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10 motivos pra cancelarem seu email marketing

O email marketing é a ferramenta mais usada por milhares de empresas que buscam ter uma comunicação direta com seus clientes. Com ele, é possível mostrar novas campanhas, fidelizar o consumidor, realizar s satisfação e, até mesmo, enviar informativos sobre a instituição.

Ele é a opção mais escolhida por todos os benefícios que traz, como a relação de custo x benefício, a agilidade em enviar tudo de uma única vez, a visibilidade e a interatividade que você conseguirá criar entre seu público e o site de sua empresa. Porém, se por um lado ele traz tantos pontos positivos, por outro ele pode acabar se tornando o terror do internauta, que não pensa duas vezes antes de cancelar o recebimento da mensagem. Abaixo, vamos listar os 10 motivos que podem fazer com que seu contato cancele seu e-mail marketing.

10 principais motivos para o cancelamento do email marketing:

1 – A periodicidade

Esse talvez seja o motivo mais importante de toda a lista e, por isso, está aqui em primeiro lugar. A quantidade de e-mails marketing que você manda para o seu público pode ser tão alto que a pessoa fica cansada de receber sempre aquele e-mail que trava sua caixa de mensagens. Por isso, tenha consciência de que é preciso dosar muito bem o tempo de envio, ele não deve ser exagerado a ponto de cansar o cliente, nem tão escasso a ponto de a pessoa nem lembrar que tinha assinado sua newsletter.

2 – A informalidade

Um dos erros mais cometidos na hora de fazer um e-mail marketing é tratar a pessoa que está recebendo a mensagem como “prezados clientes”, o tratamento impessoal é visto pelo público como algo frio e pode levar ao descadastramento do seu e-mail marketing. Por isso, aposte nas mensagens personalizadas, já existem programas que substituem o “prezado cliente” pelo nome do destinatário.

3 – Design pouco atrativo

É preciso ter em mente que sua obrigação é chamar a atenção do internauta para a promoção ou produto que você está oferecendo. Por isso, capriche na hora de montar o layout e lembre-se de fazer sempre ligação com o tema, fundos padrões são cansativos e desinteressantes.

4 – O conteúdo é irrelevante

Na hora de criar o conteúdo, pense no que o seu público gostaria de receber, tenha um texto atraente e chamativo e, às vezes, ofereça brindes e descontos, para quem utilizar o link do e-mail marketing para navegar e realizar uma compra.

5 – Não ser interativo

Nada é mais desgastante do que ter que procurar nas letras miúdas como entrar em contato com a empresa para conseguir mais informações sobre a ação ou produto. Mas tenha em mente que apenas o link que direciona o internauta para o seu site não é suficiente, ofereça também um e-mail no qual ele pode tirar todas as dúvidas e receber resposta.

6 – Falta de segmentação

Se sua empresa trabalha com diversos produtos, tenha em mente que é preciso segmentar. Filtre seus cadastros e os ordene por linha de interesse. Na hora de enviar o e-mail marketing, faça a ação apenas para quem vai gostar do que foi enviado.

7 – Redes sociais

Atualmente com as redes sociais e com a criação das páginas de empresas e serviços, alguns usuários preferem procurar as promoções e ações de sua empresa através dessas ferramentas e, por isso, cancelam o recebimento do e-mail marketing.

8 – Mandar e-mail marketing sem autorização

Saiba que o recebimento do e-mail marketing só é bem visto se a pessoa autorizou a empresa a fazer isso. Por isso, não envie seu conteúdo aleatoriamente, pois ele vai ser visto e marcado como spam.

9 – Irrelevância de conteúdo já no primeiro e-mail

Saiba que o primeiro e-mail que você manda após o cadastramento é o mais visto pelos internautas. Por isso, use esse primeiro contato para falar sobre a empresa, produtos e promoções. Mensagens de boas vindas sem relevância são muitas vezes vistas como algo desnecessário.

10 – Mudança de hábitos

Algumas vezes, a culpa do cancelamento do envio não é do seu trabalho em si. Às vezes, a pessoa trocou de casa, emprego, cidade ou até país e então seu produto passa a não ser mais interessante para ela.

Nesse caso, não existe nada a ser feito para reverter a situação.

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Rodrigo Ferré

*Formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Unilago. + Certificado em Marketing Digital pela RD Station, Certificado em Google AdWords Sales Representative + Sales certification (Certificação Google Adwords) + Certificado em CRM pela Moskit CRM + Vendedor de Alta Performance pela Insight Company + Certificado de participação do RD Summit 2015 e 2016. Atua a mais de 10 anos proporcionando vendas para clientes com estratégias de marketing digital.