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[Check list] Como colocar no ar uma estratégia efetiva de Marketing Digital

Muito se fala por aí das vantagens em investir em marketing digital. Mas para se conseguir verdadeiros resultados, é preciso ter no universo online o mesmo cuidado que se tem para qualquer ação realizada no offline.

Na verdade, falar em online e offline nos dias atuais não faz mais sentido algum. Para o consumidor, a marca precisa ter o mesmo discurso tanto em ações realizadas na internet, quanto em todas as outras formas de contato, como por exemplo em lojas, campanhas promocionais, atendimento ao consumidor e outras.

Mas para quem está começando a pensar no assunto, separamos um check list para colocar para funcionar uma estratégia digital de sucesso. Vamos lá.

1. Planeje, planeje, planeje

Nada deve ser colocado em prática sem uma boa dose de planejamento. Dedique tempo para pesquisar o comportamento do seu público–alvo e levante informações que serão muito importantes na hora de colocar tudo para funcionar.

* Pesquise as redes sociais que seu público mais utiliza
* Linguagens que utiliza nas diferentes plataformas
* Estratégias utilizadas pelos concorrentes

2. Aprenda sobre todas as possibilidades

A internet é um universo à parte e as formas de marketing online são quase infinitas. É possível abrir páginas de empresas em redes sociais diversas, criar sites interativos, enviar newsletters, otimização de páginas e, é claro, inserir anúncios em portais ou blogs. Isso sem falar dos links patrocinados nas páginas de busca. Antes de fazer qualquer coisa, aprenda tudo que cada uma das mídias é capaz de trazer para sua empresa, quais as formas de medição e controle, e o custo de cada uma. Assim, você será capaz de diversificar seu investimento com o melhor retorno possível.

3. Cuide da imagem

Depois de pesquisar e verificar onde sua empresa deve atuar na internet, crie peças que estejam sempre de acordo com a sua imagem de marca. Opte por manter a mesma identidade utilizada no mundo real.

4. Dedique tempo

As estratégias digitais têm muitas vantagens. Costumam ser mais baratas, podem ser mensuradas e o melhor, permitem que alterações sejam feitas na metade do caminho se for preciso. Mas é preciso tempo. Se pessoalmente não tiver tempo, contrate uma pessoa que possa dedicar tempo integral para o cuidado com a estratégia online.

5. Avalie sempre

Os relatórios estão aí para serem utilizados com inteligência. Verifique o alcance de suas mensagens, o grau de engajamento de seus clientes e como está sua reputação online. Utilize todos os dados a seu favor para ir deixando suas campanhas cada vez mais eficientes.

6. Cuide de crises

Pode ser que tudo corra perfeitamente bem e que nunca nenhum de seus clientes venha a fazer uma reclamação pública sobre sua empresa. Ou não. Caso algum cliente seu comece a reclamar em redes sociais, páginas e qualquer outra forma, não se desespere. Responda seu cliente e tente resolver o problema da forma mais rápida possível. Jamais trate mal seu cliente, pois se lembre que o que publica na internet pode ficar disponível para todos por muito tempo.

Com estas dicas, sua estratégia digital tem tudo para dar certo. O importante é sempre responder os clientes e manter um relacionamento saudável e agradável. Tudo isso vai alavancar seus resultados e trazer muito mais visibilidade para sua empresa. Bons negócios!

Caso queira fazer uma avaliação atual das suas estratégias digitais, entre em contato e fale com um de nossos especialistas aqui.

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G. Lang

*Formado em Marketing pala Universidade Paulista (UNIP). *Formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi. *Colegial Técnico em Processamento de Dados pela FECAP. + Atua em Estratégias de Marketing Digital na Agência Next4 desde 2009 + Certificado pelo Google Adwords (Publicidade e Pesquisa + Fundamentos Google) + Certificado Inbound Marketing pela RD Station