Vendas ficam mais fáceis com estratégias digitais.

Quer atingir os melhores resultados?

Sua estratégia de Loja Virtual não está funcionando?

Criar uma loja virtual pode ser relativamente mais barato do que criar uma loja física, isto é fato. Mas muitos gestores se esquecem de que, assim como em qualquer outro negócio, uma loja virtual precisa de investimento, expertise e, principalmente, uma boa gestão.

Só assim será possível aproveitar todas as vantagens que a web tem a oferecer e fazer a loja virtual realmente se tornar um sucesso, tanto no que se refere ao faturamento quanto no que se refere à satisfação dos clientes.
Vamos abordar neste artigo os principais motivos pelos quais muitas lojas virtuais não são impulsionadas e, muitas vezes, acabam falindo.

  •  Ausência de agência digital especializada: antes de começar a considerar um negócio virtual, é necessário entender que a web é um espaço que possui muitas peculiaridades, sendo que o comportamento dos consumidores dentro dela pode ser muito diferente quando comparado ao comportamento em lojas físicas. E isso também é válido para empresas que veem seu negócio crescer na internet. Contar com uma agência digital especializada em e-commerce é tornar o investimento muito mais seguro, pois a margem de lucro com certeza será maior.
  • Falta de profissional qualificado na equipe interna: mesmo que sua loja virtual conte com o respaldo de uma agência digital especializada, ela não estará disponível 24h por dia. Assim, é necessário um profissional qualificado na equipe interna que saiba realizar tarefas como SAC 2.0, atualização da vitrine virtual e planejamento de mídias sociais (alimentação de Twitter, Blog, Facebook, Instagram, etc.).
  • Falta de conhecimento em logística: Ponto em que muitos empresários pecam. A logística é parte fundamental de sua loja virtual, já que ela é responsável por fazer que seu produto chegue até o cliente. Quando não há planejamento e/ou gestão de logística, pode ocorrer do frete ficar extremamente caro, seja para você (no caso de frete grátis) ou para seu consumidor, ou do produto demorar muito a chegar até o consumidor final. Um bom planejamento de logística, com a contratação de serviços adequados ao porte de seu negócio e oferecidos por empresas sérias, pode resolver estas questões.
  • Ausência ou falha no suporte ao cliente: a navegação pelo site de lojas virtuais pode gerar inúmeras perguntas ao cliente em potencial, de diversos tipos (prazo de entrega, garantia, métodos de pagamentos, etc.). Por isso, é necessário contar com um bom suporte. Isso é de especial importância quando considerado o processo pós-compra, que muitas vezes determina a fidelização ou não de determinado consumidor.
  • Fatores inerentes ao website da loja virtual: se você possui uma loja virtual, você deve aproveitar ao máximo todas as oportunidades que a web tem a oferecer. Segundo pesquisa do Groupon, uma das maiores plataformas de e-commerce do país, o brasileiro é o povo que mais faz compra por celular em toda a América Latina (21% das compras online são realizadas via celular). Este dado só prova a importância do site de sua loja virtual ter layout responsivo, ou seja, se adaptar a todos os tipos de tela, independente do tamanho.

Outros fatores que podem ajudar a impulsionar sua loja virtual são a fácil navegação, organização intuitiva dos itens da loja e vitrine atualizada com produtos e/ou serviços que têm maior procura.

Fale com um especialista e tire todas as suas dúvidas aqui. Estamos a disposição para mais informações!

Fale com a agencia Next4
Rodrigo Ferré

*Formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Unilago. + Certificado em Marketing Digital pela RD Station, Certificado em Google AdWords Sales Representative + Sales certification (Certificação Google Adwords) + Certificado em CRM pela Moskit CRM + Vendedor de Alta Performance pela Insight Company + Certificado de participação do RD Summit 2015 e 2016. Atua a mais de 10 anos proporcionando vendas para clientes com estratégias de marketing digital.