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[Analistas] Como entender uma Estratégia Digital?

A tríade de ter visibilidade, atrair novos clientes e consequentemente crescer é o foco e a principal meta de quem já decidiu trabalhar com estratégia digital, que são multitarefas e altamente eficientes em atingir aos mais diferentes públicos.

Consideradas como a porta de entrada para um mercado sem limites e que está cada vez mais dinâmico, entender o funcionamento do marketing digital, bem como a sua aplicação, é uma das melhores formas, também, de se manter ativo em meio a um ambiente acirrado e extremamente competitivo.

O marketing digital é eficaz em comunicar e promover produtos e serviços, devido à tamanha importância tornou-se indispensável para o sucesso de todos os tipos de negócio.

Veja a seguir os principais fatores determinantes no processo de entendimento, compreensão e aplicação das estratégias de marketing digital.

✓ Preste atenção na comunicação

Uma estratégia digital deve ter sua comunicação facilitada para que todos possam compreendê-la na hora de a por em prática.

Deve também ser prática, clara e bem concisa, capaz de aproximar profissionais de marketing e clientes, alinhando-os em busca de um objetivo comum através de um linguajar que seja de conhecimento de ambos.

Se você pegou uma estratégia em mãos e não conseguiu absorver o que está sendo pedido, é possível que a proposta esteja mal redigida ou pensada de forma pouco interativa.

✓ Observe a interatividade proposta

E por falar em interatividade, este é outro determinante de presença obrigatória em meio ao marketing digital visto que o objetivo das campanhas vinculadas online é justamente o de ficar mais próximo ao público, na maior parte dos casos 24 horas.

Além disso, a interatividade permite que novas informações sejam agregadas ao projeto através de uma contribuição simultânea, totalmente apta a melhorar as futuras aplicações da estratégia digital que está sendo aplicada.

✓ Concentre-se nos diferenciais competitivos da estratégia digital

Ao ter acesso a uma estratégia digital a primeira pergunta que deve ser feita é sobre quais são os diferenciais competitivos desta proposta em específico.

É claro que se tratando de marketing digital, inbound marketing, marketing de conteúdo entre outros modelos de sucesso neste meio, incorre-se constantemente em moldes absorvidos de cases de sucesso, entretanto, ainda assim é imprescindível que cada projeto tenha seus apontamentos e diferenciais.

E são exatamente esses pontos, destacados como competitivos, que serão postos em destaque na aplicação da estratégia.

✓ Avalie o alcance do que foi elencado

A internet é um território ilimitado cuja uma propaganda vinculada pode ser vista por alguém tanto local, quanto que esteja do outro lado do mundo.

Neste contexto, é importante ressaltar que nem todos os públicos convêm ser atingidos por uma estratégia, afinal, um produto/serviço costumam possuir um direcionamento mais específico.

Identificar o alcance da campanha é o primeiro passo para acertar em cheio neste direcionamento.

✓ Escolha os meios e ferramentas para posterior mensuração

Ainda na fase de entendimento das estratégias digitais é importante elencar quais serão os meios e as ferramentas utilizadas para análise do projeto e mensuração dos resultados alcançados.

No marketing digital é comum usar como métricas o número de leads atraídos e convertidos no período, o retorno sobre investimento (ROI), o custo de aquisição por cliente (CAC) entre outros.

Essa avaliação é essencial para que novas estratégias sejam aplicadas de modo a conquistar resultados ainda melhores.

Portanto, na hora de começar a desenvolver sua estratégia digital mantenha-se sempre atento aos pontos que foram abordados ao longo deste artigo para alcançar resultados ainda melhores. Seguindo este passo a passo e fazendo as alterações que são necessárias, o entendimento da estratégia será muito mais rápido e perspicaz, nada como a prática para aprender.

A Next4 é especialista em marketing digital, se quiser mais dicas e explicações sobre estratégias de marketing digital conte com a gente!

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Rodrigo Ferré

*Formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Unilago. + Certificado em Marketing Digital pela RD Station, Certificado em Google AdWords Sales Representative + Sales certification (Certificação Google Adwords) + Certificado em CRM pela Moskit CRM + Vendedor de Alta Performance pela Insight Company + Certificado de participação do RD Summit 2015 e 2016. Atua a mais de 10 anos proporcionando vendas para clientes com estratégias de marketing digital.