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Check list: Como colocar no ar uma estratégia efetiva de marketing digital

Muito se fala por aí das vantagens em investir em marketing digital. Mas para se conseguir verdadeiros resultados, é preciso ter no universo online o mesmo cuidado que se tem para qualquer ação realizada no offline.

Na verdade, falar em online e offline nos dias atuais não faz mais sentido algum. Para o consumidor, a marca precisa ter o mesmo discurso tanto em ações realizadas na internet, quanto em todas as outras formas de contato, como por exemplo em lojas, campanhas promocionais, atendimento ao consumidor e outras.

Mas para quem está começando a pensar no assunto, separamos um check list para colocar para funcionar uma estratégia digital de sucesso. Vamos lá.

1. Planeje, planeje, planeje:

Nada deve ser colocado em prática sem uma boa dose de planejamento. Dedique tempo para pesquisar o comportamento do seu público–alvo e levante informações que serão muito importantes na hora de colocar tudo para funcionar.

  • Pesquise as redes sociais que seu público mais utiliza;
  • Linguagens que utiliza nas diferentes plataformas;
  • Estratégias utilizadas pelos concorrentes.

2. Aprenda sobre todas as possibilidades:

A internet é um universo à parte e as formas de marketing online são quase infinitas. É possível abrir páginas de empresas em redes sociais diversas, criar sites interativos, enviar newsletters, otimização de páginas e, é claro, inserir anúncios em portais ou blogs. Isso sem falar dos links patrocinados nas páginas de busca. Antes de fazer qualquer coisa, aprenda tudo que cada uma das mídias é capaz de trazer para sua empresa, quais as formas de medição e controle, e o custo de cada uma. Assim, você será capaz de diversificar seu investimento com o melhor retorno possível.

3. Cuide da imagem:

Depois de pesquisar e verificar onde sua empresa deve atuar na internet, crie peças que estejam sempre de acordo com a sua imagem de marca. Opte por manter a mesma identidade utilizada no mundo real.

4. Dedique tempo:

As estratégias digitais têm muitas vantagens. Costumam ser mais baratas, podem ser mensuradas e o melhor, permitem que alterações sejam feitas na metade do caminho se for preciso. Mas é preciso tempo. Se pessoalmente não tiver tempo, contrate uma pessoa que possa dedicar tempo integral para o cuidado com a estratégia online.

5. Avalie sempre:

Os relatórios estão aí para serem utilizados com inteligência. Verifique o alcance de suas mensagens, o grau de engajamento de seus clientes e como está sua reputação online. Utilize todos os dados a seu favor para ir deixando suas campanhas cada vez mais eficientes.

6. Cuide de crises:

Pode ser que tudo corra perfeitamente bem e que nunca nenhum de seus clientes venha a fazer uma reclamação pública sobre sua empresa. Ou não. Caso algum cliente seu comece a reclamar em redes sociais, páginas e qualquer outra forma, não se desespere. Responda seu cliente e tente resolver o problema da forma mais rápida possível. Jamais trate mal seu cliente, pois se lembre que o que publica na internet pode ficar disponível para todos por muito tempo.

Com estas dicas, sua estratégia digital tem tudo para dar certo. O importante é sempre responder os clientes e manter um relacionamento saudável e agradável. Tudo isso vai alavancar seus resultados e trazer muito mais visibilidade para sua empresa.

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G. Lang

*Formado em Marketing pala Universidade Paulista (UNIP). *Formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi. *Colegial Técnico em Processamento de Dados pela FECAP. + Atua em Estratégias de Marketing Digital na Agência Next4 desde 2009 + Certificado pelo Google Adwords (Publicidade e Pesquisa + Fundamentos Google) + Certificado Inbound Marketing pela RD Station