Vendas ficam mais fáceis com estratégias digitais.

Quer atingir os melhores resultados?

Como um analista de marketing avalia uma estratégia digital?

Ser um analista de marketing e ainda ter que desenvolver estratégia digital dentro da empresa não é fácil, mas o marketing digital é uma das grandes oportunidades do século, traçar estratégias digitais que permitam melhorar não apenas a performance, mas também os números do empreendimento é o foco de muitos profissionais dessa área, que almejam melhores resultados.

Frequentemente preocupados com a mensuração de tudo o que está sendo feito, como campanhas em andamento ou recém finalizadas, os analistas e demais profissionais de marketing se preocupam em encontrar e apresentar dados reais, concretos e aptos a demonstrar a importância do setor dentro dos diferentes tipos de negócios.

Para tanto, estão sempre atentos a ferramentas que permitem um acompanhamento certeiro.

E vale frisar que esta análise é de suma importância e que por isso deve ser feita de modo recorrente, visando sempre um aperfeiçoamento das estratégias digitais aplicadas.

Veja neste artigo como é possível avaliar os serviços da área de marketing digital de modo a ter uma maior produtividade e excelência em cada trabalho e campanha realizada.

Avalie os procedimentos em pequenas etapas

É fundamental fazer a avaliação completa de uma estratégia digital, porém, mais importante ainda é analisar parte por parte do procedimento para que sejam apontados os erros e acertos, possíveis melhorias, em cada projeto.

Quando você divide uma campanha em etapas como, basicamente, criação, estruturação e divulgação, por exemplo, é possível descobrir verdadeiras oportunidades de melhoria mesmo quando, no geral, a estratégia realizada obteve seu êxito. Melhorar nunca é demais!

Esta avaliação segmentada, portanto, é um dos pontos de partida na avaliação dos resultados que um analista de marketing está constantemente preocupado em conferir a fim de ver os projetos e trabalhos melhorados.

Mensure o tempo e os custos de cada projeto

A precificação dos projetos de marketing é muito distinta variando de uma empresa para o outra. Muitas, infelizmente, seguem tabelas pré-elaboradas sem considerar os seus reais custos e gastos de tempo para a realização de cada uma das atividades somando, assim, mais prejuízos do que lucros numa posterior análise.

É imprescindível ao analista de marketing saber usar ferramentas que determinem exatamente o quanto está sendo aplicado, seja de recursos humanos, tecnológicos ou demais gastos que possam vir a ocorrer na confecção de um trabalho.

Quantas foram às horas gastas em busca de encontrar algum dado estatístico que irá compor a campanha? Apontar tudo isso ditará melhor o valor do serviço.

Saiba como otimizar o trabalho usando ferramentas

Em plena Era Tecnológica, o que não faltam são boas ferramentas que ajudam no desenvolvimento, aperfeiçoamento e lançamento de campanhas digitais.

Ao profissional que já sabe usar e aplicar estes recursos, os resultados são mais facilmente alcançados visto que se exige menos com coisas simples, permitindo uma completa aplicação em criatividade, por exemplo.

Algumas ferramentas que impactam positivamente no marketing digital e que podem ser usadas neste contexto são a automação de marketing, o uso de templates, guias e checklists.

Revise sempre o seu trabalho

Por fim é importante destacar que uma tarefa comum à rotina dos profissionais de serviços e estratégias digitais é a revisão dos trabalhos que foram produzidos ao longo de um dia ou de uma semana de trabalho.

Nesta revisão, além de permitir que falhas sejam evitadas antes da entrega do projeto, é possível ter novos insights que permitam um completo aperfeiçoamento do que já foi feito.

Também é nesta revisão que o responsável avalia se aquilo que foi solicitado e pensando é o que, de fato, foi posto em prática.

Seguidas essas etapas, torna-se muito mais fácil concluir a avaliação de uma estratégia digital permitindo, assim, que em um próximo projeto o trabalho seja melhorado graças as observações que foram feitas. Lembre-se que no marketing digital a mensuração é extremamente necessária para obter sucesso. Se precisar de ajuda com marketing digital, conte com a Next4, somos especialistas a mais de 10 anos no mercado, proporcionando melhores resultados aos nossos clientes.

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Rodrigo Ferré

*Formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Unilago. + Certificado em Marketing Digital pela RD Station, Certificado em Google AdWords Sales Representative + Sales certification (Certificação Google Adwords) + Certificado em CRM pela Moskit CRM + Vendedor de Alta Performance pela Insight Company + Certificado de participação do RD Summit 2015 e 2016. Atua a mais de 10 anos proporcionando vendas para clientes com estratégias de marketing digital.