliar o desempenho de uma estratégia digital não podemos ignorar o número de vendas. Esse é um dado diretamente relacionado com o desempenho do negócio e ajuda a medir os ganhos reais da empresa com o marketing digital.

Por esse motivo, você precisa acompanhar o número de vendas atrelado ao marketing digital.

As vendas aumentaram ou diminuíram com essas estratégias? Quais os canais que mais geram vendas?

Vendas surpresas ou recorrentes apareceram como fruto da nutrição de leads?

Além de acompanhar a performance de seu plano de marketing, ao responder essas perguntas, fica mais fácil definir novos caminhos para melhorar os resultados.

E aí, seus resultados com o marketing digital são bons ou ruins?

Ficou com alguma dúvida sobre como avaliar o desempenho das suas estratégias de marketing digital?

Deixe o seu comentário abaixo ou fale com a Next4!