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Como criar insights importantes analisando os meus relatórios de Marketing Digital?

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Quem atua ou se aprofundou um pouco em estratégias de marketing digital muito provavelmente já se deparou com a sigla KPI.

O KPI é muito importante uma vez que, é por meio dele que será possível analisar o desempenho de uma determinada ação de marketing. Com isso, fica muito mais fácil de saber se os objetivos estão alinhados e sendo alcançados, ou se existe algo que precisa ser repensado.

Os KPI’s ainda têm um papel fundamental para que o time de marketing consiga obter insights interessantes por meio da análise de relatórios. Por outro lado, para conseguir novas ideias e mais segurança nas estratégias, é preciso saber quais são os KPI’s mais importantes, como avaliá-los e como aplicá-los em ações futuras.

Nesse post abordamos alguns dos mais importantes aspectos sobre os KPI’s que poderão ajudar você que trabalha com marketing digital e também a você, gestor de empresa, que quer entender mais sobre o assunto.

KPI’s e lucro: estratégias de anúncios pagos

 

Uma boa maneira de ilustrarmos como os KPI’s podem ajudar o negócio a lucrar mais é falar a respeito dos anúncios pagos. Essa é uma das mais excelentes estratégias, já que eles são disparados exatamente para aqueles usuários que já sabem o que querem, já compararam e já se informaram (pelo conteúdo criado pela empresa, por exemplo).

Agora, a grande sacada é pegar esses clientes em seu momento de decisão e fazer com que eles se tornem ativos na empresa. Além disso, ainda temos o direcionamento dos anúncios para um determinado público, o que nos leva a maiores chances de conversão. E isso só é possível por meio das análises dos relatórios obtidos por meio dos KPI’s.

Nesse mesmo sentido podemos destacar ainda outras áreas, que podem ser trabalhadas com o Marketing de Conteúdo, como Inbound Marketing, Landing Pages, BlogPosts, SocialPosts, entre vários outros.

KPI’s, indicadores de interações e Marketing Digital

 

Tomemos o exemplo de um site: o KPI poderá indicar a quantidade de visitantes que chegaram ao site de sua empresa e quantos deles interagiram de fato. Em situações mais específicas, eles podem deixar seus dados de contato, desta forma,  alimentam o banco de dados da empresa.

Uma observação importante: é preciso cuidado para não confundir KPI com métrica.

Agora, imagine que analisando um KPI foi possível identificar aquilo que, de fato, está atraindo as pessoas ao site. Logo, o time de marketing e a empresa saberão no que, como e quando investir e, em quais tipos de ações precisam se concentrar mais. Ou seja, mais insights para ações futuras.

Nesse sentido, podemos dizer que KPI’s e marketing digital são dependentes um do outro. Quando se define e coloca em prática indicadores chave otimizados, as próximas ações e estratégias de marketing serão muito mais sólidas e eficientes.

Insights e Inbound Marketing

 

Quando falamos sobre atrair clientes em potencial por meio de um conteúdo relevante e bem fundamentado acabamos envolvidos e interessados pelo Inbound Marketing. Um dos aspectos mais importantes dessa modalidade de marketing é a seletividade.

Ou seja, todos os dias temos mais e mais informações e, pelo alto fluxo delas, tomar uma decisão bem direcionada se torna um tanto complicado. Isso acontece pelo fato de algumas estratégias considerarem os dados como a fonte de valor e não os insights (veremos isso no próximo tópico). Os relatórios, quando bem analisados, oferecem uma ampla gama de possibilidades, logo temos diversos benefícios que podem ser percebidos por negócios pequenos ou grandes, B2B ou B2C.

Colocar os relatórios nas mãos de pessoas capacitadas para uma análise profunda, resulta em ações com melhor ciclo de vendas, além da possibilidade de medir resultados em tempo real, aumento do ticket médio e, claro, a diminuição de custos para a empresa.

Insights vs dados

 

No tópico anterior sugerimos que, a real fonte de valor para qualquer estratégia tenha sua base nos insights e não nos dados propriamente ditos. Mas, qual seria o motivo para isso? A primeira coisa a ser considerada é de que os insights dificilmente serão plagiados por empresas concorrentes ou outras marcas.

A segunda, é que ele não se mistura com o ‘grosso’ ou seja, ele é extraído dessa sobrecarga de informações (que muitas vezes não são usadas). Com isso, fica simples de entender o motivo pelo qual os insights não são métodos que surgem espontaneamente do campo de dados, números e indicadores e, sim de um conjunto de fatores análises.

É aqui que temos o ponto de atenção: o surgimento, o raio primário dos insights, aparece na mente das pessoas. Mas não de todas. Somente em quem não se deixa iludir pelo fluxo aleatório de informações é que consegue analisar relatórios e ter essas ‘revelações’ no momento certo. E, claro, colocá-los em prática é indispensável.

Vale ressaltar que isso não quer dizer que os insights não têm nenhuma relação com dados. Na realidade, eles são alimentados por dados. O grande diferencial é que, eles surgem de mentes altamente treinadas da equipe de marketing capacitadas para avaliarem e considerarem os mais diversos aspectos obtidos por meio de relatórios de KPI’s.

Entretanto, nada disso pode ser feito de qualquer forma. Contar com a parceria de quem entende desse mercado e, que se mantém atualizado nos fundamentos da transformação digital é um fator chave para o futuro dos negócios. Afinal, estamos tratando de criatividade, capacidade e ideais que geram resultados.

KPI’s e a qualidade da marca

 

Quando falamos sobre percepção do cliente em relação à qualidade da marca, é o mesmo que dizer a ‘visão’ que ele tem do produto, serviço, capacidade de inovação e tudo o mais que ele julgue que possa satisfazer suas necessidades. Mas, o que isso tem a ver com KPI’s, lucros e mudanças positivas para a empresa?

Simples, a resposta é, tudo! Empresas que lucram de forma sustentável geralmente têm algo em comum: elas analisam, planejam e dialogam internamente. Usar os KPI’s para tornar a marca mais forte no mundo virtual é uma ação excelente de crescimento no mercado. O público certo será atingido, os resultados poderão ser medidos, os investimentos serão feitos em ações planejadas e com isso a marca tem chances de ser cada vez mais conhecida e lembrada pelas pessoas.

Indicadores de desempenho de processo

 

Os indicadores de desempenho de processos são indicadores que se concentram no processo em que a ação é executada. Assim, eles medem o desempenho da estratégia e analisam se eles estão atingindo o objetivo pretendido. Trata-se de indicadores quantificáveis. Sendo assim, é possível obter informações sobre toda uma estratégia ou apenas parte dela.

Como traduzir e aplicar os indicadores na prática?

 

Via de regra, o primeiro passo é identificar quais são os indicadores mais importantes para a empresa. Existem vários e eles podem até mesmo ser divididos em categorias mais específicas. Mas, entre esses os mais importantes são os seguintes:

Indicadores de produtividade

 

Esses indicadores dizem respeito sobre como estão sendo aplicados os recursos. Por exemplo, eles podem ser usados para avaliar o desempenho por período do colaborador, de uma estratégia, de uma ação, de um processo e até mesmo de uma máquina em certo prazo de tempo.

Indicadores estratégicos

 

São usados para avaliar a situação no momento atual em comparação com os objetivos que haviam sido estabelecidos. No marketing digital, são muito usados para análises de ações e estratégias, assim como dos resultados obtidos. São essenciais, uma vez que por meio deles podemos até mesmo reduzir custos e evitar gastar recursos, onde não há resultados significativos.

KPI’s democráticos

 

Esse é um ponto um pouco tímido de ser visto, mas essencial para fazer com que a empresa ganhe mais em seu segmento. Aqui, a mesma estratégia utilizada por grandes corporações pode ser adaptada e aplicada para o pequeno empreendedor. As inovações, as diferentes formas de direcionar os negócios, a capacidade de superar desafios que vemos em grandes companhias, também são usadas em pequenas. Afinal, boa parte do sucesso delas tem origem em uma boa estratégia fundamentada na análise de KPI’s. Sendo assim, não há motivos para não nos inspirarmos.

Basta ter em mente o seguinte: você não apenas tem acesso, mas também pode usar as ferramentas disponíveis no mercado aliadas com os KPI’s para criar estratégias mais competitivas e criativas de marketing. E, convenhamos, quando aparece algo que tem a premissa de oferecer para sua empresa a opção de ser mais competitiva, não dá para não aproveitar

Importância dos indicadores (KPI’s) para obtenção de insights

 

Se quisermos monitorar e avaliar nossas estratégias de marketing precisaremos dos indicadores. De outro jeito, não conseguiremos seguir o processo e obter dados corretos com informações importantes para ideias futuras.

Na realidade, os indicadores vão nos trazer muito mais do que dados sobre nossas atividades. Pois, permitem que o time de marketing possa trabalhar com mais eficiência, possibilitam que o gestor da empresa tenha as informações corretas para tomar decisões e, claro, indicam se há ou não resultados positivos.

Enfim, eles nos mostram todas as informações essenciais para que possamos avaliar processos e otimizá-los de forma contínua e, assim os objetivos estabelecidos possam ser atingidos. Ou seja, não possibilitam apenas a análise do andamento das nossas ações, mas também uma interpretação correta, criativa e prática desses dados.

É assim que investiremos melhor e traçaremos novos objetivos para a obtenção de resultados mais sólidos dentro do marketing digital e consequentemente para os negócios.

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Lêda Paiva

Formada em Marketing, pela Universidade Anhembi Morumbi. Certificada em Marketing de conteúdo e estratégias em redes sociais; Marketing | STARTER - Agência de Resultado, pela RD Station; Customer Success | STARTER, pela RD Station;Produção de Conteúdo Web, pela Universidade Rock Content.