Vendas ficam mais fáceis com estratégias digitais.

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[CEO] Como entender uma estratégia digital?

Estratégia Digital vem de Marketing digital, que é o up que inúmeros negócios têm investido a fim de voltar à ativa no mercado, só que desta vez mais focado em um contexto ilimitado e totalmente virtual.

Apesar de parecer bastante simples, entender uma estratégia digital requer bastante empenho e dedicação, e neste artigo elencam-se alguns dos passos básicos para obter sucesso com tal prática.

1.     Conheça cada um de seus clientes mais a fundo

O primeiro passo para atingir as expectativas através de campanhas virtuais, planejadas e montadas de acordo com os parâmetros do marketing digital, é ter amplo conhecimento dos clientes que estão sendo atendidos.

Estratégias digitais jamais poderão ser tratadas como números, replicando-se modelos sem que seja feito um estudo e análise detalhada de cada cliente, produto e público-alvo.

2.     Estude bem a sua concorrência

Também é imprescindível conhecer a concorrência, saber quais são os seus diferenciais e atrativos e como eles podem usá-los chamando a atenção de um público em comum.

Quanto mais você souber do concorrente, maiores serão as oportunidades de se criar novas e diferenciadas estratégias para a empresa que pode tornar-se, assim, mais atrativa ao fazer as escolhas mais certas através do marketing digital, por exemplo.

3.     Trabalhe com metas claras

Definir quais são as metas de trabalho é sem dúvida um dos passos mais importantes também do planejamento das estratégias digitais. Um formato de referência tratando-se do estabelecimento de metas é o modelo SMART.

Através deste modelo é possível determinar a especificidade do projeto, a forma de sua mensuração, se é de fato atingível, se tem relevância para o negócio e em quanto tempo cada tarefa deverá ser concluída.

4.     Defina um cronograma de trabalho

Ainda com base no passo anterior, é chegada a hora de criar um cronograma de trabalho para a sua campanha de marketing digital. Chamado de plano de marketing também, esta agenda ditará o andamento das atividades e é de suma importância para que nada fuja do prazo.

Para ser considerado como completo, o cronograma das estratégias digitais deve considerar os esforços empregados na realização das atividades.

5.     Pense num futuro de médio a longo prazo também

Os resultados obtidos com marketing digital são diariamente construídos graças ao empenho e a dedicação de profissionais focados em injetar técnicas como SEO, inbound marketing, marketing de conteúdo entre outros nas páginas de seus clientes.

O ritmo de resultado, entretanto, é crescente e não acontece de um momento para o outro, mas sim conforme o dia a dia dessas práticas. Portanto, pense mais pra frente quando usar estratégias digitais.

6.     Mensure os resultados conquistados

Outro passo de fundamental importância nos processos de entendimento e aplicação das estratégias digitais é a mensuração dos resultados conquistados após tal implantação.

No marketing digital é possível fazer este acompanhamento calculando-se custos e retornos como ROI, CAC entre outros. Mensure todas as campanhas para saber o que, de fato, está dando certo.

7.     Revise sempre as estratégias digitais

Por fim, o último passo é sem dúvida alguma revisar os pontos que ainda podem ser melhorados nas estratégias, geralmente observados no passo anterior, de mensuração.

Eliminar o que não deu certo e melhorar aquilo que deu bons resultados elevará o nível da campanha de marketing digital da empresa, sendo reaplicado a ela de tempos em tempos.

Depois desse passo a passo você já sabe como funciona uma estratégia digital, e para obter melhores resultados é interessante contratar alguém ou uma agência para cuidar dessa parte, um coordenador de marketing já tem muito o que fazer para tentar cuidar das estratégias digitais sozinho.

A Next4 está a mais de 10 anos no mercado, somos especialistas em marketing digital, se você precisar de ajuda conte com a gente!

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Rodrigo Ferré

*Formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Unilago. + Certificado em Marketing Digital pela RD Station, Certificado em Google AdWords Sales Representative + Sales certification (Certificação Google Adwords) + Certificado em CRM pela Moskit CRM + Vendedor de Alta Performance pela Insight Company + Certificado de participação do RD Summit 2015 e 2016. Atua a mais de 10 anos proporcionando vendas para clientes com estratégias de marketing digital.