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Como eu comprovo o ROI das ações de Marketing Digital?

ROI

ROI é a sigla utilizada para o termo em inglês Return Over Investiment, ou seja, retorno sobre o investimento. É uma das métricas mais usadas por empresas pequenas, médias e grandes para a análise de resultados obtidos por meio de ações de marketing digital.

Mesmo sendo tecnicamente simples de ser medido, muitos profissionais e empresas deixam o ROI de lado. Com isso, perdem a oportunidade de avaliar o sucesso das estratégias adotadas.

É preciso considerar que essa métrica leva em consideração a receita gerada durante um período em detrimento de uma campanha de marketing e os custos para colocá-la em operação. Sendo assim, temos aqui um dos mais excelentes termômetros para avaliação e definição de ações para a equipe de marketing digital.

Lembre-se de que a fórmula usada para calcular o ROI é: ROI = (receita – investimento) / investimento

Com isso em mente, veja a seguir alguns dos principais KPI’s que devem ser analisados em uma estratégia de Marketing Digital.

Taxas de conversão

Esse é um dos indicadores mais importantes no que diz respeito ao marketing digital. A taxa de conversão apresenta a quantidade de visitantes que criaram uma interação com algum conteúdo veiculado, ou que realizaram algum tipo de ação que a empresa objetivava, como cadastrar o e-mail ou baixar um material rico.

Como calcular: Taxa de conversão = total de novos leads/ total de visitas.

Custo por leads

Esse indicador é importante para que possamos fazer comparações de estratégias e adequação de ações. Com isso, poderemos analisar de forma muito mais eficiente o fator custo-benefício.

O acompanhamento desse indicador precisa ser feito de forma cuidadosa. E mais, além de ter atenção à qualidade dos leads o ideal mesmo é trabalhar para que o custo de aquisição por cada um seja baixo. O objetivo, com isso, é gerar margens de crescimento interessantes.

Para realizar o cálculo do custo por lead vamos precisar considerar o investimento total que fizemos em alguma campanha e depois, dividimos esse valor pela quantidade de leads que foram obtidos por meio daquela ação. A fórmula é simples:

Custo por lead = investimento total da campanha / quantidade de leads obtidos

Receita de vendas

Essa métrica é aplicada quando temos a necessidade de medir qual receita foi gerada a partir de um conjunto e de uma única ação de marketing digital. Desta maneira, será possível identificar se a campanha colocada em prática está ou não tendo resultados.

Calcular a receita de vendas é fundamental nas questões envolvendo o marketing digital. O motivo é simples: é ela que permite saber o nível do sucesso financeiro que foi gerado devido a uma ação específica.

O cálculo da receita de vendas é feito da seguinte forma: Receita de vendas do marketing digital = receita total – receita de marketing offline.

Ticket médio

Temos aqui um indicador que apresenta a média dos gastos realizados pelos clientes (em produtos ou serviços). Ao ter acesso a esses dados fica mais fácil tomar decisões que incentivem o aumento deles por parte dos clientes. O resultado serão lucros maiores.

O ticket médio ainda permite que entendamos a linha de fidelização dos clientes com relação a cada tipo de perfil. Com isso, poderemos prever um ticket médio regular e recorrente.

O cálculo é feito assim: Ticket médio = faturamento / número de vendas

Como encontrar os melhores indicadores para seu negócio?

Até aqui vimos que o ROI depende do cálculo dos indicadores que usamos nas estratégias de marketing digital. Entretanto, você sabe como identificar quais são os melhores para usar nas suas ações?

Veja algumas dicas que podem ajudá-lo a tomar a decisão correta:

  • Conheça muito bem seu cliente/público-alvo. Ao saber o que as pessoas querem e buscam é possível identificar quais indicadores poderão trazer informações relevantes sobre elas.
  • Analise os insights, isto é, procure entender o máximo possível daquilo que foi obtido de determinado indicador. Novamente, mais dados relevantes vamos obter e com isso, uma visão muito mais ampla sobre o que poderemos fazer.
  • Use indicadores que tenham algo em comum com o negócio. Isso quer dizer que cada caso é um caso. Por exemplo, uma loja virtual terá maior necessidade de obter informações sobre as ocorrências do dia, do faturamento ou da receita. Não faria muito sentido, nesse caso, nos preocuparmos com informações relacionadas à geração de leads. Algo que seria mais bem aproveitado por uma empresa que oferecesse orçamentos e consultoria, por exemplo.

Informações importantes

Trabalhar com indicadores, métricas e ROI pode parecer algo fácil. E geralmente é, principalmente quando focamos nos corretos. Ou seja, comece com menos e depois vá agregando às análises e relatórios outros que julgue necessários para as estratégias de marketing e para o negócio.

Com isso, diminuiremos as chances de levantar informações incompletas e pior, gastarmos tempo e investimentos com indicadores que não tem muita significação no aspecto geral do negócio.

Uma breve análise desse cenário

Quando tratamos de verificação e comprovação por meio do cálculo de ROI é preciso adotarmos alguns cuidados básicos, mas muito importantes.

De fato, podemos optar por analisar e fazer os cálculos de uma estratégia como um todo ou de forma separada como, por exemplo, os resultados do email marketing, Google Adwords e Facebooks Ads.

A questão em si nem chega a ser o cálculo, uma vez que essa parte é relativamente simples. Mas, por outro lado, pode acontecer de dúvidas surgirem como os custos que vão e os que não vão para as ações de marketing digital. Esse é um ponto que oscila de acordo com tipo, tamanho e metodologia usada pela empresa e sua equipe de marketing.

Porém, o essencial é ter em mente que nas contas gerais ainda precisamos incluir dois pontos extremamente importantes: o custo das ferramentas que utilizamos nas estratégias e o custo com os próprios colaboradores, ou seja, o pessoal responsável pelo marketing digital.

Por fim, uma última dica: não deixe lá para frente essa verificação de métricas, indicadores e informações relativas ao ROI. Sem elas, não existem bases que apontem para qual direção as ações futuras de marketing digital deverão ser guiadas.

No final das contas, todo esse processo que pode parecer um tanto complicado a princípio, se revela muito simples. E mais, sua utilidade oferece respostas imediatas, a médio e a longo prazo em termos de marketing digital. E para facilitar ainda mais, você pode contar uma agência de marketing especializada como a Next4. Entre em contato agora mesmo!

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Lêda Paiva

Formada em Marketing, pela Universidade Anhembi Morumbi. Certificada em Marketing de conteúdo e estratégias em redes sociais; Marketing | STARTER - Agência de Resultado, pela RD Station; Customer Success | STARTER, pela RD Station;Produção de Conteúdo Web, pela Universidade Rock Content.