Vendas ficam mais fáceis com estratégias digitais.

Quer atingir os melhores resultados?

Como fazer um projeto de Marketing Digital para minha empresa

Por que devo utilizar uma agência para o desenvolvimento das estratégias digitais da minha empresa?

Bom, vamos por partes! Para elaborar um planejamento estratégico digital você precisa de muito conhecimento na área para não cair em armadilhas do “achismo”, correto? Com a ajuda de uma agência parceira e sua expertise na área, você terá uma visão mais completa do cenário digital e poderá entender melhor quais estratégias estão disponíveis dentro do budget destinado para a área do Marketing Digital e os objetivos e metas da sua empresa.

Não caia na armadilha de tentar resolver tudo sozinho ou com a assessoria de pessoas que não tem a expertise suficiente na área, pois, isso pode custar caro para seu negócio causando danos irreparáveis no longo prazo.

Planejamento estratégico digital – onde estou e onde quero chegar com as minhas ações

Qual direção sua empresa está navegando atualmente? Você precisa ganhar share, posicionar sua marca perante o público-alvo ou “apenas” se preocupa em vender mais?

Como está seu site atualmente? – A Criação de site ou reformulação do mesmo é o passo inicial para qualquer estratégia (UX, Responsivo, praticas de SEO e “Call-to-actions”) bem definida, então não dê o primeiro passo sem antes se atentar para o site da sua empresa.

Algum tempo atrás escutávamos muitas pessoas dizerem que o site da empresa era seu cartão de visitas. Acredito que seja muito mais do que isso, e por incrível que pareça existem empresários que não dão a devida atenção ao seu principal canal de informações nos meios digitais. O posicionamento da sua marca diz muito sobre sua empresa da internet e muitos negócios deixam de se concretizar por conta da sua imagem e impacto nesse canal.

É muito importante que você tenha uma agência especialista para posicionar seu website, criar a melhor experiência para o usuário dentro dele (UX), ajudar a criar mecanismos de conversão (Call-to-actions) em lugares estratégicos e atualizar constantemente as suas informações.

Qual a imagem que sua empresa passa para os clientes atualmente? Está condizente com os valores da marca? Está gerando o impacto necessário para sua empresa? O conteúdo é relevante e resolve a vida do visitante em poucos passos? Faça essas perguntas para o seu time e identifique melhorias constantes.

Mapeando as principais palavras-chave do negócio (como os clientes vão me encontrar – quais são os principais termos de busca dos usuários na internet)

Quais são as principais palavras-chave do seu negócio? Aquelas que levam os visitantes a pesquisarem no Google pelo produto / serviço que a sua empresa oferece. Você deve identificar os termos (long-tails), suas variações e a quantidade de pesquisas mensais de cada um.

Existem ferramentas que ajudam nesse trabalho árduo, como: SEM Rush e o próprio Planejador de palavras-chave do Google. Não utilize termos únicos (amplos) e genéricos.

Como por exemplo, uma empresa que vende Sites – Se pesquisarmos por esse termo, terão várias variáveis dessas palavras como provável resultado (agência de websites, criação de site, desenvolvimento de site, empresa de sites, fazer site, construir website, criar site, loja virtual, e-commerce…). Você não pode se prender a esse termo genérico que muitas vezes lhe trará resultados pouco relevantes para o que você realmente desenvolve na sua empresa.

Muitas palavras-chave são altamente concorridas e como parte da estratégia, você deve identificar outros termos com menor concorrência para se posicionar mais rapidamente e obter bons resultados com o menor investimento.

Atente-se sempre para o volume de pesquisas mensais que esse termo possui para que você não invista muito esforço em um termo que não gera tráfego.

Conteúdo é importante? (estratégias para atração de visitantes através de um blog)

Sim, o conteúdo de qualidade e inteligente é muito importante para as suas estratégias de marketing digital. De uma boa atenção para isso, assim sua empresa ficará à frente da concorrência massiva que encontramos nos meios digitais.

Produza textos relevantes e enxutos, faça vídeos explicativos, compre imagens de alta qualidade e diferencie-se dos concorrentes. Coloque-se no lugar do consumidor e facilite as coisas para ele. Hoje em dia as pessoas (cada vez mais) não gostam de perder tempo com informações irrelevantes e preferem assistir um vídeo ao ter que ler imensas páginas de informações.

Produza conteúdo inteligente que resolva a dúvida do usuário em poucos passos e assim, aumente as suas chances de conversão dentro do site da sua empresa.

Pense em outra frente importante: Os robôs dos mecanismos de buscas que vão posicionar seu site nos resultados orgânicos. Você precisa entender o comportamento do usuário para poder escrever com termos-chave que vão te posicionar lá na frente.

Não adianta escrever só por escrever entende? Não adianta fazer só por fazer. Tem que ter uma estratégia por trás de cada texto desenvolvido e assunto pensado dentro da sua página.

Quais são as necessidades da minha empresa (quantos visitantes eu preciso atrair para meu site para que eu gere leads suficientes para a área comercial?).

Você precisa ter uma visão clara de quantas vendas você faz no mês, quantos visitantes únicos visitam seu site e quantos leads são gerados para sua equipe comercial no período. Pense no funil de vendas: visitantes / leads / leads qualificados / vendas.

Com esse cenário você vai conseguir saber quantos visitantes precisa gerar para que sua equipe comercial possa bater as suas metas de vendas mensais. Perceba quanto maior for a sua meta em relação ao número de vendas, maior vai ser seu esforço para gerar o número de visitantes necessários no topo do funil para atingi-las.

Dessa forma você consegue desenhar um plano de ações para um volume de vendas mensais e identificar quais investimentos são necessários para atingir um determinado faturamento. Não se esqueça de calcular o tamanho da sua equipe de trabalho atual para ver se não há necessidade de ampliação conforme a meta estipulada e assim poder calcular também investimentos futuros (sem surpresas).

A fogueira e o álcool = Mídia paga. Quanto e onde devo investir?

A forma mais rápida de conseguir interessados em consumir os produtos e serviços que a sua empresa oferece é fazendo o patrocínio de palavras-chave do Google Adwords (link patrocinado) e campanhas com o Facebook ADS onde você cria um anúncio e impulsiona para pessoas com o perfil desejado.

Tal prática irá gerar uma boa quantidade de Leads para a sua base comercial, porém, a pergunta que fica é: Até quando sua empresa vai conseguir impulsionar os anúncios?

Se o ROI está positivo é interessante que a ação continue durante o período em que você não estiver posicionado para os termos de pesquisa organicamente. A minha sugestão é que você invista em um trabalho de SEO (search engine optimization) para posicionar os principais termos de buscas nas primeiras posições e assim conseguir gerar tráfego qualificado gratuito para seu website.

A prática de compra de mídia acaba aumentando o CAC (custo de aquisição de cliente) para a sua empresa e se não houver um equilíbrio nessa estratégia você pode ter problemas operacionais graves.

Aqui na agência Next4 a prática de patrocínio de palavras-chave é utilizada com cautela e sempre observamos termos menos concorridos e que geram tráfego para ter um valor mais baixo que palavras-chave onde se concentram um grande volume de concorrentes. São elaborados testes diários com termos para o melhor posicionamento com o menor custo possível e temos conseguido aperfeiçoar as campanhas dos nossos clientes com sucesso.

Negativar palavras, testar tipos de correspondências nos termos, criar campanhas distintas para regiões e grupos específicos, reduzir o custo do clique ao máximo, aumentar o CTR das campanhas e diversificar os canais são estratégias complexas que necessitam de profissionais gabaritados para que você não perca seu dinheiro.

Procure uma agência certificada pelo próprio Google e peça para ela te apresentar um case de sucesso de uma campanha que gere alto desempenho (redução de valor por clique e aumento de cliques com a mesma verba, resultados). Isso irá ajudar a você decidir e comprovar a competência de cada um.

Gerei uma base de leads, e agora? (como devo me comunicar com esses leads para qualifica-los e encaminhá-los para minha equipe de vendas)

O primeiro passo é identificar em que fase do funil de vendas esse lead se encontra (topo de funil – tofu / meio de funil – mofu) e não tentar empurrar a venda a qualquer custo nesse momento. Muitas dessas pessoas estão querendo aprender sobre determinado assunto, ver se o seu produto ou serviço soluciona alguma dor que ele possa ter ou até mesmo já estar pronto para o consumo.

Cada um desses momentos deve ser encarado com estratégias diferentes para aumentar as chances de conversão pela a sua equipe comercial e consecutivamente aumentar o faturamento da sua empresa.

E é ai que entram as estratégias de conteúdo quebrando as objeções em cada etapa do ciclo de compra do seu cliente. É importante mapear todas as objeções de fechamento e criar conteúdo para cada uma delas a fim de facilitar as coisas na hora do contato comercial.

Aqui na agência utilizamos um software de automação de marketing onde preparamos todos os conteúdos e disparamos para os leads conforme sua identificação e momento de compra. Esses leads percorrem um fluxo e recebem informações relevantes que ajudam a decidirem qual a melhor solução para o caso dele. Quando estão prontos para o consumo eles são direcionados para a equipe comercial, aonde já chegam com bagagem suficiente para realizar uma compra mais consultiva e simples.

Com isso tiramos o peso e economizamos tempo dos nossos colaboradores que ficam focados apenas naqueles leads qualificados que estão mais próximos de consumir os nossos serviços, enquanto os outros leads são nutridos para que sejam preparados para esse momento também.

“Essas estratégias aumentaram em até 30% nosso faturamento e ajudaram a reduzir o CAC (custo de aquisição de cliente) em 60% além de conseguirmos ter uma previsibilidade de faturamento da nossa empresa.”

Vendi para meu cliente, o que devo fazer agora? (Customer success – relacionamento)

Agora é uma hora em que você não pode errar meu amigo. Certifique-se de que está tudo bem com o seu cliente e que ele esteja satisfeito com a sua compra. Nossa agência tem um profissional (customer success) alocado para cada grupo de clientes para garantir que o atendimento e os serviços prestados estejam dentro das expectativas daquilo que foi contratado para garantir a qualidade e confiabilidade da nossa agência.

Isso fará com que seu cliente fique por mais tempo dentro da sua empresa e se ele estiver satisfeito as chances de você fazer cross-selling e up-selling são muito grandes. Vender novamente para a sua base de clientes é mais lucrativo que captar novos clientes, por tanto, trate-os como um importante ativo da empresa.

(Cross-selling é a prática em que você oferece a clientes existentes produtos complementares àqueles que já foram ou estão a ser adquiridos. Up-selling é quando você expõe o seu cliente a produtos Premium que são mais caros, encorajando o freguês a gastar um pouco mais, mas fornecendo-lhe em retorno um melhor serviço/produto).

Você pode criar um fluxo de automação com conteúdos e dicas pertinentes aos produtos e serviços que ele consome para educar a sua base de clientes e mantê-los próximos a sua marca.

Isso é apenas uma introdução, um início básico para direcionar as suas estratégias e planejamento. Se a sua empresa está com dificuldades de se posicionar nos meios digitais entre em contato com um especialista da nossa equipe que vamos ajudar você.

A Next4 é especialista em Marketing Digital de Performance e estamos no mercado digital há 12 anos gerando resultados positivos para nossos clientes. Entre em contato: (11) 3451-6349

contato@next4.com.br

 

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G. Lang

*Formado em Marketing pala Universidade Paulista (UNIP). *Formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi. *Colegial Técnico em Processamento de Dados pela FECAP. + Atua em Estratégias de Marketing Digital na Agência Next4 desde 2009 + Certificado pelo Google Adwords (Publicidade e Pesquisa + Fundamentos Google) + Certificado Inbound Marketing pela RD Station