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Como fazer um Facebook que gere resultados para a sua empresa?

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Já ficou claro que o Facebook tem um poder de alcance e de conectividade extremamente grande, nesse sentido, não há erro em afirmar que a capacidade de comunicação e marketing dessa rede social pode ser melhor aproveitada pelo mundo corporativo.

De acordo com o próprio Facebook, atualmente a rede conta com 102 milhões de usuários brasileiros. Desse número, 93 milhões tem o hábito de acessar a plataforma via dispositivos móveis. Isso equivale a dizer que 8 em cada 10 brasileiros têm um perfil na rede social.

A seguir, selecionamos algumas dicas e cuidados para que você possa usar o Facebook para a geração de resultados em sua empresa. Confira!

Crie uma página

O erro mais cometido por negócios que desejam construir algum tipo de estratégia de marketing no Facebook é a criação de um perfil pessoal em vez de uma página. Lembre-se que sua empresa não é uma pessoa, logo não precisa desse tipo de perfil.

Invariavelmente, empresas devem criar páginas até porque elas contam com recursos exclusivos e altamente relevantes para o negócio. Alguns desses recursos são métricas para avaliação de desempenho, anúncios na maior rede social do mundo e número de fãs ilimitados.

Defina seus objetivos

Se seu objetivo for criar uma página apenas para receber curtidas dos seguidores ou para poder dizer que está na rede social, os primeiros passos já começaram errado. Na realidade, a primeira coisa que devemos fazer é criar um objetivo. Ou seja, definir o motivo e o que queremos ao estar na rede social (gerar engajamento, conseguir leads, promover a marca etc).

Conteúdo relevante

Um dos maiores erros cometidos pelas empresas que estão no Facebook é entregar para o usuário conteúdo sem muito valor. Tenha em mente que as pessoas que curtiram sua página querem ter acesso a informações relevantes, aprender mais sobre o setor e conferir novidades. Ao trabalhar a composição dos posts aposte em textos curtos e objetivos, em imagem de qualidade e em uma linguagem que informe e entretenha ao mesmo tempo.

Aproveite os vídeos

Em se tratando de marketing no Facebook, os vídeos têm um peso enorme na balança das estratégias. Pesquisas apontam que os usuários tendem a ter mais atenção a conteúdos veiculados nesse formato. É interessante que a empresa utilize desse recurso para gerar mais engajamento e promover a marca entre eles.

Facebook Insights

A plataforma oferece aos usuários uma ferramenta chamada Facebook Insights. Ela permite que você possa analisar diversas métricas disponíveis para avaliar o desempenho de sua página.

Essa ferramenta tem um papel muito importante, uma vez que é por meio dos dados levantados por ela que saberemos quais ações estão gerando mais engajamento, que tipo de conteúdo está sendo mais aceito ou ainda, quais são os posts mais populares dentre diversas outras informações essenciais sobre a sua audiência.

Impulsione posts estratégicos

O impulsionamento de posts no Facebook é uma das ações mais práticas em termos de marketing. Com esse recurso, é possível pagar para que as postagens possam atingir um número maior de pessoas. Nesse sentido, impulsionar posts estratégicos com os anúncios é interessante para a obtenção de resultados.

Integre o Facebook com seu site e suas plataformas de automação

Para otimizar o aproveitamento das possibilidades oferecidas por essa rede social é essencial que ela seja integrada ao site da empresa, assim como às plataformas de automação. Ter uma página no Facebook não é algo à parte da rotina da empresa, é uma extensão e como tal, precisa ter um ‘lugar’ fixo em todas as ações.

Seja mobile-friendly

Logo no início deste artigo apontamos que boa parte dos usuários do Facebook utilizam a rede social por meio de seus dispositivos móveis. Isso nos leva a um ponto essencial para o sucesso: criar conteúdo que esteja otimizado para ser exibido também nesses aparelhos (tablets e smartphones).

Aliás, a própria plataforma oferece opções de análise e visualização. Sendo assim, antes mesmo de publicar já poderemos ter uma visão sobre como será o resultado final.

Esteja sempre atualizado com as novidades

Por ser uma das principais redes sociais em atividade no mundo, o Facebook frequentemente promove alterações e divulga novas atualizações. É importante acompanhá-las sempre para saber o que os novos recursos e funcionalidades podem oferecer.

Por exemplo, um dos anúncios mais novos diz respeito a uma ferramenta que permitirá que os administradores de grupos na plataforma possam cobrar mensalidades de seus membros. A ideia por trás desse projeto é promover e incentivar as pessoas a criar e a manter ativo os grupos na rede social.

Por fim, é interessante lembrar que o Facebook conta com um espaço especial destinado para micro, pequenas, médias e grandes empresas. A Página do Facebook para Empresas traz dicas e novidades que ajudam no crescimento dos negócios. Vale a pena conferir!

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Lêda Paiva

Formada em Marketing, pela Universidade Anhembi Morumbi. Certificada em Marketing de conteúdo e estratégias em redes sociais; Marketing | STARTER - Agência de Resultado, pela RD Station; Customer Success | STARTER, pela RD Station;Produção de Conteúdo Web, pela Universidade Rock Content.