Vendas ficam mais fáceis com estratégias digitais.

Quer atingir os melhores resultados?

Como fazer o calculo do ROI e atingir bons resultados

O Retorno sobre Investimento – ROI – é uma das mais importantes métricas utilizadas para a mensuração dos resultados de uma campanha de marketing e junto às estratégias de marketing  digital, é o fator que determina se a ação está dando certo ou não, possibilitando melhorias e reajustes.

Em resumo, o ROI indica quantos reais foram obtidos para cada valor investido na empresa, independente da área.

Este é um cálculo muito importante principalmente dentro do marketing, já que colabora com a tomada de decisão responsável por avaliar a sustentabilidade de um investimento, como em uma campanha, por exemplo, ao determinar a viabilidade de mantê-la ou tirá-la do ar.

Como fazer o calculo do ROI?

O ROI considera todos os custos do investimento e o retorno obtido graças a eles em seu cálculo. Seu resultado é um forte indicativo que possibilita o aperfeiçoamento das estratégias que estão sendo aplicadas. Veja a fórmula de cálculo do ROI a seguir:

ROI = (Retorno do investimento – Investimento inicial) / Investimento inicial

Exemplificando, se sua empresa gastou R$ 5 mil reais em estratégias digitais e obteve um retorno de R$ 12 mil em vendas, (12-5)/5 = 1,40. Percentualmente falando, para cada R$ 1 real investido, seu negócio obteve um retorno de R$ 1,40.

Acredite, boas estratégias garantem um ROI de até mesmo 400, 500%, ou seja, até R$ 5 reais de lucro para cada R$ 1 real investido. Para atingir tal resultado é imprescindível, portanto, manter-se sempre atento aos relatórios e resultados deste cálculo.

Como aumentar o ROI com marketing digital?

Uma das perguntas mais feitas entre empreendedores e visionários, que sabem que investir em marketing digital é uma das melhores formas de obter lucro, é justamente como elevar o percentual do ROI optando por melhores práticas e alternativas em estratégias digitais.

A seguir veja as 3 mais importantes dicas de como por tudo isso em prática já:

1.     Criar ou atualizar o site da empresa

Evidentemente, estar na internet é o básico para atingir um ROI positivo atualmente. Neste contexto, ter um site é o pontapé inicial para marcar presença neste mercado que a cada dia se expande mais. Se a empresa ainda não tem sua página virtual, a hora de criá-la é agora. Se já tem, mas não segue as estratégias digitais, reveja e atualize para maior sucesso.

2.     Otimize sua página em SEO

Uma das primeiras práticas recomendadas dentro do marketing digital, e que visam aumentar o percentual de ROI do negócio, é trabalhar com a prática SEO em cada página e publicação da empresa já que desta forma fica muito mais fácil atrair internautas para o endereço, convertendo parte deles em leads e futuros clientes.

3.     Estratégia digital para atração de leads

Por fim, é importante definir quais serão as melhores maneiras de atrair a atenção do lead. Essas estratégias devem ser traçadas em detalhes e precisam considerar sempre o perfil do público. Oferecer conteúdo pertinente e de qualidade é uma das formas de atrair visitantes e disponibilizar um material bônus uma excelente estratégia para conversão.

Como se vê trabalhar atento ao ROI é uma das grandes oportunidades de fazer com que o negócio cresça dentro do ambiente virtual e, principalmente, fora dele.

Aproveite agora para calcular o retorno atual obtido sobre cada investimento em marketing digital do seu negócio e avalie se ele está dentro daquilo que você projetou para a sua empresa!

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Rodrigo Ferré

*Formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Unilago. + Certificado em Marketing Digital pela RD Station, Certificado em Google AdWords Sales Representative + Sales certification (Certificação Google Adwords) + Certificado em CRM pela Moskit CRM + Vendedor de Alta Performance pela Insight Company + Certificado de participação do RD Summit 2015 e 2016. Atua a mais de 10 anos proporcionando vendas para clientes com estratégias de marketing digital.