Vendas ficam mais fáceis com estratégias digitais.

Quer atingir os melhores resultados?

10 sinais de que chegou a hora de investir em retenção de clientes

A técnica de retenção de clientes é de extrema importância, já que agrega valor e credibilidade, melhorando inclusive os resultados das empresas. Ter um cliente satisfeito é o primeiro passo para ampliar a divulgação e o conhecimento do seu negócio, portanto, vale a pena investir em ações para manter o seu público certo sempre por perto.

Mesmo sabendo da importância de manter um público fiel, muitas empresas acabam deixando essa estratégia de lado. Abaixo, dez sinais de que está na hora de investir na retenção de clientes:

1 – Perfil desconhecido: se você não sabe para quem está produzindo, está na hora de conhecer o perfil do seu consumidor para melhor atendê-lo.

2 – Conhecimento da concorrência: é fundamental saber quem está competindo com você, para ofertar sempre as melhores condições e preços do mercado.

3 – Valorizar os novos clientes: um erro das empresas é ofertar novidades somente para os novos clientes. Para manter uma clientela fiel, é preciso que essa se sinta motivada a continuar consumindo, deixando os clientes satisfeitos e entregando benefícios inclusive para os clientes antigos.

4 – Não ter estratégias de comunicação: o cliente se sente muito mais à vontade quando é bem atendido e quando a empresa demonstra preocupação em atender bem, investir em relacionamento pode proporcionar futuras vendas.

5 – Não assumir a culpa: dizer que a culpa é dos outros (e não sua) não é justificativa para a perda de clientes. Reconheça os erros da sua empresa e procure consertá-los o quanto antes.

6 – Não se preocupar com o pós-venda: dar um retorno de agradecimento é a chave para deixar o consumidor satisfeito e conquistar um consumidor fiel.

7 – Falta de produtos complementares (upselling e cross-selling): saiba o perfil do seu consumidor e invista em produtos que sejam do interesse dele, a partir das compras já realizadas.

8 – Abrangência desconhecida: se você não sabe quantos clientes são fiéis a seus serviços e produtos, você precisa investir na retenção, para saber exatamente quantas pessoas está atendendo.

9 – Falta de investimento em automação: sempre vale a pena optar por sistemas de retenção de clientes para garantir a fidelidade do seu público.

10 – Se preocupar com os números: a “qualidade” dos seus clientes é sempre mais importante do que a quantidade.

Reter clientes é de suma importância para todos os segmentos, pois é mais barato gerar venda novamente quando o cliente sabe da qualidade do seu produto ou serviço, ele acaba inclusive divulgando para pessoas que confia. Para fazer essa retenção a automação de marketing é uma das melhores alternativas. Atualmente temos o Marketing Digital que ajuda a reter seus clientes com diversas estratégias integradas, como:  e-mail segmentado (one to one), redes sociais (Paga e orgânica), blog (Geração de conteúdo relevante para posicionamento das palavras-chave – SEO), Landing Pages promocionais, automação de marketing entre outras estratégias, o importante é não deixar o cliente esquecer da sua marca.

Fale com a agencia Next4
G. Lang

*Formado em Marketing pala Universidade Paulista (UNIP). *Formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi. *Colegial Técnico em Processamento de Dados pela FECAP. + Atua em Estratégias de Marketing Digital na Agência Next4 desde 2009 + Certificado pelo Google Adwords (Publicidade e Pesquisa + Fundamentos Google) + Certificado Inbound Marketing pela RD Station