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Busca paga x Busca Orgânica: Vantagens e desvantagens

Busca paga x Busca Orgânica: Vantagens e desvantagens: Tanto a busca paga (links patrocinados) quanto à busca orgânica (SEO), são estratégias de marketing digital que podem ser exploradas com o objetivo de popularizar uma marca ou empresa, aumentar as vendas e lançar novos produtos, entre outros. No entanto, são duas ferramentas diferentes e cada qual traz as suas vantagens e desvantagens.
Confira abaixo: busca paga x Busca Orgânica: Vantagens e desvantagens

Busca Paga: Vantagens x Desvantagens

Entre as vantagens da busca paga estão o fato de poder colocar os anúncios da empresa em posição de destaque nas plataformas mais populares da internet, como o Facebook, o Google e o Bing, entre outras; contar com programas de links patrocinados disponíveis a preço acessível no mercado; e a chance de explorar novos nichos de mercado com o auxílio de ferramentas potentes, como Google Adwords e Facebook Ads.

Porém, a busca paga traz a desvantagem de ser uma ação rápida de marketing. Ou seja, assim que o plano pago se esgota, os anúncios da sua empresa saem do ar automaticamente e, dessa forma, você pode perder visitantes importantes para a empresa. Além disso, pode ser que, se a sua campanha for otimizada com keywords (palavras-chave) muito gerais, o valor por clique fique muito alto.

Busca Orgânica: Vantagens x Desvantagens

Em relação às vantagens da busca orgânica, um dos maiores benefícios é poder otimizar o site da sua empresa para os motores de busca com estratégias de SEO e contar com uma campanha que dura mais tempo. Além disso, com essas estratégias, como a utilização correta de keywords, a produção de conteúdo de boa qualidade para os robôs do Google e a descrição adequada de produtos, é possível ocupar posição de destaque nos sites de busca sem ter que pagar nada por isso.

No entanto, é claro que uma campanha de SEO (busca orgânica) é algo que demanda muito trabalho e demora mais tempo para mostrar os seus resultados efetivos, como o aumento das vendas ou do tráfego no site da empresa. Além disso, são estratégias que precisam ser implantadas por quem realmente entenda de busca orgânica, ou seja, por profissionais que conhecem as ferramentas de SEO e que sabem para o que servem, como um blog no WordPress e os relatórios do Google Analytics.

De forma geral, a busca paga e a busca orgânica apresentam mais vantagens do que desvantagens às campanhas empresariais. Para uma empresa grande e que pretende atingir muitos clientes, por exemplo, o ideal é elaborar uma campanha que alie os dois tipos de busca.

Tudo depende das características e dos objetivos da empresa. Agora que você já sabe mais sobre o assunto, analise qual tipo de busca pode trazer mais vantagens para o seu negócio!
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G. Lang

*Formado em Marketing pala Universidade Paulista (UNIP). *Formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi. *Colegial Técnico em Processamento de Dados pela FECAP. + Atua em Estratégias de Marketing Digital na Agência Next4 desde 2009 + Certificado pelo Google Adwords (Publicidade e Pesquisa + Fundamentos Google) + Certificado Inbound Marketing pela RD Station